E , MAIS UMA VEZ , HOJE se cumpriu a tradição.....Os ADUFES ECOARAM POR ESSA CAMPANHA FORA ...A ROMARIA DA SENHORA DO ALMOTÃO ACONTECEU..
Dizem que esteve menos gente e , mesmo sem querer , sou levada a desviar o pensamento do sagrado para o profano !!!Claro que a fé dos Igaeditanos não diminuiu pois aquele lugar irradia algo de mágico ...Sempre que nos vemos aflitos , lá estamos nós clamando :"Senhora do Almortão , manda sol , manda chuva , dá-me saúde , ajuda-me a caminhar na vida , guia-me nos amores , etc ,etc ..."Assim de certeza que não nos esquecemos deste dia .Penso , profanamente , na A23 e suas elevadíssimas taxas .Em tempo de uma crise já tão apregoada ,não foi possível a muitos dos Teus filhos Senhora , rumar ao santuário de Água Murta e quedar-se em oração junto à capelinha "caliada ". Os seus corações estão destroçados por terem ficado longe ,mas em pensamento eles aí estiveram todos.Será que é isso que se pretende ? Que apenas voltemos às nossas raízes em pensamento ?As aldeias e vilas despovoam-se , os assaltantes fazem delas pasto...!"Que dor d'alma " como se diz nessas terras egitanienses !!!Quando é que a humildade e o reconhecimento do erro por parte de quem ,só por pertencer ao governo da nação ,se julga detentor de todo o conhecimento , passa a aflorar nas mentes dos ditos senhores ? Reconheçam ,humildemente : " Estamos a rasgar o país em pedaços ,enganámo-nos e cada vez há menos trabalho ,menos dinheiro ,num ciclo vicioso infernal que apenas leva ao abismo ,à miséria e à fome "! Façam um acto de contrição , de arrependimento e já agora nunca esqueçam :se destruirem ,mesmo que lentamente ( o que ainda é mais doloroso !!) toda a riqueza de identidade nacional que este interior tem , a HISTÓRIA não vos perdoará . Sereis apontados como algozes de um das maiores nações que este planeta teve ...e ainda tem .Filha do interior e com o coração desfeito , rogo por vós apesar de vos esquecerdes de nós , à SENHORA Do ALMOTÃO que vos mostre como somos fundamentais para a sobrevivência desta Terra Lusa . Que não sejais cegos nem néscios...e lembrai-vos :"o pior cego é aquele que não quer ver !" Somos o mais antigo Estado-Nação desta desavinda Europa.... Que a Senhora do Almotão tenha piedade de vós e de nós , mas sei que ela será justa.Mais cedo ou mais tarde a História julgará e esta é implacável .
Escrito a 23 de Abril de 2012 , dia da Romaria da Senhora do Almortão e quase na madrugada libertadora do 25 de Abril .
Nota . As imagens não são deste ano ...como queria que fossem ...
Bem hajam pela vossa visita
AFINAL JÁ CHEGARAM ALGUMAS FOTOS..A SENHORA ESTAVA LINDA NO SEU MANTO NOVO AZUL ; FEITO POR MÃOS IDANHENSES E SINAL DE UMA GRAÇA RECEBIDA...
Agradeço ao" IDANHA-A-DREAMS " o ter -nos permitido ,aos que não pudemos estar presentes , ver a Senhora com seu manto novo .Bem haja e continue a fazer fotos maravilhosas.
Agradeço também ao Quim Martins ....Bem hajam todos ...
Olá Quina! Junto-me a si nesta prece. Que a Senhora do Almortão ilumine as cabecinhas que nos governam e nos dê alguma esperança no futuro do país interior que tanta importância teve na História deste país. Beijinhos Lourdes
Olá, Quina! Juntemos então nossas vontades e eu faço preces à Senhora da Consolação. Se já nos livrou duma praga, que nos livre também desta. Os gafanhotos são outros mas não causam menos mal e...são tantos!
