terça-feira, 6 de setembro de 2011

AINDA TENHO EM MIM O SOM DOS ADUFES MISTURADO COM O DOS AVIÕES....mas já estou ,de novo , de costas p'ra CAMPANHA!!!!

    Sim , as férias acabaram ...Entre  as muitas festas nas várias freguesias , os dias foram-se -nos escoando entre os dedos . Aqui e ali  uma piscina esperava por nós ou então a albufeira de uma barragem ...Revisitaram-se locais que nunca podem deixar de o ser , como Monsanto , Idanha-a-Velha ou a Srª do Almotão . Conhecemos alguns restaurantes novos , tal como  barzinhos muito agradáveis que nos surpreenderam pela positiva (gente nova havia chegado às minhas terras !!!)"A perdiz de escabeche" voava por todos eles, recordando-me o tempo em que minha avó a fazia deliciosamente !!!
  Para despedida a Srª do Loreto , a padroeira universal da aviação , ali quase ao lado da Srª do Almotâo e de tantas outras Senhoras que o concelho de Idanha-a-Nova tem!!! Deixei  pois , as minhas raízes ,envolta em sons de adufes de Alcafozes e Idanha-a-Nova e de aviões da Força Aérea Portuguesa e do Aeroclube de Portugal que haviam sobrevoado a procissão da sua padroeira e sobre ela lançando flores . A presença de representantes de várias companhias aéreas e seus sindicatos  , com suas fardas e estandartes , tal como a de soldados, de várias patentes , da nossa Força Aérea ,igualmente trajados a rigor , emprestaram ao ambiente , perdido no meio das campinas  de Idanha-a-Nova , um ar de solenidade único . O toque dos clarins nos momentos mais solenes , assim como o coro das Hospedeiras de bordo , arrepiam-nos ..Interrogamo-nos mesmo , sobre qual a força que move todos os que se deslocam das grandes metrópoles , para , numa pequenina ermida , dum local recôndito  da Beira Baixa ,  com humildade e de viva voz ,agradecerem  à Senhora o tê-los mantido sãos e salvos assim como àqueles que transportaram . Na pequena ermida deixam objectos  simbólicos , desde estandartes às asas que indicam o seu grau de comando , para que  assim , a Senhora, mais facilmente os possa socorrer . Sem querer , ficamos comovidos... Da TAP ,à Portugália , à Sata ,à White , à Lusitânia , à Air France , à KLM  , ao Aeroclube e à nossa Força Aérea , houve agradecimentos e ofertas . Garbosos , os nossos  cadetes levaram o andor na procissão, acompanhada pela Filarmónica Idanhense ,cheia de gente nova !!! E no adeus à Senhora  todos deixámos pedidos envoltos em flores( todos queremos uma flor do andor da Senhora ...) , cantares tradicionais ,adufes e muito , muito "fogo preso" !!!!No ar ficou :
  "Põe a Tua mão /sobre o meu avião/quando descola /Põe a Tua mão /sobre o meu avião /ao aterrar /ó Srª do Loreto olha por nós ao voar...."
      Quanto a mim , mais uma vez ,voltei costas à campanha para rumar àquilo que eu chamo o "meu desterro".  Estou  nos limites do meu concelho ---a Ponte de São Gens sobre a ribeira de Alpreade . Aqui ,há sempre alguém que vende produtos do concelho . As  bancas carregadas de boa fruta ,desde a melância ao melão , à ameixa , ao pêssego , à nectarina , à pêra , ao figo pingo-mel ,etc , etc , a preços excepcionais , pareciam ser as terras da velha Egitânia a  brincar comigo , dizendo-me : "Vês o que perdes indo-te embora ?!" Tentei vencer já a saudade ...Engoli as lágrimas e pensando a título de consolo , respondi dentro de mim :" Mas eu levo de tudo isso ...A boa gente da minha terra deu-me de tudo!!!Não cabe nem mais um bico de alfinete !" Juro que não estava a exagerar . Do pão aos bolos , das frutas aos legumes , dos azeites aos queijos ,do vinho , do mel , da carne às ervas aromáticas , de tudo recebi . Mas deles , dos produtos da minha terra  , contar-vos-ei numa nova postagem .


