quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TRADIÇÕES QUE VÊM DO MAIS PROFUNDO DOS TEMPOS

 Isso é a minha terra   ,Idanha-a- Nova , uma terra carregada de tradições !!!!
   Na verdade , no dia a dia de nossas vidas , estamos constantemente a deparar-nos com situações , que por nos serem tão habituais ,nem lhe prestamos atenção ! Mas, quando o fazemos paramos e perguntamos :  donde vem tudo isto ? Porque faço isto ou aquilo ? E , é aí que começamos a investigar e a interrogar os mais velhos que ainda estão connosco . Então , a partir das suas estórias ,eis que nos surge o caminho para irmos mais além .
 Queria , pois hoje recordar duas ou três  dessas tradições . O sociólogo e historiador Mircea Eliade , na sua « História das Ideias Religiosas » , diz-nos : «Por ocasião do Ano Novo , os deuses fixam o destino dos 12 meses subsequentes . Trata-se , sem dúvida , duma ideia antiga que encontramos no Próximo Oriente ; mas a sua 1ª expressão, rigorosamente articulada , é na  Suméria ».Ora em Idanha -a- Nova diz-se que os  1ºs dias do mês de Janeiro  «,pintam os meses» de todo o ano . O 1º dia ,diz o povo , tira-o para ele  enquanto os seguintes nos dirão como vai ser o resto do nosso ano . Sei que também em Trás -os -Montes se diz algo de semelhante ,mas quem nos diria a nós que dos Sumérios viria tal principio? De facto razão tem o sociólogo brasileiro Gilberto Gil ,quando diz que somos «um cadinho de culturas »..Mas os idanhenses, ou egitanienses
continuam  : a 20 de Janeiro ,o dia já tem uma hora por inteiro e quem bem contar  , hora e meia lhe há-de achar !! Aqui prevê-se não só o crescer dos dias mas , também a hora e meia a mais de sol que esses dias passarão a ter .Lusitanos e Celtas tinham já esta noção do crescimento dos dias e transmitiram-nos essa sabedoria . Mas , hoje é dia 2 de Fevereiro , aquele em que se comemora a Srª das Candeias . De onde vem esta festividade , que significa ? Lusitanos , Celtas  festejavam nesta altura a  Luz ; os dias maiores falavam do caminhar para dias cheios de luz com a qual a Mãe Natureza renascia ...Para os Romanos esta  era a altura em que se festejava a loba que havia amamentado os fundadores de Roma , Rómulo e Remo..Chamavam-lhe as «Lupercálias ». O Cristianismo chamou as festividades a si e deu -lhe o nome de festa da Srª das Candeias. Nesta época as trevas do inverno ainda dominam e a luz do sol ainda é fraca . Por isso , na minha terra , Idanha -a- Nova , antigamente fazia-se a procissão da luz  , onde  só mulheres participavam ; levavam candeias acesas ,para ajudarem o sol a ter mais força e entoavam cânticos e rezas . A tradição perdeu-se , apesar de se manter o ritual litúrgico .Mas , ficou-nos ainda o carácter adivinhatório desse dia  e por isso se diz : «Se a Candelária chora ( ou seja ,se chove  ) já o inverno vai fora , se ela ri , ainda está para vir »...E para terminar , deixo-vos mais uma influência Lusitana e Celta , já cristianizados , que passo a citar : « no dia da Candelária o urso sai da toca , olha a Lua ...,se ela estiver cheia o fim do inverno e o Carnaval  só chegam daí por 40 dias ,se for Lua Nova  ,esta , será a última da estação.
.Reparemos que é este o conceito que preside à  marcação da celebração da Páscoa ou seja ,  estamos face aum calendário de influência lunar.

   POR  ISSO , RECORDANDO  AQUILO QUE MINHA  AVÓ  MATERNA   ME  ENSINOU  recordo :
                                                         Se candeias acendeste
                                                          ou quiseste acender ,
                                                          a boa porta bateste ,
                                                          eu já te vou atender.
                                                         
                                                         Candeias pois , nós já vamos
                                                          acender por essas ruas ,
                                                          e orações nós cantamos ,
                                                          umas minhas , outras tuas .


                                                         Se a Candelária chora ,
                                                         o bom tempo já lá vem ,
                                                          mas se ela ri , ele demora ,
                                                          frio e chuva a gente tem.

                                                         Rezemos então irmãs ,
                                                         à volta desta capela ,
                                                         pedindo que venha sol ,
                                                         p'ra Terra ficar mais bela.

                                                        Mas se a chuva ainda for 
                                                        mui necessária por cá ,
                                                        qu'a Senhora das Candeias ,
                                                        nos dê a que cá não há .


                                                       E de candeias acesas ,
                                                       minhas irmãs , eu e vós ,
                                                       para o mundo de certeza , 
                                                       muita Luz pedimos nós .
                                                                   de   Quina Salgueiro , recordando....
                                                                                      e escrevendo em Lisboa 
                                                                                                1/2/2011


                                                          
                                       ,
           

 

    . 
       

