terça-feira, 12 de novembro de 2013

AINDA O ADUFE...

Hoje as recordações da juventude invadiram , de novo , a minha mente .Pensei falar-vos de outras coisas ...até mesmo do adufe a que teimam  dar-lhe origem árabe ( Ai que me lembrei agora  de que só a partir de 632 posso falar deles !!  Antes dessa data e,  acalmem-se , que não vou falar da Hégira ..., mas de "tribos nómadas de origem semita da peninsula da Arábia "....) .Está mais que provado que já o tocavam egípcios , fenícios , hebreus (de que ninguém se lembra ...Porque será ?) gregos e romanos ...Mas sabem ?!!!!, para alguns ,ou muitos , o adufe  ficou parado , escondido , ali por Cádis até que Tarike aqui desembarcou com as suas tropas em 711 ...Claro aí o adufe no meio de guerras ,de destruições e até de lutas internas entre reinos Taifas , entrou  finalmente e de rompante , no  território ibérico  porque ,  como muitos de vós já entenderam , tudo o que por aqui há ou é romano  ---mas esses já cá estavam há muito tempo...,aí uns 8 séculos quando os mouros chegaram ---ou devo dizer  árabes...( Mas será mouros ?!!! ) . Se assim não for , ou seja , lembro : "os árabes são os introdutores do adufe nestas terras" ,   quem disser o contrário é burro e acaba mesmo por ter que sair do país para fugir ao anátema .Parece que lá fora ___não devem ser muito espertos !!!___ATÉ LHES DÃO RAZÃO  , mas tal não interessa pois os nossos "doutos " e "super sapientes "é que tudo nos ensinam .Vejam lá como eles , os sapientes , são bonzinhos ...Até também  me ensinaram que Afrodite e Vénus eram a mesma deusa!!!!.Claro , uma Grega (AFRODITE ) outra Romana (VÉNUS ) .Esqeceram-se que eu  estudei latim e grego e que dispensava  a sua bondade !!! Mas será que não me chamam a atenção quando  me refiro  à Mãe de Jesus  como, por exemplo   Srª do Almortão e Srª da Graça ?? Isto para não falar nos outros quase 10mil nomes com que a designam !!!!Contudo eles não se cansam e bem me escrevem por todo o lado :  "O adufe foi introduzido entre os séculos VIIIe XII  pelos árabes !!" Eu é que sou daquele grupo dos que não aprendem !!!Todavia , que pena!!!... , não vou embora do país ...Sou mesmo muito teimosa !!!
    Porém , que é que se está a passar ?Já empreguei todas as conjunções adversativas .....e  nada disse sobre as  recordações da minha juventude ....Tinha eu pensado  falar-vos do " meu" Jardim ...Até tinha aqui um poema ...Desculpem ,mas andava com tudo isto engasgado há uns meses e , eu sou daquelas que se não falo ,não fico bem ...Claro que "ingénua " como sou (dizem também !) devia ter-me ficado pelo Jardim  mas , parece-me que não tenho emenda .O Jardim fica para brevemente...
Garanto.vos que estas senhoras , minhas vizinhas gostam do que eu digo ....Conhecem-me desde que nasci ....e tocam adufe como ninguém 

Bem hajam por me terem aturado !!!
              Nota :Ah! o texto foi revisto....




                                                

18 comentários:

  1. Desculpem , mas será que aqueles que já tiveram a bondade de ler os meus "despaltérios "algo galhofeiros não se sentiram à vontade para me deixarem um comentário ? Não creio que as tais "sapiências" que por aí andam à solta os intimidem .Ou será que todos acham que o adufe só chegou à Península Ibérica com os árabes ? Bem , estão no vosso direito...Nada posso fazer se acharem que fenícios, hebreus , gregos e romanos esconderam de nós o adufe ;que decretaram que só eles o podiam tocar e que nós ficavamos à espera de um povo a que chamariamos de mouros (sim , porque quem entra na Pen .Ibérica são berbéres do norte de Africa convertidos pela força ao islamismo --os tais mouros --no séc.VII ) para então o podermos tocar ...Digam-me , não acham mesmo estranho ? Por exemplo , Maria da Luz Huffstot , Maurício Pastor Muñoz,Garcia e Belido entre outros , pensam como eu ...Defendem como eu que Ísis , a grande deusa -Mãe foi cultuada e , como tal ao som do adufe , nas terras da Egitânia...Eu sei , já se estão de novo a ouvir as vozes que dizem nada haver que fale desse culto .Nem aquele vaso de vidro verde que eu tive a veleidade de representar e que encontrado perto de Cáceres com inscrições em hieroglificos egípcios e que Donald Harden fotografou no Museu de Arqueologia de Madrid ? "Mas isso é em Espanha !!", já dizem alguns ...E , claro !!!, digo eu e, nessa altura até onde ia a Lusitânia ? Pensem ...mas , se acharem que os doutos estão certos quem sou eu para querer polémicas...Deus me livre !!!Cada um pensa como quer , creio...
    Bem hajam por terem passado por aqui ... E , mais uma vez , mil perdões!

