quarta-feira, 18 de setembro de 2013

E Mais um livrinho a que chamei de "O MISTÉRIO DA SENHORA DO LORETO "

 Terminaram as férias , o tempo passou voando ...e neste caso bem podemos falar assim .Afinal parte das minhas férias  passei-as apresentando o "livrinho infantil "que escrevi e ilustrei sobre a Padroeira Universal da Aviação .É verdade , como já há um ano falei , é no meu concelho ,na eremida do cabeço das Taipinhas , na aldeia de Alcafozes ,  que desde 1958 a Força Aérea Portuguesa venera a Senhora do Loreto .Aos militares se juntou a aviação civil , sendo a TAP a 1ª a dar o exemplo há 45 anos .Depois , a pouco e pouco outras companhias aéreas  e aeroclubes , assim como os sindicatos e outros representantes dos trabalhadoras , seguiram o caminho da ermida da Senhora .O Mistério situa-se à volta do culto à padroeira neste recanto esquecido da Velha Lusitânia  .Ora  , bom será que os nossos vindouros e , já agora as nossas crianças , não ignorem estes mistérios .Um povo sem memória , como já o tenho dito , é um povo condenada a desaparecer .Todavia  , não é isso que nós queremos e , dentro dessa linha de pensamento ,surgiu este livrinho , como já  havia sucedido com "ALenda de Água Murta ..A eles e por apoio e querer da nossa Câmara Municipal  , outras se seguirão numa recolha  onde estarão presentes entrecruzando-se as lendas e a História do lugares .Espero estar a conseguir levar a bom termo esta obra de que fui incumbida .
   Deixo-vos com algumas fotos  da festa e das apresentações realizadas em Alcafozes  no seu Centro Cultural  e em Lisboa na Casa do nosso concelho --Idanha-a-Nova .Também a RTP acabou divulgando o meu trabalho  ao entrevistar-me no programa "Aqui Portugal"
                                                                      Em Alcafozes
                                        Na Casa do Concelho de Idanaha-a-Nova  em Lisboa
A Ermida da Senhora do Loreto onde se podem ver vários estandartes , asas , fardas e outros objectos oferecidos à Senhora
                                                            
  Guarda de Honra à Senhora feita pela Força Aérea Portuguesa  e estandartes  de várias Companhias de Aviação.


      Deixo-vos com estas imagens a que acrescento o extracto do poema que coloquei na contra capa do livrinho e que foi escrito pela Hospedeira  chefe de cabine da TAP ,Srª Isabel Pimentel , Diz a certa altura :

                                                     "Nossa Senhora
                                                       Em Alcafozes ,
                                                       Nós Te louvamos
                                                       Com nossas vozes.
                                                        Filhos da terra,
                                                        Filhos do ar
                                                        Aqui unidos
                                                        P'ra festejar.
                                                        Rogai por nós aviadores ,
                                                        Nas nossas vidas põe Tua mão
                                                        E ao chegarmos Te bendizemos
                                                        E agradecemos Tua protecção...  ...........

  Neste video podem ver-se 2  aviões F16 da força aérea  e uma avioneta   que sobrovoam a procissão ; cadetes Portugueses e dos PALOP que transportam o andor da Senhora  e , ao longe , esvoaçando , as Bandeiras : Nacional , a da Força Aérea e a da TAP.
                                                                                           



BEM HAJAM PELA  VOSSA  VISITA



14 comentários:

  1. Olá Quina,
    Parabéns pela bonita reportagem que nos dá a conhecer coisas que não fazia ideia de acontecerem por aí. Desejo um sucesso para o seu novo livro. E, já agora, ao falar na Casa do Concelho da Idanha, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, foi lá que,há 42 anos, foi servido o "copo de agua" do meu casamento. Passe a curiosidade...
    Bjs
    Manuel Tomaz

