segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ESCUTAI ...ainda não se acabaram os festejos do" INTRUDO" e , já se ouve a ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS !!!O tempo de Reflexão de 40 Dias começa --É Quaresma ...

    Atentai no cântico que aqui vos deixo  ...Já no ano passado vos falei nele quando me alarguei ,duma maneira genérica , sobre a muitas cerimónias que as Terras de Idanha-a-Nova nos oferecem durante o período quaresmal . No entanto muitas dessas cerimónias merecem uma chamada de atenção mais minuciosa . Falei-vos dela , da Encomendação das Almas , e mostrei mesmo uma imagem , nessa postagem de há um ano . Disse-vos que ela decorre todas as 6ªs feiras da Quaresma à Meia-noite , mesmo na última e após Enterro do Senhor já ter sido recordado . Digamos que , em Idanha-a-Nova , é a última grande cerimónia antes da alegria transbordante que é o Sábado de Aleluia ....
  Quero apenas dizer-vos  que , até há alguns anos atrás , era assim que a mulher enlutada por marido , pais ou filhos se vestia  , fosse verão ou inverno . Mas , é assunto para outra conversa entre nós ...
     Chamo ainda a vossa atenção para alguns termos usados , assim como para o Cântico  ; ele é à Capela pois , a sua entoação é feita nos pontos mais altos da vila . Aqui , porque apresentado num concerto pelo Coral da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Idanha-a-Nova , na Igreja Matriz , aparece acompanhado pelo orgão  . Eu prefiro à Capela !!! Vamos ver se este ano consigo gravá-lo .
Entre o Castelo Templário , com a vila aos nossos pés e o que resta ....do castro lusitano (onde foram ,há vários anos construidas algumas casas !!)


     Ficam algumas imagens recolhidas em 2011 , num dia em que o "navoêro têméva em nos fazeri companhia "!!!
                     Acrescento a letra dos Cânticos :

                                                     À porta das almas santas
                                                     Bate "Dês "a toda a hora ,
                                                     As almas de lá respondem:
                                                    - Que" querendes mê Dês "agora ?
                                                     Quero que venhais comigo
                                                    " Pr'á "minha eterna glória
                                                     "Mai " da Virgem que m'adora .
                                                   
                                                    Ó almas deste mundo
                                                    Que fazeis que" nã "rezais?
                                                    Lá "estarã" vossos irmãos
                                                    Vossos filhos ,vossos pais .
                                                    Acordai , se estais " dromindo ",
                                                    Nesse sono "tã porfundo "
                                                    Que podeis "amanheceri"
                                                    Sepultadas no outro mundo .
                                                   
                                                   Ó almas que "tendens sedi"
                                                    Vinde ó Calvário a "boeri "
                                                    Que Jesus tem cinco "fontis"
                                                    Todas cinco a "correri ".

                                                   As almas doPurgatoiro "
                                                   Já gritam em alta voz,
                                                   Com as mãos postas "ó"céu
                                                   Irmãos lembrai-vos de nós.

                                                  Ò almas que estais "dromindo "
                                                   Nesse sono "tã porfundo ",
                                                   Rezemos um "Padre -Nosso"
                                                   Às almas do outro mundo .
                                                                      --A recolha dizem ter sido feita por José Alberto Sardinha .No entanto ,eu ainda não esquecera aquilo que ouvira e cantara com minha avó materna e minha mãe ,tal como outros familiares e amigos .Daí que a forma como disponho os versos , nem sempre seja em quadras ; o mesmo sucede com alguns termos que utilizo para que não  corram o risco de ser absorvidos pelo "vernáculo " e esquecidos .No meu caso , faço sempre questão de realçar o "subdialecto da zona interior sul da Beira Baixa" para que levados por "pruridos "não acabemos esquecendo as nossas raízes .

   ------ Digo-vos ainda para concluir que o Padre -Nosso , para além desta diferença apresenta outras como :"...perdoai Senhor as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores .."Esta oração ,tal como a "Adê Maria " são rezadas no fim  de cada vez que se entoa o Cântico .



               ESPERO SUSCITAR A VOSSA CURIOSIDADE PELAS NOSSAS TRADIÇÕES E , SE QUISEREM VIR ATÉ NÓS , JÁ SABEM : Estamos à vossa espera  DE BRAÇOS ABERTOS .
                                            BEM-HAJAM

17 comentários:

  1. Quina

    Nem sei como dizer-lhe da comoção que me provocou a audição deste cântico sublime! Também eu hei-de preferir ouvi-lo à capela, dito à moda da terra. Terá sabor mais autêntico.
    ___
    Sobre o Pai-Nosso, há uma razão para essa forma de dizer: rezava-se assim antes do Concílio do Vaticano II. Depois deste Concílio, a Igreja adoptou a versão de S. Lucas em vez da de S. Mateus (a usada anteriormente). Todos aqueles que têm mais de 50 anos aprenderam a pedir o perdão das dívidas. Alguns desses, ou não tiveram conhecimento, ou não se habituaram à mudança (como eu com o acordo ortográfico...).

    Neste endereço encontra uma explicação muito bonita:

    http://www.capuchinhos.org/siteantigo/porciuncula/biblia_responde/pai_nosso.htm

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quina

    Venho com outro assunto: está a ser muito difícil conseguir publicar os comentários. Agora, em vez de uma sequência de letras, pede-se que se escrevam duas sequências, estando uma delas colocada sobre um fundo bicolor (preto e branco) que dificulta muito a leitura. Até recorri ao auxílio sonoro - que me não valeu de nada devido à fraca qualidade da reprodução e ao ruído de fundo. Só ao fim de muitas tentativas é que consegui publicar. Confesso que estava quase a desistir. Será atrevimento pedir que tente simplificar o sistema?