    ResponderExcluir
  2. Quina

    Gostei da ironia, embora não saiba bem quem são os alvos porque, pareceu-me pelo que li aqui, tem andado gente a azucriná-la.

    Conto-me entre aqueles que, não a diminuindo, fogem de superlativar a influência islâmica trazida até nós pelos mouros. O adufe deve contar-se entre os casos de superlativação, assim como muitas palavras nossas. Ainda não há muito tempo estive com um dicionário de palavras portuguesas de origem árabe. Fiquei chocada. A esmagadora maioria dizia assim: origem latina, introduzida pelo árabe. Como não há palavras bondosas para classificar tamanha enormidade, socorri-me de umas quantas palavras feias vindas directamente do Latim.

    A verdade é como azeite em água: virá à tona, mais cedo ou mais tarde.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima , pôs o dedo na ferida ...De facto acho que muito boa (?!) gente ,mesmo face a provas que lhes mostram que já não é como eles dizem ,mantêm a sua inabalável posição chegando mesmo a ser ofensivos .Sabe que há (e não vou aqui dizer nomes como compreenderá ) mesmo arqueólogos portugueses que foram menosprezados e colocados de lado quase ; uns emigraram outros são desconsiderados .Lá fora, quem havia de dizer , aplaudidos !! !Esta de que o adufe foi introduzido pelos árabes (mouros )parece destinada a perseguir-me , para já não falar nas palavras (é começada por AL . é árabe quando até pode ser hebraica pois como bem sabe os judeus andaram por aqui muito mais cedo que os mouros .Ora fez muito bem em usar esses termos latinos de origem .Sabe fiz uma pesquisa sobre o nome que damos na minha terra às romãs ---meguerdas .Procurei desde o celta ao langd'oc , ao grego ao latim vulgar , etc ,Falei pelo telefone com um colega do País Basco Francês...Nada ! Então não é que a origem estava no latim erudito!! Quem diria não é ?!!!!Mas enfim ,como diz chegará o dia em que a verdade virá à tona de água .Mas às vezes já não há paciência para tanto islamismo .Até parece que não existiriamos se Tarike não tivesse conquistado a peninsula Ibérica .Isto para já não falarmos nos pobres Lusitanos ,igualmente postos de parte e tratados como " apenas brutos ". Enfim , vamos vivendo ,mas às vezes perdemos mesmo os restinhos de paciência .Grata pela sua .

      Beijinhos

      Excluir
  3. A Quina ficou sem paciência
    por esperar um só comentário,
    mas é pouca a minha ciência
    num assunto assim tão vário!

    Para sobre adufes entender,
    ou saber do nosso passado,
    é aqui que eu venho beber
    e fico muito bem saciado!

    Foram gregos ou os fenícios?
    Não sei! Sou eu que lho digo!
    Mas, sem mais artifícios,
    Quina amiga, estou consigo!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOÃO , um grande BEM HAJA pelas suas quadras .Fico com mais alento para mostrar que não foram os mouros que nos trouxeram o adufe .Grata também por dizer que vem a este humilde blogue beber algum conhecimento sobre o nosso concelho .Claro que eu não esqueço a história do pelourinho ....
      Um grande abraço amigo e bem haja pelo seu apoio

      Excluir
  4. Tem muita razão Quina.
    Creio que os comentadores habituais, tal como eu, ficamos sem palavras, sem saber o que dizer...
    Faz sentido que não se ficasse à espera dos mouros para poder tocar o adufe, mas eu aprendo consigo!
    Tudo de bom e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula , grata pelo seu apoio.Sabe ,às vezes perdemos a paciência quando vemos que nos querem calar verdades .E , como também deve saber às vezes parece que há um conluio de alguns senhores que pensam ter as rédias da sabedoria influenciando outros que se deixam ser levados ...Enfim , "o futuro o dirá "
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Quina, há quem se esqueça que os povos que levaram o adufe até aos árabes também chegaram ao território que hoje é Portugal... ou se calar até sabem isso, devem é pensar que perderam os adufes pelo caminho...
    Muntas vegitas

    ResponderExcluir
  7. Pois é veginho , deve ser isso mesmo , foram-se perdendo pelo caminho (eh!!eh!!) e agora para os encontrar é que são elas e vai sobrando para mim !!O que vale é que eu sou"osso duro de roer"
    Veginho , um grande abraço .

