E...QUEM VOS DIRIA QUE FOI NESTE CONCELHO QUE NASCEU JOEL PINA. SIM ...,esse mesmo em que estão a pensar , o"mestre " que acompanhou ,com a sua viola baixo , entre 1975/1994 , Amália Rodrigues
Reparem nesta juventude ..." Raia dos Sonhos "-é o seu nome
As Alvíssaras à Srª do Almotão (2012 )-no "Almiére" da Ermida
Até pelo Natal se ouve o Adufe
Um belo apanhado dos vários ritmos do concelho...Tudo gente da terra !!!
A ADUFOTUNA --Tuna feminina da Escola Superior de Idanha-a-Nova- No Festival de Tunas --o seu hino
Temos pois um concelho cheio de musicalidade .Do adufe à"zamborra" , da gaita de foles aos bombos , ao "pífaro " , à viola"beroa" , à harmónica (ou realejo ) , ao bandolim , ao acordeão (ou conçartina ) , todos estes instrumentos alegraram e alegram a vida dos moradores destas terras. Das Festas e Romarias , do Natal ao "Intrudo", à Aleluia ou aos bailes de antigamente no Clube que não era só dos que tinham mais posses , mas de todos nós !!!, ou mesmo nas rodas de rua pelos Santos Populares , lá estavam e, felizmente ainda vão estando, com suas sonoridades a abrilhantar esses momentos . Juntavam-se e continuam a fazê-lo às vozes populares que teimam em não deixar morrer as nossas tão ricas tradições . Acompanham , ao lado do adufe , os nossos grupos de adufeiras , os nossos ranchos etnográficos . É DE FACTO ENCANTADOR !!!
Sim , eu sei que o nosso concelho é um dos maiores do país ,mas isso não lhe retira o peso da interioridade . Vejam , no entanto como os jovens estão presentes...Mas , já que falamos de jovens deixem também que vos diga que contamos com duas Tunas Académicas , um coral e , se já velhinha na idade , (12/12/1888) , jovem na composição , a nossa banda de música .Existe ainda na vila de Idanha-a-Nova um Pólo do Conservatório de Castelo Branco que permite aos jovens de agora aprenderem o seu instrumento preferido. Não ficarão como eu toda a vida carregando a tristeza de não ter podido aprender a tocar piano...
Actuação da CARPE TUNA --a tuna masculina da Escola Superior de Idanha-a-Nova
Não , não é a Srª do Almotão...mas ouçam como soam bem os bandolins com os adufes !!! Creio que os japoneses, para quem foi feito este espectáculo , devem ter adorado .
Agora que já vos dei uma imagem da musicalidade deste concelho , permitam que termine como comecei : Sim , o Professor Joel de Lima nasceu no concelho de Idanha-a-Nova , na aldeia do Rosmaninhal em 1920 . Em Dezembro passado entregou ao seu concelho , Idanha-a-Nova , a sua viola-baixo. Nela deixou escrito um texto donde destaco :"Desde há muito , pensava doar esta minha viola-baixo^às terras raianas onde moram as minhas mais belas recordações da infância e adolescência. Toquei-a (...)pela mundo fora acompanhando (...)a voz (...) eterna de (...) Amália" .
A viola ficou exposta no FORUM CULTURAL ,situado na parte antiga da vila , perto da Praça da República--rua de S.Pedro .
Este é mais um pedaço das terras da velha Lusitânia que aqui vos deixo . Espero que gostem e sintam vontade de as visitar .
A QUEM ME VISITAR DEIXO JÁ O MEU ENORME BEM HAJAM !!!
(Agradeço aos que me permitiram aceder às fotos e vídeos BEM HAJAM !!!)
Olá, Quina!
ResponderExcluirDepois de "levar" com uma aula de música leccionada pelo nosso 1º, nada melhor que levar um "banho" de sons dos nossos sítios.
Aqui, descobri que aquilo a que na minha terra dizem "zambúrria", a minha mãe dizia-o muitas vezes quando a telefonia tocava alto e muito tempo seguido, aí é "zamborra" e eu pensava que isso fosse a "sanfona" (mas não é) que suponho no Alentejo também é semelhante.
Na minha terra, "os compadres juntavam-se à esquina a tocar a concertina", não havia acordeão, nem harmónica, havia "gaita de beiços" ou "realejo".
Estranho é o hino da ADUFOTUNA! Então aquilo não é um plágio da marcha do Bairro Alto? Com tanta música bonita, nos nossos sítios! Não havia necessidade...
Gostei da CARPETUNA.
Bem haja e abraço,
João Celorico
Olá João , gosto em vê-lo por cá ,mas quem tem andado mais afastada ,desta feita , até sou eu . Ando às voltas com a publicação de um livro sobre as origens históricas da Srª do Almotão ,que se chama "De Igaedo à Srª do Almotão". Vamos ver quando é lançado ...Quanto ao seu comentário sobre a Adufotuna tem razão de existir pois está sobre a música de uma marcha ao Stº António . Eu achei , apesar de tudo , graça à letra ....Pretendi mostrar como todos dão vida a Idanha-a-Nova e como ficam ligados à terra .Desculpemos as pequenas..... que também cantam a Srª do Almotão ,local para onde vão a pé quando calouros ,onde sâo batizados e onde é a benção das fitas .
ExcluirQuanto aos termos realejo e "conçartina " também se usa em Idanha-a-Nova ; foi falha minha não os ter colocado . Esquecimentos de cabeça um pouco cansada...Peço-lhe desculpa se puder parecer que apaguei um comentário seu ,mas havia uma duplicação .Eu é que estou grata pela sua visita e ajuda .
Um abraço
Quina
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostei dos diversos videos embora me pareça estranho a música da marcha intrepretada pela tuna. De resto eu gosto muito do som dos adufes.
ResponderExcluirUm abraço
Viva Elvira , ainda bem que veio até cá !!! também concordo consigo sobre o hino da Adufotuna , mas achei a letra interessante em relação a Idanha-a-Nova . Claro que as "moçoilas " não estiveram muito inspiradas musicalmente , mas digo-lhe que cantam bem a Srª do Almotão . Quanto ao som do adufe , estamos totalmente de acordo ---ELE É ÚNICO !!!
ExcluirBeijinhos
Quina
Têm mesmo um concelho cheio de musicalidade, como podemos aqui apreciar e eu aprendi mais sobre a Idanha com este resumo. Bem haja.
ResponderExcluir@té depois.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAinda bem que gostou ,mas garanto-lhe que há muito mais .
Excluir"Inté despous "
Quina
ResponderExcluirSó posso dizer-lhe: que bom! Haja algum concelho do interior deste país que não está condenado à morte.
Concordo consigo e com a Elvira no que diz respeito ao adufe. Mas quero realçar a suprema beleza das vozes femininas que cantam a acompanhá-lo.
Já não posso dizer o mesmo da tuna feminina que mais parece querer emparceirar com aquilo que nos habituámos a designar por música "pimba" (eu acho que é mais atitude "pimba" do que música). Destoa da beleza, harmonia e elegância de tudo o resto.
Obrigada pla partilha
Fátima , esqueçamos a tuna feminina , o que é pena !!!!Mas , não há bela sem senão . Vamos ver se consigo arranjar algo que a possa redimir....Quanto ao som do adufe também adoro ouvi-lo juntamente com a gaita de foles .Acho que ligam muito bem .
ExcluirBem haja pelas suas palavras
Beijinhos