quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PARA PALAVRAS LOUCAS ORELHAS MOUCAS!!!!

          O NOSSO POVO ISSO AFIRMA ...NO ENTANTO NEM SEMPRE   É FÁCIL TUDO  ENGOLIR...
VEJAMOS , ou antes leiamos , se a isso estiverem dispostos ,o que tenho para vos dizer ....
      Acabada de vir de terras egitanienses , tenho ainda em mim a pureza do seu ar , o cheiro das suas plantas ,o sabor das suas iguarias e a beleza das suas paisagens !!!
 
         .Zona de transição entre as montanhas e a campina ,este meu concelho acaba por abarcar uma série de características que o tornam único .Se dum lado contemplo a montanha  ,vendo a Estrela e a Gardunha ao longe , do outro contemplo a ampla "campanha " de campos ferteis e irrigados onde as zonas de pastagem de ovinos e gado vacum se entrelaçam com as de culturas de horta , de cheiros para chás e temperos e de frutas saborosas e suculentas. Mas , no meio dessa vastidão que é essa nossa campina  ,vemos que aqui e ali ela é salpicada por súbitas escarpas rochosas  vindas dos tempos da formação do nosso planeta . São a Escarpa do rio  Ponsul sobre a qual se ergue Idanha-a-Nova , a formação geológica dos tempos em que o pólo sul ficava nestas terras e onde hoje se levanta Penha Garcia e aquela massa granítica  que nos permite ter entre nós toda aquela majestade e encantamento que é Monsanto .
Mas, muito mais temos nas nossas terras ..Da Civitas Igaeditanus ,aos múltiplos castros , antas , dólmens, são apenas alguns dos vestígios que por toda a parte pontuam estas terras a que eu chamo de "sagradas ".No entanto ,parece que nem todos compreendem essa sacralidade . Os Templários entenderam-no e elevaram nele 7 dos seus castelos ; os locais sagrados chegam-nos do mais profundo dos tempos ; o culto a Maria e ao Espírito Santo estão por todo o lado ....Todavia , há 2 semanas um dos mais prestigiados semanários deste País  passou , para os seus leitores , delas uma imagem que para os filhos destas terras  é inacreditável Dão delas uma imagem de primitivismo , onde a maioria das pessoas não sabe ler e onde o uso de sapatos ainda não começou a ser vulgo entre nós . Dizem que somos o concelho mais envelhecido e mais inculto , somos analfabetos  , apesar de termos ensino secundário , superior e escola profissional ; que os habitantes que podem ,fogem daqui ..Quem tal leu deve ter pensado : "Que horror , são mesmo pré.históricos !!!Eu ir  lá ? Não...só "velhos " analfabetos ?!"....
   Pois é ...,eis a tarefa ingrata que me proponho hoje : deitar a baixo essa imagem  e mostrar ,como aliás o tenho procurado fazer com o meu blogue ,que as terras de Idanha_a-Nova  apesar da interioridade que é comum a todo o País desde o Minho ao Algarve ,têm evoluído ,avançado e ,se internamente algum  orgão de informação  não gosta de nós , nós continuamos a caminhar ,mas sabendo guardar as nossas tradições .Sim , essas também são sagradas para nós , pois ,sabemos ,vejam lá ,que um povo sem história não é um povo ...Então direi apenas a esses senhores que não gostam de nós que:
   O nosso ar também é dos mais puros do país ; as nossas paisagens também são belas ; mas as nossas iguarias são únicas ,os nossos hotéis já foram premiados internacionalmente . E ,se internamente não se deu pelos prémios recebidos  pelos os nossos produtos que são mesmo bons !!! ,resta-me apenas dizer-vos que no exterior já deram . Assim , ainda no passado dia 28 de Agosto os "sabores da Idanha ",queijos da nossa Cooperativa , receberam a medalha de ouro com 2 estrelas ,num concurso a nível mundial entre mais de 3mil produtos gourmet .Também em Agosto os nossos azeites serviram para temperar  o bacalhau de Ílhavo ,no seu Festival ,onde se gastaram 1300 litros e estão já no mercado estrangeiro como o Brasil.  Porém ,os nossos jovens já sairam há muito da idade da pedra lascada e até conseguem fazer estudos na Escola Agrária de Castelo Branco que tem em Idanha-a-Nova o seu centro experimental .Somos já considerados a nível do país ,como capital da melancia   (o Ladoeiro ) ! Mas tal não nos chegava ::.Ora ,se já se produzia no Oriente e no Brasil melancia sem pevides , porque não fazê-lo nas terras egitanienses? Meteram-se "mãos à obra "! e aí estão as nossas  1ªs melancias sem pevides !!!
          É verdade , muito mais poderia dizer para mostrar que não vivemos nas cavernas ou na Idade Média .O latifúndio dominou durante muito tempo, séculos mesmo as nossas terras levando a que muitos idanhenses ,com a morte nas almas , saíssem de suas terras .Tal como em todo o país, também cá ,tempos houve em que as crianças não iam à escola ,sendo as mulheres as mais sacrificadas. No entanto , é uma sexagenária, cujos pais nunca tiveram terras ,quanto mais latifúndios, que aqui ergue a voz na defesa da terra que tanto ama .
    Rogo as todas as SENHORAS que povoam também as nossas terras e as vigiam de suas ermidas  que iluminem a mente de quem tão mal disse da minha Egitânia .Como vêem até sabemos perdoar ...
    Dizem alguns historiadores que somos o que resta da antiga Lusitânia !! Daquela que resistiu à ocupação romana .Creio que sim...Seremos mesmo"o povo que não se governa nem se deixa governar ?" Assim o acharam os romanos  .....Assim  nós seremos pois, tal   quer dizer que não nos vergam por muito que tentem.....Somos rijos como o granito...não cedemos facilmente ...Como tal deixo-vos mais uma vez com alguém que soube entender a nossa alma ----Zeca Afonso
                                                       

16 comentários:

  1. Amiga Idanhense.
    Um belíssimo texto.
    Afinal sempre existe resistência ao "profundamente desanimada".
    A coragem é a última coisa a perder.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Amigo albicastrense , quando por natureza somos sempre arrastados a reagir , podemos ,por um momento ou outro sentir o desânimo apoderar-se de nós ...No entanto , "essa natureza " rapidamente nos leva a resistir e a agir. Assim sou eu e foi do sangue albicastrense que herdei tal maneira de ser .Bem haja pelas sua palavras
      Ab.

      Excluir
  2. Amiga Quina, apetece-me dizer: Perdoai-lhes que não sabem o que dizem...
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Quina

    Como sabe, sou professora. Sempre que estudamos a a sociedade da Grécia Antiga e vemos algumas imagens, pergunto aos meus alunos: de que cor eram os escravos? Acredita que, automaticamente, me respondem que eram negros?. Ou seja: nem olham! Têm estereotipado na ideia que escravo é negro e pronto, assim fica.

    Não li a reportagem que refere, mas, de acordo com aquilo que me diz, o(a) jornalista reproduziu estereótipos em vez de pesquisar, olhando, vendo, ouvindo e lendo. Quem sai mal é o autor, não são as gentes da Idanha. Mas entendo a sua revolta.

    Um abraço

    ResponderExcluir


  4. