quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Musicalidade do Concelho de Idanha-a-Nova !!


   E...QUEM VOS  DIRIA  QUE FOI  NESTE CONCELHO  QUE  NASCEU  JOEL PINA.  SIM ...,esse mesmo em que estão a pensar , o"mestre " que acompanhou ,com a sua viola baixo , entre 1975/1994 , Amália Rodrigues 



Reparem nesta juventude ..." Raia dos Sonhos "-é o seu nome 


 
                               As Alvíssaras à Srª do Almotão (2012 )-no "Almiére"  da Ermida
                                          
Até pelo Natal se ouve o Adufe



Um belo apanhado dos vários ritmos do concelho...Tudo gente da terra !!!
                                            
                                                                                                                                                                        
           
A ADUFOTUNA --Tuna feminina da Escola Superior de Idanha-a-Nova- No Festival de Tunas --o seu hino


Temos pois um concelho cheio de musicalidade .Do adufe à"zamborra" , da gaita de foles aos bombos , ao "pífaro " , à viola"beroa"  , à harmónica (ou realejo ) , ao bandolim , ao acordeão (ou conçartina )  , todos estes instrumentos alegraram e alegram a vida dos moradores destas terras. Das Festas e Romarias , do Natal ao "Intrudo", à Aleluia ou  aos bailes de antigamente  no Clube que não era só dos que tinham mais posses , mas de todos nós !!!, ou mesmo nas rodas de rua pelos Santos Populares , lá estavam e, felizmente ainda vão estando, com suas sonoridades  a abrilhantar esses momentos . Juntavam-se e continuam a fazê-lo às vozes populares que teimam em não deixar morrer as nossas tão ricas tradições . Acompanham , ao lado do adufe , os nossos grupos de adufeiras , os nossos ranchos etnográficos . É DE FACTO ENCANTADOR !!!
Sim , eu sei que o nosso concelho é um dos maiores do país ,mas isso não lhe retira o peso da interioridade . Vejam , no entanto como os jovens estão presentes...Mas , já que falamos de jovens deixem também que vos diga que contamos com duas Tunas Académicas , um coral e , se já velhinha na idade , (12/12/1888) , jovem na composição , a nossa banda de música .Existe ainda na vila de Idanha-a-Nova um Pólo do Conservatório de Castelo Branco que permite aos jovens de agora aprenderem o seu instrumento preferido. Não ficarão como eu toda a vida carregando a tristeza de não ter podido aprender a tocar piano...

                     
                          Actuação da CARPE TUNA --a tuna masculina  da Escola Superior de Idanha-a-Nova
           
                                      A nossa Filarmónica e a lembrança de Zeca Afonso...


                          Não , não é a Srª do Almotão...mas ouçam como soam bem os bandolins com os adufes !!! Creio que os japoneses, para quem foi feito este espectáculo , devem ter adorado .


          Agora que já vos dei uma imagem da musicalidade deste concelho , permitam que termine como comecei : Sim , o Professor Joel de Lima nasceu no concelho de Idanha-a-Nova , na aldeia do Rosmaninhal em 1920 . Em Dezembro passado entregou ao seu concelho , Idanha-a-Nova , a sua viola-baixo. Nela deixou escrito um texto  donde destaco :"Desde há muito , pensava doar esta minha viola-baixo^às terras raianas onde moram as minhas mais belas recordações da infância e adolescência. Toquei-a (...)pela mundo fora acompanhando (...)a voz (...) eterna de (...) Amália" .
                 A viola ficou exposta no FORUM  CULTURAL ,situado na parte antiga da vila , perto da Praça da República--rua de S.Pedro . 

  Mas podia ainda falar-vos do grupo "Ciranda" que actua na área da música tradicional ou "Os Moços do Adro "que são "rockeiros " a valer ! Por fim recordar o BOOM Festival que de 2 em 2 anos invade a "Campanha " de Idanha-a-Nova .
 

             Este é mais um pedaço das terras da velha Lusitânia que aqui vos deixo . Espero que gostem e sintam vontade de as visitar .