Olá João , começo por lhe pedir desculpas por ter removido um comentário seu ,mas ,talvez por engano estava repetido . Pois que a Srª da Consolação nos socorra também , porque a praga é cada vez maior ...a miséria alastra. Ab. Quina
Olá Quina As condições de vida da população melhoraram radicalmente (Portugal era a Albânia ao nível do desenvolvimento). Mas não nego que fico triste com o excesso de conformismo actual. Acredito que a mais importante das revoluções ficou por fazer. A revolução das mentalidades. Portugal deixou para trás a mais importante das revoluções. Aquela que na realidade potencia a palavra liberdade: a revolução das mentalidades. Perguntam-me: o país precisa de um novo 25 de Abril? A tentação de dizer "precisa" é enorme. Prefiro antes perguntar: a revolução não se faz todos os dias? Vamos lá! Porque este povo é melhor do que os seus líderes. Beijinho
Olá Eduarda , sim ,o país em geral progrediu nestes mais de 30 anos .Mas ultimamente regride , O tecido produtivo é destruído a cada dia , o desemprego aumenta , o desespero tem levado já vários portugueses ao suicídio .O interior , com todas estas portagens elevadíssimas ,quase 30 euros ,irá ficando cada vez mais ignorado .Tudo então se irá perder .Se tudo isto não bastasse temos as várias reformas administrativas...Como é que 3 senhores que nada percebem e conhecem de Portugal e dos portugueses podem dar "sentenças "sobre nós ? O resultado está à vista e falta o que mais se verá.Concorda que também nos faz falta uma revolução das mentalidades .Acho-a mesmo fundamental.Pode trazer muita gente de regresso ao interior...mas , com tudo o que se vai passando ,destruindo infra-estruturas ,será que vai haver mesmo esse regresso que tem de ser grande ? ... Ora que venha essa revolução de mentalidades ,mas que venha depressa , senão ....o que restará'?! Beijinhos Quina
Quina Estará por certo recordada, que logo de início me revoltei contra a vinda dos "três senhores, que inclusivé alertei para o garote que iria apertar e doer. Agora pouco podemos fazer, a não ser discordar com estas medidas, que tão mais pobres nos tornam. Se queremos evitar medidas mais drásticas ainda, reconheçamos que a alteração de mentalidade não se efectuou. Tomámos como adquirido que liberdade foi aquilo que resultou da "revolta dos capitães", e muito mais havia a fazer, adormecemos e agora acordámos e não gostamos, pois o sonho que tivemos não foi este que vivemos.E depressa temos que surpreender os nossos tristes lideres com luta, pois caso contrário ... pouco restará!
Só me resta dizer , antes não fosse ,que concordo consigo ,Eduarda . Só não sei se fomos nós que adormecemos se foram "cantos de sereia" que nos fizeram adormecer. Era tudo facilidades e aí os néscios fomos nós . Agora ,como bem diz , só nos resta ,mais uma vez , ou a luta ou a pobreza....Prefiro a 1ª hipótese .
Cada manto da Senhora é um deslumbramento maior do que o outro. E é o povo que lhos vai oferecendo, como sempre fez, mesmo quando não tinha pão para comer. E ela retribui, fomentando a união e assegurando a permanência daquilo que importa. As crises vêm e vão-se - e mais depressa quem governa - mas o mais importante que este povo tem, isso mantém-se, porque pertence ao domínio do imaterial: a nossa capacidade de nos (re)criarmos perante a improbabilidade. Nós somos, enquanto Estado/Nação, uma das grandes improbabilidades da História. Fizemo-nos assim e nem sabemos ser de outra maneira. Não nos esqueçamos disso, para que não soçobremos face a uma crise que está muito longe de ser das piores pelas quais já passámos.
Estou a escrever isto, não para discordar de si, mas para, ao meu modo, dizer que por piores que sejam os governantes, nós saberemos ultrapassar a sua inépcia, como sempre fizemos em quase 900 anos de História.
Fátima , o seu último parágrafo está cheio de sabedoria .Quanto a mim deixei escorrer a tristeza ,mas continuo a acreditar ,bem no fundo de mim ,neste povo de alma tão grande .A SENHORA dar-nos-à a Seu modo o seu auxílio.Não esquecerá que somos a Terra de SANTA MARIA , da MÃE ,desde o início dos tempos . Beijinhos.
Olá J. Adolfo , afinal todos nós sofremos da mesma saudade :ouvir as vozes de nossas mães a cantar à Senhora...É também por isso que devemos preservar as nossa tradições...mesmo que tentem destruir-nos. Bem haja também por cumprir a sua parte .
Quina, Já tinha vindo antes, mas esta noite voltei para reler o que escreveu sobre a Senhora do Almotão, pois como sabe sou da Beira Alta e também tudo fazemos para que as nossas tradições não se percam. Neste FDS festejamos o Divino Espírito Santo e porque esta festa se faz sempre na 7.ª Segunda-Feira depois da Páscoa muitos filhos da terra não vão, mas agora então devido às elevadíssimas taxas da A23 está "claramente visto", como dizia Camões, que os poucos que ainda rumavam até lá, ficam agora por cá! Ainda bem que afinal chegaram algumas fotos, pois eu sei o que isso é…como é importante mostrar a quem não pode ir, devido à distância, ver como aconteceu.