    ResponderExcluir
  8. Cara amiga:
    Como bem sabe, eu tambem e embora sem os conhecimentos da minha amiga, nao vou muito com essa ideias "islamitas" ou "mouras"!
    Nem acredito que foram os "mouros' que nos deixaram o "Adufe", nem acredito que sao arabes todas as palavras iniciadas por Al!
    Gente mais sabida que eu, afirma que "Al" e uma contracao celtica ou iberica ja usada por "Virgilio"!
    E por isso que nao posso aceitar, que o toponimo da minha vila de "Algodres", tem origem arabe ou islamica!
    Sabe, temos que deixar falar e por accao o dito, que tambem se deve usar na Idanha: "Palavras loucas, ouvidos moucos"!

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderExcluir
  9. Ora viva amigo Cardoso , gosto de o ver por aqui a apoiar a minha posição .E , digo-lhe mais , está certíssimo quando fala em celtas e ibéricos .Afinal todos esses povos eram indo-europeus .No , cananita e no hebraico há imensas palavras começadas por Al e até no alemão elas surgem ...Será que também afirmarão os islamistas que elas são de origem àrabe ? POR FAVOR !!!! Bem ,mas é como diz :"para cabeças loucas orelhas moucas "...No entanto às vezes dói ,,,principalmente quando nos surgem essas defesas numa revista que até se chama "ADUFE" e é prata (diga-se até ---BOA ) da casa ...
    BEM HAJA pelas suas palavras
    Um abraço amigo e beirão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Razao tem o Paulo Braganca quando foi galego ate ao Mondego!!!

      Um abraco.

      Excluir
  10. Tenho que confessar que não sou muito comentador mas vejo e leio quase diáriamente os blogues dos meus amigos
    ~Tavez esta falha de não comentar seja o virus do meu blogue que tambem não comentam
    Mas escrevo e partilho os meus conhecimentos com o povo e não publico para os comentadores
    Força amiga
    Gosto muito das suas narrativas
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Luís , folgo que tenha dito algumas palavras sobre o que escrevo ,uma vez que não é seu hábito fazê-lo .Apesar de poder não lhe parecer , não tenho o blog para os comentadores mas para dar a conhecer a minha terra , Idanha-a-Nova , que eu adoro . Sim, sei que esta última postagem , com o comentário pessoal que acrescento , posso dar uma imagem diferente .Queria , precisava mesmo de saber o que aqueles que vêm até mim , pensavam sobre esta temática que parece perseguir-me : "tudo o que há no nosso país é de origem ou legado árabe ou --como eu creio ---os outros povos que por aqui passaram e foram ficando também deixaram as suas marcas ?!" Se vão continuar a ensinar (eu nunca o fiz como professora e agora como investigadora ) que os Lusitanos eram brutos , rudes , ignorantes sem sequer podermos afirmar que tinham uma língua própria , uma organização social própria , crenças religiosas suas e onde a mulher tinha uma posição de relevo....Sabe , já me disseram que eu tinha a obessão dos Lusitanos ...Talvez , mas faz-me até uma certa raiva (!!) que por um lado nos digámos orgulhosamente LUSOS e que por outro diga ,grande parte da nossa intelectualidade , que tal povo era um bando de salteadores .
    Bem , mas não vou maçá-lo mais .Espero continuar a contar consigo entre os meus leitores .Quanto a mim vou à procura do seu blog .
    Bem haja por gostar das minhas narrativas .Bem haja por ter dito algumas palavras
    Um abraço beirão

    ResponderExcluir
  12. Amiga Quina
    Com os meus pedidos de desculpas pela falha nas visitas ao blogue, venho desejar um Natal cheio de saúde, paz, amor e fraternidade. Espero também que o Menino Jesus deixe no sapatinho alguma esperança em dias melhores.

    Beijinhos,
    Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Lourdes ! Também eu , ultimamente , tenho andado um pouco afastada destas lides .Espero que o seu Natal tenha sido cheio de muito saúde , paz e alegria e que o ano novo lhe traga tudo aquilo que mais desejar .
      Beijinhos
      Quina

      Excluir
  13. Quina

    Passo para deixar o meu postal de Natal e desejar-lhe umas FESTAS FELIZES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chanesco : Bem haja por se ter lembrado de mim . Espero que o seu Natal tenha sido cheio de paz , saúde e amor e que o novo ano lhe traga o que de melhor desejar .
      Um abraço
      Quina

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...