Para despedida a Srª do Loreto , a padroeira universal da aviação , ali quase ao lado da Srª do Almotâo e de tantas outras Senhoras que o concelho de Idanha-a-Nova tem!!! Deixei pois , as minhas raízes ,envolta em sons de adufes de Alcafozes e Idanha-a-Nova e de aviões da Força Aérea Portuguesa e do Aeroclube de Portugal que haviam sobrevoado a procissão da sua padroeira e sobre ela lançando flores . A presença de representantes de várias companhias aéreas e seus sindicatos , com suas fardas e estandartes , tal como a de soldados, de várias patentes , da nossa Força Aérea ,igualmente trajados a rigor , emprestaram ao ambiente , perdido no meio das campinas de Idanha-a-Nova , um ar de solenidade único . O toque dos clarins nos momentos mais solenes , assim como o coro das Hospedeiras de bordo , arrepiam-nos ..Interrogamo-nos mesmo , sobre qual a força que move todos os que se deslocam das grandes metrópoles , para , numa pequenina ermida , dum local recôndito da Beira Baixa , com humildade e de viva voz ,agradecerem à Senhora o tê-los mantido sãos e salvos assim como àqueles que transportaram . Na pequena ermida deixam objectos simbólicos , desde estandartes às asas que indicam o seu grau de comando , para que assim , a Senhora, mais facilmente os possa socorrer . Sem querer , ficamos comovidos... Da TAP ,à Portugália , à Sata ,à White , à Lusitânia , à Air France , à KLM , ao Aeroclube e à nossa Força Aérea , houve agradecimentos e ofertas . Garbosos , os nossos cadetes levaram o andor na procissão, acompanhada pela Filarmónica Idanhense ,cheia de gente nova !!! E no adeus à Senhora todos deixámos pedidos envoltos em flores( todos queremos uma flor do andor da Senhora ...) , cantares tradicionais ,adufes e muito , muito "fogo preso" !!!!No ar ficou :
"Põe a Tua mão /sobre o meu avião/quando descola /Põe a Tua mão /sobre o meu avião /ao aterrar /ó Srª do Loreto olha por nós ao voar...."
Quanto a mim , mais uma vez ,voltei costas à campanha para rumar àquilo que eu chamo o "meu desterro". Estou nos limites do meu concelho ---a Ponte de São Gens sobre a ribeira de Alpreade . Aqui ,há sempre alguém que vende produtos do concelho . As bancas carregadas de boa fruta ,desde a melância ao melão , à ameixa , ao pêssego , à nectarina , à pêra , ao figo pingo-mel ,etc , etc , a preços excepcionais , pareciam ser as terras da velha Egitânia a brincar comigo , dizendo-me : "Vês o que perdes indo-te embora ?!" Tentei vencer já a saudade ...Engoli as lágrimas e pensando a título de consolo , respondi dentro de mim :" Mas eu levo de tudo isso ...A boa gente da minha terra deu-me de tudo!!!Não cabe nem mais um bico de alfinete !" Juro que não estava a exagerar . Do pão aos bolos , das frutas aos legumes , dos azeites aos queijos ,do vinho , do mel , da carne às ervas aromáticas , de tudo recebi . Mas deles , dos produtos da minha terra , contar-vos-ei numa nova postagem .
No entanto , não julguem que as festas já acabaram...Não ...Temos mais :
SETEMBRO :
de 8 a 10 ----Zebreira---Nossa Srª da Piedade
de 10 a11-----Monsanto- -Nossa Srª da Azenha
a 18 -----Proença-a-Velha--Festa das Vindimas
29 ----S. Miguel D'Acha - Festa do Arcanjo S. Miguel
OUTUBRO :
A 1 e 2 ---danha-a-Velha e Monsanto---- Prova de Orientação nas aldeias históricas
A 2 -------Proença-a-Velha --IX Festival de Acordeonistas e Tocadores de Concertina
De 15 a 16 ---Idanha-a-Nova ---PASSEIO BTT ---TRILHOS DA RAIA
De 15 a 16 ---Idanha-a-Velha --III Festival do CASQUEIRO ( pão , bolos e tradições
Continuam a Decorrer as seguintes exposições : -Idanha-a-Nova --Centro Cultural Raiano : " OLARIA DA IDANHA " ; "QUANDO A GENTE ANDAVA AO «MENÉRIO»
No Forum Cultural ,rua de S. Pedro ,junto ao centro de Artes tradicionais ---"ARTE SACRA DA Sta CASA da MISERICÓRDIA de PROENÇA-VELHA
A partir do dia 5---Proença-a-Velha- início das visitas temáticas :" A ROTA DO AZEITE "
PASSEIOS PEDESTRES : 25 de SETEMBRO ---AS ÁGUAS DO ERGES--- MONFORTINHO
23 de OUTUBRO -----DIFERENTE PATRIMÓNIOS -Cegonhas e
Minério
Ano de 2008 (também lá estive !!!)
BEM HAJAM pela vossa visita !Este blogue é como uma casa beirã , está sempre ao vosso dispor .
Mais um post delicioso sobre a tua região.As festas dos meses de Verão e outras que continuam pelo Outono contribuem para o reencontro dos que estão com os que chegam. Uns e outros têm sempre muito que contar, que recordar e acontecem momentos de grande felicidade para todos.
ResponderExcluirLeio-te com muito prazer, querida amiga. A escrita escorreita, aliada àquilo que desconheço, que tu com tanto gosto descreves, fazem-me passar uns momentos agradáveis. Por aqui,também há festas que, um dia destes, passarei a contar.
Beijinhos
Bem-hajas!