Bem haja pela visita !!Pois é verdade , agora , como se já não nos chegasse a famigerada interioridade ,ainda nos ofereceram o brinde da A23 ser a auto-estrada mais cara da Europa !!!Só connosco ...Mas ,lá iremos rumando contra a maré e , pelo meu lado até tenho uma boa notícia para dar aos meus amigos : Vou , finalmente , lançar um livro com o título "De Igaedo à Srª da Almotão "...Mais um mês e já deve estar por aí, pois já fiz a 1ª revisão .Assim vamos tentando explicar algumas das nossas tradições ,para que compreendendo-as as respeitemos ainda mais . Um abraço
É verdade Cardoso , o manto era mesmo muito lindo ,este ano.Sabe que é apenas uma costureira idanhense a fazer os mantos ?!E já há fila de espera . Ab,
Venho solicitar autorização para utilizar uma das fotografias relativas a esta romaria num artigo que vou publicar. As fotografias foram tiradas por si?
Inês , pode utilizar a foto :Tudo o que ponho no meu blogue se não for meu é de amigos e por eles autorizado , não havendo pois qualquer problema .Desculpe de só hoje estar a responder mas tenho estado ocupada com os meus livrinhos para crianças ..Já agora , poderei saber qual o artigo em que a foto vai aparecer ? Obrigado
Olá Quina!
ResponderExcluirJunto-me a si nesta prece. Que a Senhora do Almortão ilumine as cabecinhas que nos governam e nos dê alguma esperança no futuro do país interior que tanta importância teve na História deste país.
Beijinhos
Lourdes
Lourdes ,que sejamos ouvidas pois começo a ver com maus presságios esse futuro...Que legaremos aos que por cá ficarem ?
ExcluirBeijinhos
Quina
Olá, Quina!
ResponderExcluirJuntemos então nossas vontades e eu faço preces à Senhora da Consolação. Se já nos livrou duma praga, que nos livre também desta. Os gafanhotos são outros mas não causam menos mal e...são tantos!
Abraço,
João Celorico
Olá João , começo por lhe pedir desculpas por ter removido um comentário seu ,mas ,talvez por engano estava repetido .
ExcluirPois que a Srª da Consolação nos socorra também , porque a praga é cada vez maior ...a miséria alastra.
Ab.
Quina
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá Quina
ResponderExcluirAs condições de vida da população melhoraram radicalmente (Portugal era a Albânia ao nível do desenvolvimento). Mas não nego que fico triste com o excesso de conformismo actual. Acredito que a mais importante das revoluções ficou por fazer. A revolução das mentalidades. Portugal deixou para trás a mais importante das revoluções. Aquela que na realidade potencia a palavra liberdade: a revolução das mentalidades. Perguntam-me: o país precisa de um novo 25 de Abril? A tentação de dizer "precisa" é enorme. Prefiro antes perguntar: a revolução não se faz todos os dias? Vamos lá! Porque este povo é melhor do que os seus líderes.
Beijinho
Olá Eduarda , sim ,o país em geral progrediu nestes mais de 30 anos .Mas ultimamente regride , O tecido produtivo é destruído a cada dia , o desemprego aumenta , o desespero tem levado já vários portugueses ao suicídio .O interior , com todas estas portagens elevadíssimas ,quase 30 euros ,irá ficando cada vez mais ignorado .Tudo então se irá perder .Se tudo isto não bastasse temos as várias reformas administrativas...Como é que 3 senhores que nada percebem e conhecem de Portugal e dos portugueses podem dar "sentenças "sobre nós ? O resultado está à vista e falta o que mais se verá.Concorda que também nos faz falta uma revolução das mentalidades .Acho-a mesmo fundamental.Pode trazer muita gente de regresso ao interior...mas , com tudo o que se vai passando ,destruindo infra-estruturas ,será que vai haver mesmo esse regresso que tem de ser grande ? ...
ExcluirOra que venha essa revolução de mentalidades ,mas que venha depressa , senão ....o que restará'?!
Beijinhos
Quina
Quina
ResponderExcluirEstará por certo recordada, que logo de início me revoltei contra a vinda dos "três senhores, que inclusivé alertei para o garote que iria apertar e doer. Agora pouco podemos fazer, a não ser discordar com estas medidas, que tão mais pobres nos tornam. Se queremos evitar medidas mais drásticas ainda, reconheçamos que a alteração de mentalidade não se efectuou. Tomámos como adquirido que liberdade foi aquilo que resultou da "revolta dos capitães", e muito mais havia a fazer, adormecemos e agora acordámos e não gostamos, pois o sonho que tivemos não foi este que vivemos.E depressa temos que surpreender os nossos tristes lideres com luta, pois caso contrário ... pouco restará!
