E...QUEM VOS DIRIA QUE FOI NESTE CONCELHO QUE NASCEU JOEL PINA. SIM ...,esse mesmo em que estão a pensar , o"mestre " que acompanhou ,com a sua viola baixo , entre 1975/1994 , Amália Rodrigues
Reparem nesta juventude ..." Raia dos Sonhos "-é o seu nome
As Alvíssaras à Srª do Almotão (2012 )-no "Almiére" da Ermida
Até pelo Natal se ouve o Adufe
Um belo apanhado dos vários ritmos do concelho...Tudo gente da terra !!!
A ADUFOTUNA --Tuna feminina da Escola Superior de Idanha-a-Nova- No Festival de Tunas --o seu hino
Temos pois um concelho cheio de musicalidade .Do adufe à"zamborra" , da gaita de foles aos bombos , ao "pífaro " , à viola"beroa" , à harmónica (ou realejo ) , ao bandolim , ao acordeão (ou conçartina ) , todos estes instrumentos alegraram e alegram a vida dos moradores destas terras. Das Festas e Romarias , do Natal ao "Intrudo", à Aleluia ou aos bailes de antigamente no Clube que não era só dos que tinham mais posses , mas de todos nós !!!, ou mesmo nas rodas de rua pelos Santos Populares , lá estavam e, felizmente ainda vão estando, com suas sonoridades a abrilhantar esses momentos . Juntavam-se e continuam a fazê-lo às vozes populares que teimam em não deixar morrer as nossas tão ricas tradições . Acompanham , ao lado do adufe , os nossos grupos de adufeiras , os nossos ranchos etnográficos . É DE FACTO ENCANTADOR !!!
Sim , eu sei que o nosso concelho é um dos maiores do país ,mas isso não lhe retira o peso da interioridade . Vejam , no entanto como os jovens estão presentes...Mas , já que falamos de jovens deixem também que vos diga que contamos com duas Tunas Académicas , um coral e , se já velhinha na idade , (12/12/1888) , jovem na composição , a nossa banda de música .Existe ainda na vila de Idanha-a-Nova um Pólo do Conservatório de Castelo Branco que permite aos jovens de agora aprenderem o seu instrumento preferido. Não ficarão como eu toda a vida carregando a tristeza de não ter podido aprender a tocar piano...
Actuação da CARPE TUNA --a tuna masculina da Escola Superior de Idanha-a-Nova
Não , não é a Srª do Almotão...mas ouçam como soam bem os bandolins com os adufes !!! Creio que os japoneses, para quem foi feito este espectáculo , devem ter adorado .
Agora que já vos dei uma imagem da musicalidade deste concelho , permitam que termine como comecei : Sim , o Professor Joel de Lima nasceu no concelho de Idanha-a-Nova , na aldeia do Rosmaninhal em 1920 . Em Dezembro passado entregou ao seu concelho , Idanha-a-Nova , a sua viola-baixo. Nela deixou escrito um texto donde destaco :"Desde há muito , pensava doar esta minha viola-baixo^às terras raianas onde moram as minhas mais belas recordações da infância e adolescência. Toquei-a (...)pela mundo fora acompanhando (...)a voz (...) eterna de (...) Amália" .
A viola ficou exposta no FORUM CULTURAL ,situado na parte antiga da vila , perto da Praça da República--rua de S.Pedro .
Este é mais um pedaço das terras da velha Lusitânia que aqui vos deixo . Espero que gostem e sintam vontade de as visitar .
A QUEM ME VISITAR DEIXO JÁ O MEU ENORME BEM HAJAM !!!
(Agradeço aos que me permitiram aceder às fotos e vídeos BEM HAJAM !!!)
A Zamborra
Olá, Quina!
ResponderExcluirDepois de "levar" com uma aula de música leccionada pelo nosso 1º, nada melhor que levar um "banho" de sons dos nossos sítios.
Aqui, descobri que aquilo a que na minha terra dizem "zambúrria", a minha mãe dizia-o muitas vezes quando a telefonia tocava alto e muito tempo seguido, aí é "zamborra" e eu pensava que isso fosse a "sanfona" (mas não é) que suponho no Alentejo também é semelhante.
Na minha terra, "os compadres juntavam-se à esquina a tocar a concertina", não havia acordeão, nem harmónica, havia "gaita de beiços" ou "realejo".
Estranho é o hino da ADUFOTUNA! Então aquilo não é um plágio da marcha do Bairro Alto? Com tanta música bonita, nos nossos sítios! Não havia necessidade...
Gostei da CARPETUNA.
Bem haja e abraço,
João Celorico
Olá João , gosto em vê-lo por cá ,mas quem tem andado mais afastada ,desta feita , até sou eu . Ando às voltas com a publicação de um livro sobre as origens históricas da Srª do Almotão ,que se chama "De Igaedo à Srª do Almotão". Vamos ver quando é lançado ...Quanto ao seu comentário sobre a Adufotuna tem razão de existir pois está sobre a música de uma marcha ao Stº António . Eu achei , apesar de tudo , graça à letra ....Pretendi mostrar como todos dão vida a Idanha-a-Nova e como ficam ligados à terra .Desculpemos as pequenas..... que também cantam a Srª do Almotão ,local para onde vão a pé quando calouros ,onde sâo batizados e onde é a benção das fitas .
ExcluirQuanto aos termos realejo e "conçartina " também se usa em Idanha-a-Nova ; foi falha minha não os ter colocado . Esquecimentos de cabeça um pouco cansada...Peço-lhe desculpa se puder parecer que apaguei um comentário seu ,mas havia uma duplicação .Eu é que estou grata pela sua visita e ajuda .
Um abraço
Quina
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostei dos diversos videos embora me pareça estranho a música da marcha intrepretada pela tuna. De resto eu gosto muito do som dos adufes.
ResponderExcluirUm abraço
Viva Elvira , ainda bem que veio até cá !!! também concordo consigo sobre o hino da Adufotuna , mas achei a letra interessante em relação a Idanha-a-Nova . Claro que as "moçoilas " não estiveram muito inspiradas musicalmente , mas digo-lhe que cantam bem a Srª do Almotão . Quanto ao som do adufe , estamos totalmente de acordo ---ELE É ÚNICO !!!
ExcluirBeijinhos
Quina
Têm mesmo um concelho cheio de musicalidade, como podemos aqui apreciar e eu aprendi mais sobre a Idanha com este resumo. Bem haja.
ResponderExcluir@té depois.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAinda bem que gostou ,mas garanto-lhe que há muito mais .
Excluir"Inté despous "
Quina
ResponderExcluirSó posso dizer-lhe: que bom! Haja algum concelho do interior deste país que não está condenado à morte.
Concordo consigo e com a Elvira no que diz respeito ao adufe. Mas quero realçar a suprema beleza das vozes femininas que cantam a acompanhá-lo.
Já não posso dizer o mesmo da tuna feminina que mais parece querer emparceirar com aquilo que nos habituámos a designar por música "pimba" (eu acho que é mais atitude "pimba" do que música). Destoa da beleza, harmonia e elegância de tudo o resto.
Obrigada pla partilha
Fátima , esqueçamos a tuna feminina , o que é pena !!!!Mas , não há bela sem senão . Vamos ver se consigo arranjar algo que a possa redimir....Quanto ao som do adufe também adoro ouvi-lo juntamente com a gaita de foles .Acho que ligam muito bem .
ExcluirBem haja pelas suas palavras
Beijinhos