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuel , grata pelos seus parabéns .Pois é verdade , muitas vezes quando pensamos nas nossas terras (o que não é o meu caso pois estou sempre a ir lá ) vemo-las como quando ainda eramos crianças.Mas , muitas dessas terras ,apesar da interioridade e do depovoamento , avançaram .Foi o caso do concelho de Idanaha-a-Nova .Quando tiver oportunidade vá até lá .Quanta qualidade de vida ,sem deixar para trás o entretenimento e os bons espectáculos muitas deles gratuitos...Enfim , quem me dera poder lá estar sempre ! Interessante a sua festa de casamento ter sido na Casa Do Concelho !1Eis uma coisa que não é muito comum por lá ...Não deixa de ser uma boa ideia para passar aos jovens...e então agora que o salão foi todo renovado . Bem haja tb por essa curiosidade que pode sr muito útil à Casa e aos jovens .
    Um abraço


    ResponderExcluir
  3. Abençoada terra, Quina, em que se não bastasse a beleza e encantamentos, ainda tem o privilégio de ter alguém que como a Senhora tanto evidencia e contribui nos seus registos electrizantes.
    Um exemplo para todos e uma riqueza adicional para quem a segue e degusta a sua maravilhosa escrita.
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir

  4. Nem sei como lhe agradecer as suas palavras .
    Quanto à terra ela é de facto abençoada e eu tento merecê-la
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Amiga Quina.
    Você está de parabéns, todavia a terra Idanhense está ainda mais, pois tem entre os seus filhos, gente como a Quina. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Amigo António :
      Bem haja pelas suas palavras .Gostei de o ver aqui pelo blogue .
      Um abraço

      Excluir
  6. Olá Quina.
    Vim desejar-lhe, mais uma vez, muitos sucessos para o novo livro e que gostei muito de vê-la no "Aqui Portugal", assim como é bom ver que quem está longe (mesmo a ir lá bastas vezes), continuam dentro das suas possibilidades a contribuir para a divulgação e desenvolvimento da sua terra. Boa continuação...e passe um bom domingo de Outono, embora não pareça ;-) Beijinhos**

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Paula ,quero mais uma vez agradecer as suas palavras .O livro tem estado a sair bem , felizmente e graças à Srª do Loreto...e vamos fazendo o que nos é possível para que as nossas Beiras resistam à voragem dos tempos actuais .E, com o Outono a entrar dentro de uma hora esperemos queele traga algo de positivo
      Beijinhos

      Excluir
  7. Quina

    Que depressa lhe saem as obras das mãos! Entre pesquisa, escrita e ilustração... mas que fôlego, o seu! Tenho a certeza de que este terá a qualidade dos anteriores e a mesma felicidade de ser lido por muita gente.

    Devo saudá-la a si e também às entidades que a apoiam e patrocinam, prática que, ainda não desisti, espero ver seguida em muitos outros lugares do nosso País.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima ,bem haja pelas suas palavras .Não tinha ainda dito nada porque tenho andado a recuperar do cansaço ...Mas já estou a retomar , pois tenho também o artigo para o Jornal , o Raiano ,com o qual colaboro há 6 anos e que tenho de ter pronto esta semana . .Enfim , assim vou ocupando o tempo para não me sentir mais uma "sexagenária " !!!E esse ano escolar , está a caminhar ?
      Tudo de bom para si
      Muitos beijinhos

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Reitero os meus agradecimentos e parabéns à menina Quinita por mais um livro com enfoque na vertente cultural,religiosa e pedagógica das tradições da Idanha.
    Alias,a obra não tem apenas uma dimensão regional,porquanto a Senhora do Loreto é a padroeira da Força Aérea e da Aviação Civil,cujos representantes têm sempre um papel de relevo nas comemorações anuais em finais de Agosto.
    Lindo e emocionante o espectáculo de acrobacia aérea que a todos impressiona e encanta.
    De resto o evento teve cobertura televisiva com entrevistas aos autores que se debruçam sobre esta temática e claro que a menina Quinita esteve em evidência.
    Um grande bem haja por tudo,minha querida amiga.
    Evelise.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...