Chamo ainda a vossa atenção para alguns termos usados , assim como para o Cântico ; ele é à Capela pois , a sua entoação é feita nos pontos mais altos da vila . Aqui , porque apresentado num concerto pelo Coral da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Idanha-a-Nova , na Igreja Matriz , aparece acompanhado pelo orgão . Eu prefiro à Capela !!! Vamos ver se este ano consigo gravá-lo .
Ficam algumas imagens recolhidas em 2011 , num dia em que o "navoêro têméva em nos fazeri companhia "!!!
Acrescento a letra dos Cânticos :
À porta das almas santas
Bate "Dês "a toda a hora ,
As almas de lá respondem:
- Que" querendes mê Dês "agora ?
Quero que venhais comigo
" Pr'á "minha eterna glória
"Mai " da Virgem que m'adora .
Ó almas deste mundo
Que fazeis que" nã "rezais?
Lá "estarã" vossos irmãos
Vossos filhos ,vossos pais .
Acordai , se estais " dromindo ",
Nesse sono "tã porfundo "
Que podeis "amanheceri"
Sepultadas no outro mundo .
Ó almas que "tendens sedi"
Vinde ó Calvário a "boeri "
Que Jesus tem cinco "fontis"
Todas cinco a "correri ".
As almas doPurgatoiro "
Já gritam em alta voz,
Com as mãos postas "ó"céu
Irmãos lembrai-vos de nós.
Ò almas que estais "dromindo "
Nesse sono "tã porfundo ",
Rezemos um "Padre -Nosso"
Às almas do outro mundo .
--A recolha dizem ter sido feita por José Alberto Sardinha .No entanto ,eu ainda não esquecera aquilo que ouvira e cantara com minha avó materna e minha mãe ,tal como outros familiares e amigos .Daí que a forma como disponho os versos , nem sempre seja em quadras ; o mesmo sucede com alguns termos que utilizo para que não corram o risco de ser absorvidos pelo "vernáculo " e esquecidos .No meu caso , faço sempre questão de realçar o "subdialecto da zona interior sul da Beira Baixa" para que levados por "pruridos "não acabemos esquecendo as nossas raízes .
------ Digo-vos ainda para concluir que o Padre -Nosso , para além desta diferença apresenta outras como :"...perdoai Senhor as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores .."Esta oração ,tal como a "Adê Maria " são rezadas no fim de cada vez que se entoa o Cântico .
ESPERO SUSCITAR A VOSSA CURIOSIDADE PELAS NOSSAS TRADIÇÕES E , SE QUISEREM VIR ATÉ NÓS , JÁ SABEM : Estamos à vossa espera DE BRAÇOS ABERTOS .
BEM-HAJAM