  No entanto , não julguem que as festas já acabaram...Não ...Temos mais :

SETEMBRO  :
     de  8 a 10  ----Zebreira---Nossa Srª da Piedade 
     de 10 a11-----Monsanto- -Nossa Srª da Azenha
     a 18       -----Proença-a-Velha--Festa das Vindimas 
     29          ----S. Miguel D'Acha - Festa do Arcanjo S. Miguel
OUTUBRO  :
   A 1 e 2 ---danha-a-Velha e Monsanto----  Prova de Orientação nas aldeias históricas
   A  2 -------Proença-a-Velha --IX Festival de Acordeonistas e Tocadores de Concertina
  De 15 a 16 ---Idanha-a-Nova ---PASSEIO BTT ---TRILHOS DA RAIA 
  De 15 a 16 ---Idanha-a-Velha --III Festival do CASQUEIRO ( pão , bolos e tradições 

Continuam a Decorrer as seguintes exposições : -Idanha-a-Nova --Centro Cultural Raiano : " OLARIA  DA IDANHA " ; "QUANDO A GENTE ANDAVA AO «MENÉRIO»
No Forum Cultural ,rua de S. Pedro ,junto ao centro de Artes tradicionais ---"ARTE SACRA DA Sta CASA da MISERICÓRDIA de PROENÇA-VELHA 

   A partir do dia 5---Proença-a-Velha- início das visitas temáticas  :" A ROTA DO AZEITE  "

     PASSEIOS  PEDESTRES  : 25 de SETEMBRO ---AS ÁGUAS DO ERGES--- MONFORTINHO                
                                              23 de OUTUBRO -----DIFERENTE PATRIMÓNIOS -Cegonhas e
 Minério       


                                          Ano de 2008 (também lá estive !!!)

                                                           Procissão - 2011 - A Senhora levada no seu andor , por  cadetes da Força Aérea Portuguesa
                         BEM HAJAM  pela vossa visita !Este blogue é como uma casa beirã , está sempre ao vosso dispor .

17 comentários:

  1. Mais um post delicioso sobre a tua região.As festas dos meses de Verão e outras que continuam pelo Outono contribuem para o reencontro dos que estão com os que chegam. Uns e outros têm sempre muito que contar, que recordar e acontecem momentos de grande felicidade para todos.
    Leio-te com muito prazer, querida amiga. A escrita escorreita, aliada àquilo que desconheço, que tu com tanto gosto descreves, fazem-me passar uns momentos agradáveis. Por aqui,também há festas que, um dia destes, passarei a contar.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderExcluir
  2. Isa , bem- hajas pelas tuas palavras ,sempre tão carregadas de simpatia .Ainda bem que me lês com agrado ,pois às vezes temo alongar-me demasiado , levada pelo amor que tenho à minha terra . Fico a aguardar esses relatos das tuas festas que ,certamente são encantadoras .
    Beijinhos
    Quina

    ResponderExcluir
  3. Olá Idanhense,
    Ainda mal acabaram as festas, ainda mal se calaram os adufes, e já se sente uma certa nostalgia no ar.
    Que pena que as férias voem mais rápido que os aviões, pois todo o tempo nos sabe a pouco para desfrutar de nossa terra e seus encantos.
    Haja saúde, que para o ano, se Deus quiser, há mais.
    Beijos.
    Cristina

    http://brisadoaltodaserra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Cristina ,para o ano há mais ,Deus vai querer. Muito gosto em vê-la por este blogue . Venha sempre,
    Beijos
    Quina

    ResponderExcluir
  5. Quina
    "Atão" parece que as férias mais uma vez lhe encheram o peito...que bom, fico feliz por si!
    Essa "perdiz de escabeche" é que me anda no goto,tenho que experimentar essa preciosidade.
    Um beijo grande e nada de sofrer de saudades, para o ano haverá de novo festa!
    Eduarda

    ResponderExcluir
  6. Eduarda , pois prove essa dita perdiz e, se ela estiver bem feita , vai ver , fria ou quente é uma delícia . As férias souberam a pouco e já estou a olhar para o calendário a ver quando é a próxima ida ...
    Beijinhos
    Quina

    ResponderExcluir
  7. Quina

    Mais um artigo cheio de entusiasmo, a lembrar aquele sentimento (que conheço muito bem) que nos dá vontade de gritar que a nossa terra está viva e que, naquilo que depender de nós, há-de persistir.