Isa , bem- hajas pelas tuas palavras ,sempre tão carregadas de simpatia .Ainda bem que me lês com agrado ,pois às vezes temo alongar-me demasiado , levada pelo amor que tenho à minha terra . Fico a aguardar esses relatos das tuas festas que ,certamente são encantadoras .
ResponderExcluirBeijinhos
Quina
Olá Idanhense,
ResponderExcluirAinda mal acabaram as festas, ainda mal se calaram os adufes, e já se sente uma certa nostalgia no ar.
Que pena que as férias voem mais rápido que os aviões, pois todo o tempo nos sabe a pouco para desfrutar de nossa terra e seus encantos.
Haja saúde, que para o ano, se Deus quiser, há mais.
Beijos.
Cristina
http://brisadoaltodaserra.blogspot.com/
É isso mesmo Cristina ,para o ano há mais ,Deus vai querer. Muito gosto em vê-la por este blogue . Venha sempre,
ResponderExcluirBeijos
Quina
Quina
ResponderExcluir"Atão" parece que as férias mais uma vez lhe encheram o peito...que bom, fico feliz por si!
Essa "perdiz de escabeche" é que me anda no goto,tenho que experimentar essa preciosidade.
Um beijo grande e nada de sofrer de saudades, para o ano haverá de novo festa!
Eduarda
Eduarda , pois prove essa dita perdiz e, se ela estiver bem feita , vai ver , fria ou quente é uma delícia . As férias souberam a pouco e já estou a olhar para o calendário a ver quando é a próxima ida ...
ResponderExcluirBeijinhos
Quina
Quina
ResponderExcluirMais um artigo cheio de entusiasmo, a lembrar aquele sentimento (que conheço muito bem) que nos dá vontade de gritar que a nossa terra está viva e que, naquilo que depender de nós, há-de persistir.
As romarias chamam-nos, porque temos saudades da terra, mas também porque, no íntimo, quase todos sabemos que temos alguma coisa para agradecer ou pedir: revisitar os santos é revisitar os nossos afectos. Foi isto que eu traduzi das suas palavras e que subscrevo inteiramente.
Beijos
Quina
ResponderExcluirParece que sofremos do mesmo mal...
Ainda há dias cheguei da aldeia e já sinto uma enorme saudade. As férias passam a correr e restam-nos estes momentos de nostalgia onde revivemos alguns dos doces momentos que passamos no nosso cantinho adorado e a esperança do regresso.
Beijinhos
Lourdes
Olá Fátima , olá Lourdes ,permitam-me que vos agradeça a vossas visitas e palavras em conjunto ,pois estou um pouco "em baixo"!Deve ser já das saudades da terra !!Oh, isto vai passar ,creio que estas "bolandas " do tempo não me estão a fazer bem...
ResponderExcluirFátima , interpretou ,lindamente ,as minhas palavras .
Lourdes,sim , creio que sofremos do mesmo mal..."coração da serra não ama a cidade ",como diz a canção "Saudades da Beira ".
Beijinhos Fátima
Beijinhos Lourdes
Quina
Ola Quina!!!
ResponderExcluirÉ uma festa bastante importante!!!
Conta com presenças bastante significativas de Portugal!!
Gostei muito da foto da Força Aerea a levar o andor...
Muito bonito...
Bjinho
Flávio
Quina
ResponderExcluirPor altura da festa da Sra do Loreto vem-me sempre à lembrança o rugido dos aviões, rente ao telhado da casa dos meus pais em Toulões, onde iam dar a volta e regressar para sobrevoarem o santuário por duas ou três vezes.
Esta romaria, dado os visitantes ligados à aviação que atrai, e a sua importância no meio turístico, é sempre mais uma excelente oportunidade para promover a campanha de Idanha, tal como a Quina faz com as suas entusiásticas “crónicas”, autênticos convites a quem aqui vem ler os seus escritos para uma deleitosa estadia por terras idanhenses.
Muitas vezitas para si
Olá Flávio, obrigado pela sua visita . De facto ,podemos afirmar que a seguir à romaria da Srª do Almortão , a da Srª do Loreto e das mais importantes da região .Deste ano só tinha ainda a esse aspecto e que gostou .É sempre comovente ver as mais altas patentes nacionais curvarem-se face à Senhora .
ResponderExcluirAb
Quina
Olá "vezinho"Chanesco , seja bem vindo . Sei, que já uma vez no seu blog , falou sobre a Srª do Loreto...Portanto nada tenho de muito novo para lhe dizer . Apenas o sentimento de quem,por laços familiares , está ligada à aviação comercial...Mas , se conseguir passar esse sentimento de "vontade de conhecer as nossas terras "! , já fico muito feliz.
ResponderExcluirMuntas vesitas tamem p'ra si
Quina
Ola Quina
ResponderExcluirExacramente..
Desde 1910 que a politica e regiliao andam de costas voltadas. mas é muito bonito ver senhores de farda, muito mais funcionarios ao serviço do estado numa rumaria tradicional..
Só lhes fica bem! =)
Bjinho
Flávio
Também acho , Flávio ,mais do que bonito chega a ser comovente
ResponderExcluirBj
Quina
Um bonito passeio para quem como eu não conhece a zona. E fiquei com vontade de conhecer tão logo surja uma oportunidade.
ResponderExcluirUm abraço e um bom Domingo
Bem haja pela sua visita .Espero poder continuar a contar com ela neste blogue . Ainda bem que ficou com vontade de ir até às terras de Idanha-a-Nova .Esse é um dos objectivos que me levou a criá-lo.
ResponderExcluirVerá que sabemos receber e temos muito para mostrar.
Um abraço cheio de gratidão
Quina