13 comentários:

  1. Olá Quina
    Como sempre vir aqui é:"... o caminho para irmos mais além ." Aprendo sempre.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Olá cara Quina!
    De facto a grande maioria das nossas tradições perdem-se na noite dos tempos!...
    Mas eu estou convencido que a nossa cultura tradicional tem mais a ver com influências dos povos do Mediterrâneo e Médio Oriente do que dos Celtas.
    A Festa das Candelárias será, certamente, um desse casos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduarda , é sempre um gosto tê-la por cá.
    Nada bate a beleza do seu blogue .
    Um beijinho
    Quina

    ResponderExcluir
  4. Eduarda , houve um erro de grafia cometido por mim no meu Blogue ; o nome das festas romanas é LUPERCÁLIAS e não supercália . Já corrigi ,pois como todos sabem vem do latim «lupus ».
    Desculpe ,mas sou mesmo muito distraída
    Beijo
    Quina

    ResponderExcluir
  5. Olá Afonso , creio que também reparou na minha gralha ,quanto às Lupercálias e não supercálias ,mas , tal como a Eduarda , teve a delicadeza de nada dizer . Ora então , gosto em vê-lo por cá «vezinho»... Já agora diga -me uma coisa : por acaso não é das bandas das Histórias ? Esse é , de facto o meu caso a que acrescentei o Português ...De qualquer modo , vamos lá falar das origens das nossas tradições !... Sabe ,eu sou uma defensora dos Lusitanos e afasto sempre ,o mais que posso , tanto as influências celtas como ,até mesmo as romanas... Repare que ponho sempre em 1º lugar os Lusitanos ,mas neste caso verdade é que na mesma época os celtas também comemoravam a deusa Brígida ,portadora do fogo . Para mim ,os Lusitanos não foram celtizados ,mas quando Roma criou a «sua Província da Lusitânia » o alargamento do espaço fez com que algumas práticas se influenciassem , isto é houve aculturação . Concordo consigo quando diz que as nossas tradições têm mais a ver com o Médio Oriente ,pois acho que os Lusitanos vieram da região da Euro- Ásia , pertencendo ao grupo de povos indo-europeus e falando uma língua ,o cananita antigo , que tal como o caldaico , o aramaico ou mesmo o hebraico tiveram origem no semita antigo ....Aqui me levou o nome da Senhora do Almotão . Se o livro «De Igaedo à Srª do Almotâo » sair , como espero , aí abordo essa temática.
    De qualquer modo , é bom trocar opiniões sobre a nossa terra .Diga sempre de sua justiça ...
    Um Abraço
    Quina

    ResponderExcluir
  6. Estou já curioso quanto ao livro anunciado, fico a aguardar...
    A minha área não é a história, mas gosto muito destas temáticas.
    Um abraço e saudações raianas
    J. Adolfo

    ResponderExcluir
  7. Na minha terra, o que era usual, penso eu, eram as "Canículas"! Em Agosto, o dia 1 era do próprio mês e os seguintes, pela ordem seriam , Janeiro a Dezembro do ano seguinte!
    Porém, no Sul, parece ser normal dizer: - "Assim como vires o tempo, de Santa Luzia (dia 13 de Dezembro) até ao Natal, assim estará o ano, mês a mês, até ao final"!
    Enfim, é a voz do povo, misto de crença e de sabedoria...

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
  8. Olá João, de facto ,«cada terra com seu uso ,cada roca com seu fuso » e nós tão perto mas , com tradições diferentes ... Aqui também reside a nossa imensa riqueza . Canícula significa muito calor, não é ? Portanto, está de acordo com o calor de Agosto...
    Abraço
    Quina

    ResponderExcluir
  9. Olá Quina
    Venho agradecer a vista que fez ao Açor. Gostei de tê-la por lá. Também gostei do seu blog porque sou uma grande apaixonada pela nossa região e respectivas tradições. No caso da serra do Açor, sinto uma enorme curiosidade no que diz respeito ao início de cada uma das suas inúmeras aldeias e ando às voltas com a genealogia. Tenho esperança de, um dia, chegar a alguma conclusão.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  10. Em boa hora me respondeu lá no Rebordaínhos que me fez vir fazer-lhe uma visita. E gostei tanto do que aqui escreve que fiquei fiel seguidora. Quanto ao dia 2 de Fevereiro, dia da Senhora das Candeias, era para os meus avós, serranos do Caldeirão e agricultores, um dia Santo de Guarda e, como não tinham fácil acesso à missa nem à procissão, faziam jejum, sua única forma de respeitá-lo e guardá-lo. Na cidade, na minha paróquia, há missa concelebrada pelos padres do concelho e de outros vizinhos.

    Bem-haja!

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que veio até ao meu blog e ficou a gostar . Fico feliz por saber que a partir de agora contarei com as suas opiniões . Tentar manter vivas as tradições da minha região e divulgá-las o mais possível , são os principais motivos de existir. Seja bem-vindo Cata-Vento , bons ventos o tragam ...
    Retribuo o abraço fraterno aos bons ventos que me chegam do sul .

    ResponderExcluir
  12. Cara Quina

    Espero que me não tenha levado a mal a hibernação a que me submeti...

    Em Rebordaínhos não costumamos celebrar a Senhora das Candeias. Mas o ditado dos meses do ano é tal e qual como o escreve e o das horas, dito de modo diferente, também é o mesmo (Janeiro fora, o dia tem mais uma hora, e quem bem contar, hora e meia lhe há-de achar.).

    Penso que a marcação da Páscoa terá mais a ver com o calendário hebreu (lunar) do que com influência celta. Mas isto é mero palpite, porque sou mais dedicada a outras áreas do que à da História das religiões.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...