    As romarias chamam-nos, porque temos saudades da terra, mas também porque, no íntimo, quase todos sabemos que temos alguma coisa para agradecer ou pedir: revisitar os santos é revisitar os nossos afectos. Foi isto que eu traduzi das suas palavras e que subscrevo inteiramente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quina
    Parece que sofremos do mesmo mal...
    Ainda há dias cheguei da aldeia e já sinto uma enorme saudade. As férias passam a correr e restam-nos estes momentos de nostalgia onde revivemos alguns dos doces momentos que passamos no nosso cantinho adorado e a esperança do regresso.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  9. Olá Fátima , olá Lourdes ,permitam-me que vos agradeça a vossas visitas e palavras em conjunto ,pois estou um pouco "em baixo"!Deve ser já das saudades da terra !!Oh, isto vai passar ,creio que estas "bolandas " do tempo não me estão a fazer bem...
    Fátima , interpretou ,lindamente ,as minhas palavras .
    Lourdes,sim , creio que sofremos do mesmo mal..."coração da serra não ama a cidade ",como diz a canção "Saudades da Beira ".
    Beijinhos Fátima
    Beijinhos Lourdes
    Quina

    ResponderExcluir
  10. Ola Quina!!!

    É uma festa bastante importante!!!

    Conta com presenças bastante significativas de Portugal!!

    Gostei muito da foto da Força Aerea a levar o andor...

    Muito bonito...


    Bjinho


    Flávio

    ResponderExcluir
  11. Quina

    Por altura da festa da Sra do Loreto vem-me sempre à lembrança o rugido dos aviões, rente ao telhado da casa dos meus pais em Toulões, onde iam dar a volta e regressar para sobrevoarem o santuário por duas ou três vezes.

    Esta romaria, dado os visitantes ligados à aviação que atrai, e a sua importância no meio turístico, é sempre mais uma excelente oportunidade para promover a campanha de Idanha, tal como a Quina faz com as suas entusiásticas “crónicas”, autênticos convites a quem aqui vem ler os seus escritos para uma deleitosa estadia por terras idanhenses.

    Muitas vezitas para si

    ResponderExcluir
  12. Olá Flávio, obrigado pela sua visita . De facto ,podemos afirmar que a seguir à romaria da Srª do Almortão , a da Srª do Loreto e das mais importantes da região .Deste ano só tinha ainda a esse aspecto e que gostou .É sempre comovente ver as mais altas patentes nacionais curvarem-se face à Senhora .
    Ab
    Quina

    ResponderExcluir
  13. Olá "vezinho"Chanesco , seja bem vindo . Sei, que já uma vez no seu blog , falou sobre a Srª do Loreto...Portanto nada tenho de muito novo para lhe dizer . Apenas o sentimento de quem,por laços familiares , está ligada à aviação comercial...Mas , se conseguir passar esse sentimento de "vontade de conhecer as nossas terras "! , já fico muito feliz.
    Muntas vesitas tamem p'ra si
    Quina

    ResponderExcluir
  14. Ola Quina

    Exacramente..

    Desde 1910 que a politica e regiliao andam de costas voltadas. mas é muito bonito ver senhores de farda, muito mais funcionarios ao serviço do estado numa rumaria tradicional..

    Só lhes fica bem! =)


    Bjinho

    Flávio

    ResponderExcluir
  15. Também acho , Flávio ,mais do que bonito chega a ser comovente
    Bj
    Quina

    ResponderExcluir
  16. Um bonito passeio para quem como eu não conhece a zona. E fiquei com vontade de conhecer tão logo surja uma oportunidade.
    Um abraço e um bom Domingo

    ResponderExcluir
  17. Bem haja pela sua visita .Espero poder continuar a contar com ela neste blogue . Ainda bem que ficou com vontade de ir até às terras de Idanha-a-Nova .Esse é um dos objectivos que me levou a criá-lo.
    Verá que sabemos receber e temos muito para mostrar.
    Um abraço cheio de gratidão
    Quina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...