E , MAIS UMA VEZ , HOJE se cumpriu a tradição.....Os ADUFES ECOARAM POR ESSA CAMPANHA FORA ...A ROMARIA DA SENHORA DO ALMOTÃO ACONTECEU..
Dizem que esteve menos gente e , mesmo sem querer , sou levada a desviar o pensamento do sagrado para o profano !!!Claro que a fé dos Igaeditanos não diminuiu pois aquele lugar irradia algo de mágico ...Sempre que nos vemos aflitos , lá estamos nós clamando :"Senhora do Almortão , manda sol , manda chuva , dá-me saúde , ajuda-me a caminhar na vida , guia-me nos amores , etc ,etc ..."Assim de certeza que não nos esquecemos deste dia .Penso , profanamente , na A23 e suas elevadíssimas taxas .Em tempo de uma crise já tão apregoada ,não foi possível a muitos dos Teus filhos Senhora , rumar ao santuário de Água Murta e quedar-se em oração junto à capelinha "caliada ". Os seus corações estão destroçados por terem ficado longe ,mas em pensamento eles aí estiveram todos.Será que é isso que se pretende ? Que apenas voltemos às nossas raízes em pensamento ?As aldeias e vilas despovoam-se , os assaltantes fazem delas pasto...!"Que dor d'alma " como se diz nessas terras egitanienses !!!Quando é que a humildade e o reconhecimento do erro por parte de quem ,só por pertencer ao governo da nação ,se julga detentor de todo o conhecimento , passa a aflorar nas mentes dos ditos senhores ? Reconheçam ,humildemente : " Estamos a rasgar o país em pedaços ,enganámo-nos e cada vez há menos trabalho ,menos dinheiro ,num ciclo vicioso infernal que apenas leva ao abismo ,à miséria e à fome "! Façam um acto de contrição , de arrependimento e já agora nunca esqueçam :se destruirem ,mesmo que lentamente ( o que ainda é mais doloroso !!) toda a riqueza de identidade nacional que este interior tem , a HISTÓRIA não vos perdoará . Sereis apontados como algozes de um das maiores nações que este planeta teve ...e ainda tem .Filha do interior e com o coração desfeito , rogo por vós apesar de vos esquecerdes de nós , à SENHORA Do ALMOTÃO que vos mostre como somos fundamentais para a sobrevivência desta Terra Lusa . Que não sejais cegos nem néscios...e lembrai-vos :"o pior cego é aquele que não quer ver !" Somos o mais antigo Estado-Nação desta desavinda Europa.... Que a Senhora do Almotão tenha piedade de vós e de nós , mas sei que ela será justa.Mais cedo ou mais tarde a História julgará e esta é implacável .
Escrito a 23 de Abril de 2012 , dia da Romaria da Senhora do Almortão e quase na madrugada libertadora do 25 de Abril .
Nota . As imagens não são deste ano ...como queria que fossem ...
Bem hajam pela vossa visita
AFINAL JÁ CHEGARAM ALGUMAS FOTOS..A SENHORA ESTAVA LINDA NO SEU MANTO NOVO AZUL ; FEITO POR MÃOS IDANHENSES E SINAL DE UMA GRAÇA RECEBIDA...
Agradeço ao" IDANHA-A-DREAMS " o ter -nos permitido ,aos que não pudemos estar presentes , ver a Senhora com seu manto novo .Bem haja e continue a fazer fotos maravilhosas.
Agradeço também ao Quim Martins ....Bem hajam todos ...
Sim , hoje o principal motivo da minha vinda até vós , é desejar que tudo aquilo porque mais anseia a vossa alma , o vosso espírito ou a vossa mente , a Páscoa , porque época de regeneração e de promessas de um "Tempo Novo " ,vos seja benéfica . Que a partir de agora vejais , vejamos ,surgir no horizonte uma nova aurora ...Que ela -- celebrada desde os tempos mais remotos por todos os povos -- seja cada um de nós senhor de algum credo , agnóstico ou ateu, se apresente como o sinal da transformação do homem velho , no HOMEM NOVO .
Assim , com que sinal o faria melhor senão com a imagem de uma "cabeleira " que neste momento enfeita a mesa da minha casa e , que mais não é do que trigo germinado em local escuro ?! Ela simboliza pois ,para qualquer ser humano , o deixar para trás do tempo escuro , da tristeza profunda em que a humanidade tem vivido mergulhada , abrindo o caminho à luz ,à alegria , à esperança que a sua alvura e as flores que a salpicam , nos anunciam . QUE ASSIM SE TORNE A VOSSA VIDA ...eis o que com este símbolo tão egitaniense eu quero desejar a todos os que me visitarem .
Que a vossa vida seja cheia de claridades , de caminhos de luz e de flores ....
Bem hajam pela vossa visita e, já sabem, em terras egitanienses serão sempre bem recebidos!