|
Por do sol sobre a campina |
Regressei há dias das terras da Velha Egitânia e , como sempre , a minha alma ficou por aquelas terras vagueando , enquanto a parte física se arrasta , uma vez mais , até Lisboa . Á chegada tinha sido recebida por flocos de nuvens que mais pareciam pedaços de algodão doce poisando sobre as árvores ,enquanto dois arco -íris surgiam à minha frente .Acabara de entrar naquilo a que chamo a fronteira das terras de Idanha-a-Nova ,ou seja , a Ponte de São Gens . Os dois arco -íris fizeram-me sorrir ainda mais , pois a alegria em mim , de estar de volta a estas sagradas terras , já era ,sem dúvida , enorme .Mas , na verdade , parecia -me que a natureza que até alguns poucos quilómetros atrás nos brindara com forte batega de chuva , estava agora feliz por me ver . Assim enviara-me não um ,mas dois arco-íris que eu vi como dois braços à minha espera . Senti-me como se voltasse aos braços de minha mãe....De facto era a mãe terra , a mãe natureza que os meus antepassados sempre veneraram , que assim mais uma vez me acolhia no seu seio .Fiquei extasiada e não consegui deixar de manifestar toda a minha felicidade .Finalmente estava em casa e como tal , para mim tudo era melhor que em qualquer lado . Mas ,não é assim que uma filha reage quando a mãe lhe abre os braços ? Só são mais 12 quilómetros e aí estou Idanaha-a-Nova !!! E que faço eu quando chego à casa dos meus antepassados ? Nem queiram saber , pois há o risco de que acabarem por colocar um grande ponto de interrogação sobre a minha sanidade mental .Todavia e correndo esse risco , sempre vos conto !!Entro , subo ao salão onde estão as fotos de todos e clamo dentro de mim , mas para eles : "Cheguei , mais uma vez aqui estou ,!!Avós , pais , anjos protectores desta casa , a vossa benção .! Depois , subo ao terraço , olho o lado e o local onde sei estar a Srª do Almortão e digo : Senhora , cá estou de novo ! A Tua benção !!! Seguidamete ,contemplo a campanha , respiro fundo e , se acaso é noite contemplo o céu coalhado de estrelas
Hoje , deixei a terra encantada ... .Mais uma vez engoli as lágrimas ao partir , ao passar a dita ponte de São Gens ...E aqui estou . ..Nas terras de Idanha-a-Nova deixei festas que foram da competição de futsal dos membros de várias companhias aéreas ao futbal infantil luso -espanhol ( as crianças portugesas e a a TAP ganharam !!!) ; dos jogos tradicionais em Proença -a-Velha ao vários grupos folclóricos que actuaram em Penha Garcia ; a culminar o festival ecológico "Salva a Terra" ,em Salvaterra do Extremo , passando pelo Espírito Santo e Santo António em Alcafozes ,entre outras coisas .O concelho esteve sempre animado..Aliás , costumo dizer : "Vocês são uns sortudos , têm sempre festas ...."
Por todo este desabafo que aqui vos deixo , VÃO ATÉ AS TERRAS DE IDANHA -A-NOVA!!Os que não conhecem vão adorar .Os que sendo destas terras há muito que as não visitam , matem saudades !!!Esta terra de Lusitanos ,por onde passaram Romanos , Suevos , Visigodos e Mouros ,que está carregada de tradições e monumentos , que tem localidades que são verdadeiros museus vivos merece a vossa visita . Tirem uns dias às vossas férias na praia . Lembrem-se que o interior do país precisa de vós e que nele ESTÁ GRANDE PARTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS . E o que é um povo sem História ?
NADA....PORQUE UM POVO SEM HISTÓRIA NÃO TEM FUTURO..NÃO SABE de ONDE VEM e PARA ONDE HÁ_DE CAMINHAR
|
Torre Sineira -Idanha-a-Nova
|
Subindo ao Castelo Idanha-a-Nova
Calçada Romana --Idanhaa-a.Nova
|
Até em Outubro já há divertimentos marcados ...Junte a História ao gosto pelo desporto !!! |
E depois do esforço , depois do passeio , porque não provar o queijo que este mês de junho de 2013 foi premiado como "O MELHOR DOS MELHORES " ?!!!!!