Só me resta dizer , antes não fosse ,que concordo consigo ,Eduarda . Só não sei se fomos nós que adormecemos se foram "cantos de sereia" que nos fizeram adormecer. Era tudo facilidades e aí os néscios fomos nós . Agora ,como bem diz , só nos resta ,mais uma vez , ou a luta ou a pobreza....Prefiro a 1ª hipótese .
ExcluirCara Quina
ResponderExcluirCada manto da Senhora é um deslumbramento maior do que o outro. E é o povo que lhos vai oferecendo, como sempre fez, mesmo quando não tinha pão para comer. E ela retribui, fomentando a união e assegurando a permanência daquilo que importa. As crises vêm e vão-se - e mais depressa quem governa - mas o mais importante que este povo tem, isso mantém-se, porque pertence ao domínio do imaterial: a nossa capacidade de nos (re)criarmos perante a improbabilidade. Nós somos, enquanto Estado/Nação, uma das grandes improbabilidades da História. Fizemo-nos assim e nem sabemos ser de outra maneira. Não nos esqueçamos disso, para que não soçobremos face a uma crise que está muito longe de ser das piores pelas quais já passámos.
Estou a escrever isto, não para discordar de si, mas para, ao meu modo, dizer que por piores que sejam os governantes, nós saberemos ultrapassar a sua inépcia, como sempre fizemos em quase 900 anos de História.
Beijos
Fátima , o seu último parágrafo está cheio de sabedoria .Quanto a mim deixei escorrer a tristeza ,mas continuo a acreditar ,bem no fundo de mim ,neste povo de alma tão grande .A SENHORA dar-nos-à a Seu modo o seu auxílio.Não esquecerá que somos a Terra de SANTA MARIA , da MÃE ,desde o início dos tempos .
ExcluirBeijinhos.
Não há Senhora mai linda
ResponderExcluirDo que é a do Almortão,
Tem o seu amado Filho
Ao lado do coração!
E que saudades eu tenho, Senhora, de ouvir a minha mãe cantar-vos esta e outras quadras!...
Bem-haja, Quina, por nos avivar as memórias das nossas raízes...
Olá J. Adolfo , afinal todos nós sofremos da mesma saudade :ouvir as vozes de nossas mães a cantar à Senhora...É também por isso que devemos preservar as nossa tradições...mesmo que tentem destruir-nos.
ExcluirBem haja também por cumprir a sua parte .
Quina,
ResponderExcluirJá tinha vindo antes, mas esta noite voltei para reler o que escreveu sobre a Senhora do Almotão, pois como sabe sou da Beira Alta e também tudo fazemos para que as nossas tradições não se percam.
Neste FDS festejamos o Divino Espírito Santo e porque esta festa se faz sempre na 7.ª Segunda-Feira depois da Páscoa muitos filhos da terra não vão, mas agora então devido às elevadíssimas taxas da A23 está "claramente visto", como dizia Camões, que os poucos que ainda rumavam até lá, ficam agora por cá!
Ainda bem que afinal chegaram algumas fotos, pois eu sei o que isso é…como é importante mostrar a quem não pode ir, devido à distância, ver como aconteceu.
Um abraço
Bem haja pela visita !!Pois é verdade , agora , como se já não nos chegasse a famigerada interioridade ,ainda nos ofereceram o brinde da A23 ser a auto-estrada mais cara da Europa !!!Só connosco ...Mas ,lá iremos rumando contra a maré e , pelo meu lado até tenho uma boa notícia para dar aos meus amigos : Vou , finalmente , lançar um livro com o título "De Igaedo à Srª da Almotão "...Mais um mês e já deve estar por aí, pois já fiz a 1ª revisão .Assim vamos tentando explicar algumas das nossas tradições ,para que compreendendo-as as respeitemos ainda mais .
ExcluirUm abraço
Que linda estava a "Senhora" no seu manto azul, a cor do nosso querido Portugal!
ResponderExcluirUm abraco de amizade dalgodrense.
É verdade Cardoso , o manto era mesmo muito lindo ,este ano.Sabe que é apenas uma costureira idanhense a fazer os mantos ?!E já há fila de espera .
ExcluirAb,
Boa tarde,
ResponderExcluirVenho solicitar autorização para utilizar uma das fotografias relativas a esta romaria num artigo que vou publicar. As fotografias foram tiradas por si?
Grata pela atenção,
Inês Jorge
Inês , pode utilizar a foto :Tudo o que ponho no meu blogue se não for meu é de amigos e por eles autorizado , não havendo pois qualquer problema .Desculpe de só hoje estar a responder mas tenho estado ocupada com os meus livrinhos para crianças ..Já agora , poderei saber qual o artigo em que a foto vai aparecer ? Obrigado
ResponderExcluir