    Vamos ver se, desta vez, tenho sucesso mais rapidamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga Quina.
    Dizer que gostei deste "poust" é pouco! Portante... só posso dizer que gostei imenso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima ,fiquei sensibilizada com a sua comoção ...De facto este cântico faz-nos pensar. Agradeço também os esclarecimentos que acrescenta e o site que nos indica .
      Quanto à dificuldade de colocar comentários na minha página ,espero ter já resolvido o problema .Não me tinha apercebido dele .Sucede que noutras páginas também apareceram as tais letras que muitas vezes não se entendem . Acho que se devem a actos de reforço de defesa por parte do google .Bem ,se persistir a dificuldade diga.me , por favor.
      Beijos
      Quina

      Excluir
    2. Olá António , ainda bem que gostou . De facto é um daqueles momentos da nossa Quaresma por terras idanhenses que muitos desconhecem ,mas que vale a pena partilhar . Então a 1ª e 2 ª entoação , do alto do Casteloe à porta do cemitério , no adro da igreja , são arrepiantes .Todos os anos ouço ...
      Um abraço
      Quina

      Excluir
  4. Obrigada, Quina, assim é, de facto, muito mais fácil.

    Desculpe o "comentário" anterior que foi um teste (pensando que existiria, ainda, moderação de cometário).

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O encomendar das almas ou o “cantar às alminhas” (como se diz(ia) na minha terra) nas Sextas-Feiras da Quaresma é um dos costumes quaresmais que também existiu pela Beira mais alta. Há 2 anos escrevi sobre esta tradição perdida e eis que um pequeno grupo, de imediato, recuperou esta tradição e todas as Sextas-Feiras se encontravam para uma oração colectiva. Foram recolhidas imagens que com prazer publiquei, pois o tempo passa, os hábitos mudam, a vida é mesmo assim, mas recordar as nossas tradições é um direito que devemos mostrar e levar ao conhecimento dos mais novos.
    Bem-haja pela partilha, Quina. Gostei de ver e ouvir e se, então, puder gravá-lo à capela, creio que todos vamos gostar ainda mais.

    Uma Santa Quaresma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora ainda bem que as nossas Beiras vão conservando ou recuperando as tradições . Elas são o esteio em que nos amparamos e ampararemos nestes conturbados tempos . No meu concelho , para além de Idanha-a-Nova há várias aldeias que também praticam este ritual.Amanhã ,6ª feira , começará .
      Tentarei gravar o cântico à capela.
      Para si e os seus ,também uma Santa Quaresma
      Quina

      Excluir
  6. Noutros tempos, na Beira Alta de onde eram meus pais, cantava-se às alminhas e na Semana Santa fazia-se a representação da via Sacra atraves de procissões.
    Quanto ao Pai Nosso eu aprendi assim. Já não me lembro quando comecei a ouvir a troca das dívidas pelas ofensas. Mas lembro que meu pai sempre o rezou assim até à hora da sua morte. Dizia ele que se Jesus tinha ensinado a rezar o Pai Nosso não era quase 2000 anos depois que alguém vinha emendar o que o Senhor ensinara. E ninguém o conseguiu convencer.
    Um abraço e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Em Proença começam amanhã, Domingo 26 de Fevereiro, as Ladainhas e os Martírios. Quanto às Almas só nas últimas 3 sextas-feiras anteriores à sexta-feira Santa é que teremos oportunidade da as ouvir, entre a meia-noite e as 2 horas da madrugada...
    Assim se mantêm estas antigas tradições por estas terras Beirãs.
    Vegitas vezinha
    João Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvira , pois é verdade ,entre as 2 Beiras há várias semelhanças . Afinal , na origem remota estão os mesmos povos . O seu pai tinha razão , os homens têm por hábito alterar tudo ,convencidos de que fazem melhor !!Depois é o que se vê ...
      Beijinhos
      Quina

      Excluir
  8. Olá vezinho , cá continuamos a tentar manter e divulgar as nossas tradições .Hoje recebi da Câmara o "programa " da Quaresma . Vou ver se consigo adicioná-lo aqui e/ ou divulgá-lo no facebook . Sempre mais alguns o ficariam a conhecer .
    Vegitas
    Quina

    ResponderExcluir
  9. Olá, Quina!
    Aproveitando a quadra, venho penitenciar-me do meu absentismo do mundo dos blogues e a este em particular. O tempo, a disposição e problemas vários ("trabalhos da Semana Santa, como dizem nos nossos sítios") a isso obrigam. Mas cá cheguei e daqui vou partir com mais algum conhecimento, como sempre.
    Bem haja, por isso.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João , de facto temos dado pela sua ausência ...Mas que tudo esteja bem é o principal e que os problemas tenham sido ultrapassados ,são os meus votos .Mais uma recordação das nossas terras ...Ainda bem que gosta
      Ab.
      Quina

      Excluir
  10. Olá Quina
    Neste momento, bem mais liberta de afazeres familiares, cá estou. Raramente passei esta época na aldeia dos meus pais e não me lembro de eles se referirem a esta tradição mas sei de localidades bem pert onde a praticam. É bom que se transmitam estes conhecimentos para os nossos descendentes conhecerem um pouco mais da nossa história.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes , ainda bem que pode aparecer ,pois já tinha dado pela sua falta . Pois é , a nossa Beira é assim cheia de marcas do passado .Bom seria que a UNESCO nos desse a alegria de as mais de 200 cerimónias do meu concelho serem reconhecidas como Património Imaterial da Humanidade . Aguardemos ...assim ficarão talvez mais preservadas.
      Beijinhos
      Quina

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...