terça-feira, 18 de junho de 2013

O QUE É UM POVO SEM HISTÓRIA ?!! VENHA ATÉ ÀS TERRAS DE IDANHA_A_NOVA

Por do sol sobre a campina
 Regressei há dias das terras da Velha Egitânia e , como sempre , a minha alma ficou por aquelas terras vagueando , enquanto a parte física se arrasta , uma vez mais , até Lisboa . Á chegada tinha sido  recebida por flocos de nuvens que mais pareciam pedaços de algodão doce poisando sobre as árvores ,enquanto dois arco -íris surgiam à minha frente .Acabara de entrar naquilo a que chamo a fronteira das terras de Idanha-a-Nova ,ou seja , a Ponte de São Gens . Os dois arco -íris  fizeram-me sorrir ainda mais , pois a alegria em mim , de estar de volta a estas sagradas terras  , já era ,sem dúvida , enorme .Mas , na verdade , parecia -me  que a natureza que até alguns poucos quilómetros atrás nos  brindara com forte batega de chuva , estava agora feliz por me ver . Assim enviara-me não um ,mas dois arco-íris que eu vi como dois braços à minha espera . Senti-me como se voltasse aos braços de minha mãe....De facto era a mãe terra , a mãe natureza que os meus antepassados sempre veneraram , que assim mais uma vez me acolhia no seu seio .Fiquei extasiada e não consegui deixar de manifestar toda a minha felicidade  .Finalmente estava em casa e como tal , para mim tudo era melhor que em qualquer lado . Mas ,não é assim que uma filha reage quando  a mãe lhe abre os braços ? Só são mais 12 quilómetros e aí estou Idanaha-a-Nova !!! E que faço eu quando chego à casa dos meus antepassados ? Nem queiram saber , pois há o risco de que acabarem por colocar um grande ponto de interrogação sobre a minha sanidade mental .Todavia e correndo esse risco , sempre vos conto !!Entro , subo ao salão onde estão as fotos de todos e clamo dentro de mim ,  mas para eles  : "Cheguei , mais uma vez aqui estou ,!!Avós , pais , anjos protectores desta casa , a vossa benção .! Depois , subo ao terraço , olho o lado e o  local onde sei estar a Srª do Almortão e digo : Senhora , cá estou de novo ! A Tua benção !!! Seguidamete ,contemplo a campanha  , respiro fundo e , se acaso é noite contemplo o céu coalhado de estrelas
Hoje , deixei a terra encantada ... .Mais uma vez engoli as lágrimas ao partir , ao passar a dita ponte de São Gens ...E aqui estou . ..Nas terras de Idanha-a-Nova deixei festas que foram da competição de futsal dos membros  de várias companhias aéreas ao futbal infantil luso -espanhol ( as crianças portugesas e a a TAP ganharam !!!) ; dos jogos tradicionais  em Proença -a-Velha ao vários grupos folclóricos que actuaram em Penha Garcia ; a culminar o festival ecológico "Salva a Terra" ,em Salvaterra do Extremo , passando pelo Espírito Santo e Santo António em Alcafozes ,entre outras coisas .O concelho esteve sempre animado..Aliás , costumo dizer : "Vocês são uns sortudos  , têm sempre festas ...."
       Por todo este desabafo que aqui vos deixo , VÃO  ATÉ  AS  TERRAS DE IDANHA -A-NOVA!!Os que não conhecem vão adorar  .Os que sendo destas terras há muito que as não visitam  , matem saudades !!!Esta terra de Lusitanos ,por onde passaram Romanos , Suevos , Visigodos e Mouros ,que está carregada de tradições e monumentos , que tem  localidades que são verdadeiros museus vivos  merece a vossa visita . Tirem uns dias às vossas férias na praia . Lembrem-se que o interior do país precisa de vós e que nele ESTÁ  GRANDE  PARTE  DA  HISTÓRIA  DESTE  PAÍS  . E o que é um povo sem História ?
                                 NADA....PORQUE  UM  POVO  SEM  HISTÓRIA  NÃO  TEM FUTURO..NÃO SABE  de ONDE VEM  e  PARA  ONDE   HÁ_DE  CAMINHAR
Torre Sineira -Idanha-a-Nova
                                                   Subindo ao Castelo  Idanha-a-Nova
                                                 Calçada  Romana --Idanhaa-a.Nova                                             
Até em Outubro já há divertimentos marcados ...Junte a História  ao gosto pelo desporto !!!

  E depois do esforço , depois do passeio , porque não provar o queijo que este mês de junho de 2013 foi premiado como "O MELHOR DOS MELHORES " ?!!!!!



                              

                    

17 comentários:

  1. Olá Quina,
    mais uma belíssima postagem, onde transpira todo o amor que tem por essas bonitas Terras. A forma como o faz, contagia-nos, levando-nos a fazer uma visita até lá na próxima oportunidade. Depois até coloca lá uma fotografia com o vosso queijo que, para mim, que sou um viciado nele, deixa-me "agua na boca"...
    Meu abraço, com votos de bom fim de semana.
    Manuel Tomaz



    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Bem haja pelas suas palavras Manuel .É um facto o que sinto por aquelas terras e se conseguir levar-vos até lá , já é uma alegria . Quanto ao queijo é de facto óptimo !!E se gosta de queijo como diz irá adorar os nossos bombons de queijo e compota de figo .Uma delícia ...
      Também para si um bom fim de semana
      Um abraço
      Quina