        A QUEM  ME VISITAR DEIXO JÁ O MEU ENORME  BEM HAJAM !!!

  

(Agradeço aos que me permitiram  aceder às fotos e  vídeos BEM HAJAM !!!)

 
 


                                                                                                             

10 comentários:

  1. Olá, Quina!
    Depois de "levar" com uma aula de música leccionada pelo nosso 1º, nada melhor que levar um "banho" de sons dos nossos sítios.
    Aqui, descobri que aquilo a que na minha terra dizem "zambúrria", a minha mãe dizia-o muitas vezes quando a telefonia tocava alto e muito tempo seguido, aí é "zamborra" e eu pensava que isso fosse a "sanfona" (mas não é) que suponho no Alentejo também é semelhante.
    Na minha terra, "os compadres juntavam-se à esquina a tocar a concertina", não havia acordeão, nem harmónica, havia "gaita de beiços" ou "realejo".
    Estranho é o hino da ADUFOTUNA! Então aquilo não é um plágio da marcha do Bairro Alto? Com tanta música bonita, nos nossos sítios! Não havia necessidade...
    Gostei da CARPETUNA.

    Bem haja e abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João , gosto em vê-lo por cá ,mas quem tem andado mais afastada ,desta feita , até sou eu . Ando às voltas com a publicação de um livro sobre as origens históricas da Srª do Almotão ,que se chama "De Igaedo à Srª do Almotão". Vamos ver quando é lançado ...Quanto ao seu comentário sobre a Adufotuna tem razão de existir pois está sobre a música de uma marcha ao Stº António . Eu achei , apesar de tudo , graça à letra ....Pretendi mostrar como todos dão vida a Idanha-a-Nova e como ficam ligados à terra .Desculpemos as pequenas..... que também cantam a Srª do Almotão ,local para onde vão a pé quando calouros ,onde sâo batizados e onde é a benção das fitas .
      Quanto aos termos realejo e "conçartina " também se usa em Idanha-a-Nova ; foi falha minha não os ter colocado . Esquecimentos de cabeça um pouco cansada...Peço-lhe desculpa se puder parecer que apaguei um comentário seu ,mas havia uma duplicação .Eu é que estou grata pela sua visita e ajuda .
      Um abraço
      Quina

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos diversos videos embora me pareça estranho a música da marcha intrepretada pela tuna. De resto eu gosto muito do som dos adufes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Elvira , ainda bem que veio até cá !!! também concordo consigo sobre o hino da Adufotuna , mas achei a letra interessante em relação a Idanha-a-Nova . Claro que as "moçoilas " não estiveram muito inspiradas musicalmente , mas digo-lhe que cantam bem a Srª do Almotão . Quanto ao som do adufe , estamos totalmente de acordo ---ELE É ÚNICO !!!
      Beijinhos
      Quina

      Excluir
  4. Têm mesmo um concelho cheio de musicalidade, como podemos aqui apreciar e eu aprendi mais sobre a Idanha com este resumo. Bem haja.

    @té depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ainda bem que gostou ,mas garanto-lhe que há muito mais .
      "Inté despous "

      Excluir
  5. Quina

    Só posso dizer-lhe: que bom! Haja algum concelho do interior deste país que não está condenado à morte.

    Concordo consigo e com a Elvira no que diz respeito ao adufe. Mas quero realçar a suprema beleza das vozes femininas que cantam a acompanhá-lo.

    Já não posso dizer o mesmo da tuna feminina que mais parece querer emparceirar com aquilo que nos habituámos a designar por música "pimba" (eu acho que é mais atitude "pimba" do que música). Destoa da beleza, harmonia e elegância de tudo o resto.

    Obrigada pla partilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima , esqueçamos a tuna feminina , o que é pena !!!!Mas , não há bela sem senão . Vamos ver se consigo arranjar algo que a possa redimir....Quanto ao som do adufe também adoro ouvi-lo juntamente com a gaita de foles .Acho que ligam muito bem .
      Bem haja pelas suas palavras
      Beijinhos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...