Para despedida a Srª do Loreto , a padroeira universal da aviação , ali quase ao lado da Srª do Almotâo e de tantas outras Senhoras que o concelho de Idanha-a-Nova tem!!! Deixei pois , as minhas raízes ,envolta em sons de adufes de Alcafozes e Idanha-a-Nova e de aviões da Força Aérea Portuguesa e do Aeroclube de Portugal que haviam sobrevoado a procissão da sua padroeira e sobre ela lançando flores . A presença de representantes de várias companhias aéreas e seus sindicatos , com suas fardas e estandartes , tal como a de soldados, de várias patentes , da nossa Força Aérea ,igualmente trajados a rigor , emprestaram ao ambiente , perdido no meio das campinas de Idanha-a-Nova , um ar de solenidade único . O toque dos clarins nos momentos mais solenes , assim como o coro das Hospedeiras de bordo , arrepiam-nos ..Interrogamo-nos mesmo , sobre qual a força que move todos os que se deslocam das grandes metrópoles , para , numa pequenina ermida , dum local recôndito da Beira Baixa , com humildade e de viva voz ,agradecerem à Senhora o tê-los mantido sãos e salvos assim como àqueles que transportaram . Na pequena ermida deixam objectos simbólicos , desde estandartes às asas que indicam o seu grau de comando , para que assim , a Senhora, mais facilmente os possa socorrer . Sem querer , ficamos comovidos... Da TAP ,à Portugália , à Sata ,à White , à Lusitânia , à Air France , à KLM , ao Aeroclube e à nossa Força Aérea , houve agradecimentos e ofertas . Garbosos , os nossos cadetes levaram o andor na procissão, acompanhada pela Filarmónica Idanhense ,cheia de gente nova !!! E no adeus à Senhora todos deixámos pedidos envoltos em flores( todos queremos uma flor do andor da Senhora ...) , cantares tradicionais ,adufes e muito , muito "fogo preso" !!!!No ar ficou :
"Põe a Tua mão /sobre o meu avião/quando descola /Põe a Tua mão /sobre o meu avião /ao aterrar /ó Srª do Loreto olha por nós ao voar...."
Quanto a mim , mais uma vez ,voltei costas à campanha para rumar àquilo que eu chamo o "meu desterro". Estou nos limites do meu concelho ---a Ponte de São Gens sobre a ribeira de Alpreade . Aqui ,há sempre alguém que vende produtos do concelho . As bancas carregadas de boa fruta ,desde a melância ao melão , à ameixa , ao pêssego , à nectarina , à pêra , ao figo pingo-mel ,etc , etc , a preços excepcionais , pareciam ser as terras da velha Egitânia a brincar comigo , dizendo-me : "Vês o que perdes indo-te embora ?!" Tentei vencer já a saudade ...Engoli as lágrimas e pensando a título de consolo , respondi dentro de mim :" Mas eu levo de tudo isso ...A boa gente da minha terra deu-me de tudo!!!Não cabe nem mais um bico de alfinete !" Juro que não estava a exagerar . Do pão aos bolos , das frutas aos legumes , dos azeites aos queijos ,do vinho , do mel , da carne às ervas aromáticas , de tudo recebi . Mas deles , dos produtos da minha terra , contar-vos-ei numa nova postagem .
No entanto , não julguem que as festas já acabaram...Não ...Temos mais :
SETEMBRO :
de 8 a 10 ----Zebreira---Nossa Srª da Piedade
de 10 a11-----Monsanto- -Nossa Srª da Azenha
a 18 -----Proença-a-Velha--Festa das Vindimas
29 ----S. Miguel D'Acha - Festa do Arcanjo S. Miguel
OUTUBRO :
A 1 e 2 ---danha-a-Velha e Monsanto---- Prova de Orientação nas aldeias históricas
A 2 -------Proença-a-Velha --IX Festival de Acordeonistas e Tocadores de Concertina
De 15 a 16 ---Idanha-a-Nova ---PASSEIO BTT ---TRILHOS DA RAIA
De 15 a 16 ---Idanha-a-Velha --III Festival do CASQUEIRO ( pão , bolos e tradições
Continuam a Decorrer as seguintes exposições : -Idanha-a-Nova --Centro Cultural Raiano : " OLARIA DA IDANHA " ; "QUANDO A GENTE ANDAVA AO «MENÉRIO»
No Forum Cultural ,rua de S. Pedro ,junto ao centro de Artes tradicionais ---"ARTE SACRA DA Sta CASA da MISERICÓRDIA de PROENÇA-VELHA
A partir do dia 5---Proença-a-Velha- início das visitas temáticas :" A ROTA DO AZEITE "
PASSEIOS PEDESTRES : 25 de SETEMBRO ---AS ÁGUAS DO ERGES--- MONFORTINHO
23 de OUTUBRO -----DIFERENTE PATRIMÓNIOS -Cegonhas e
Minério
Ano de 2008 (também lá estive !!!)
BEM HAJAM pela vossa visita !Este blogue é como uma casa beirã , está sempre ao vosso dispor .