      Excluir

  2. Olá, Quina!
    Sortuda! Sortuda! Sortuda! É o que me apetece dizer mas não devo, porque a sorte procura-se e a Quina é o que faz. Depois recolhe os frutos. Não me sinto invejoso, porque por muitos defeitos que eu tenha, e tenho, esse não faz parte do meu rol. Eu de vez em quando penso em fazer mas, por isto ou por aquilo, as ocasiões vão sumindo. No entanto a esperança não morre e também irei ter a minha parte. Vou-me contentando com o que outros me vão contando e vou imaginando. Para quem não teve tempo suficiente para lançar raízes na terra natal e as poucas raízes que o ligam a ela vão enfraquecendo, resta-me tentar manter a ligação que me resta e a consolação de que, mesmo assim, me sinto mais ligado do que muitos que lá viveram muitos mais anos. Já não é mau!
    Foi para ir mantendo essa ligação que, ainda há bem pouco tempo, marquei a minha presença no 3º Festival de Sons e Sabores, organizado pela Junta de freguesia de Proença-a-Velha e a Junta de freguesia da Ajuda, aqui bem perto da minha residência. Pedaço de tarde bem passado e com a aquisição duns enchidos e duns queijitos. Porém, se os produtos são, realmente, bons, o mesmo não parece no que concerne ao contacto com o produtor. Então, não é que estou já há algum tempo a tentar contactar, via telefone e email, o Queijo da Fonte, na Fonte Insonsa e nem novas nem mandados. Talvez andem muito atarefados a fazer queijos, ou a guardar as cabrinhas. Estranho!!!!
    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Olá João ,honra lhe seja feita ,mas é verdade que se mantém mais ligado às nossas raízes que muito que viveram por lá muitos e muitos anos
      Mas vejamos :o que se passará com os queijos da Fonte Insonsa ?! Sabe são dos meus preferidos e ainda agora trouxe com oregãos e com alecrim !!!(Só para lhe fazer mais inveja !!!!!!!!).Sabe lá eu ou os compro no supermercado ou vou directamente à Fonte ...que é como quem diz "bato à porta ". Mas prometo que vou tentar saber o que se passa e se entretanto não resolvermos o problema ,quando for à terra trago-lhe uns queijinhos ...Está prometido !
      Um abraço
      Quina

      Excluir
    2. Olá, Quina!
      Venho agradecer a sua disponibilidade e informar que creio que já "habemus" Queijo da Fonte. Já obtive uma primeira resposta e parece-me estar resolvido o problema.
      Mais uma vez, bem haja pelo seu interesse!
      Abraço,
      João Celorico

      Excluir
  3. Que lindas paisagens da Idanha-a-Nova. Óptimas fotos e texto.
    Um dia, se Deus quiser, irei aí...quero andar por essas ruas, apreciar essas belezas, provar as comidinhas (queijo não - não gosto) e conversas com esse povo.

    Um grande abraço forninhense.

    ResponderExcluir

  4. Fico à espera Paula , pois até pode acontecer que esteja por lá .Prometo que não lhe dou queijo , mas muitos outros manjares :::
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem que me deu a conhecer um pouco de um local que eu não conheço nem sei se algum dia chegarei a conhecer.
    Amiga se gosta de terras com história, passe pelo Sexta por estes dias. Vai gostar da postagem sobre Santo André, que talvez até conheça, já que durante tantos anos lecionou no Barreiro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Elvira ,quem sabe se um dia destes ão vai até às minhas Terras ? Afinal são pouco mais de 2 horas e , garanto-lhe que vai valer a pena .Já lhe disse o quanto gostei da sua postagem no Sexta .Adorei
      Bjinhos

      Excluir
  6. Já visitei Idanha e adorei.
    Com estas visitas "guiadas" com que a Quina nos brinda e prende, quase parece estarmos numa terra de sonhos, construida na nossa imaginação. Mas não, dá para desfrutar em qualquer altura do ano e ver que existe.
    E mais apaixonado fico por esses encantos.
    E quem não fica?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Xico , ainda bem que já esteve na minha terra .Assim tem a noção de quanto eu gosto de cada pedaço .Espero que tenha ido aos sítios certos , áqueles em que se sente a mística do lugar ....Pronto ... sou assim ,serrana de alma e coração ,tal como beirã ...e não sei falar dessas terras sem ser com muito amor ...
      Um abraço

      Excluir
  7. Quina

    Há uma cantiga do Zeca Afonso que diz assim "Só ouve o brado da terra/ quem dentro dela veio a nascer". Nós, que nela nascemos, ouvimo-la chamar por nós, tanto como nós chamamos por ela. É assim o amor filial.

    Beijos

    ResponderExcluir

  8. E o Zeca conhecia bem esse brado da terra beirã !!! Claro que cada um de nós sente esse amor filial conforme o local onde pela 1ª vez foi acolhido no colo ,não só da mãe como de "terra mãe "!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Sao de facto uns sortudos, os cada vez menos habitantes, da sua e da minha Provincia.
    Esta sem duvida nenhuma, como em nenhum outro lado, bem representdo o passado de Portugal, na sua e na minha Beira.

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Olá Cardoso ! Ainda tenho esperança que as coisas se alterem para o nosso interior ,Utópica ? Talvez ...mas , que seria de nós se não perseguissemos utopias ?
      Um grande abraço

      Excluir
  10. Quem ama as suas terras ,ama a vida
    cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Viva !!; Alfacinha. .Aida bem que deixou o seu comentário , pois ele sintetisa uma grande verdade ...No dia em que deixarmos de amar as nossas terras sentir-nos -emos à deriva , sem rumo e sem terra firme para pisar .Espero continuar a vê-lo por cá
      Bem haja

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...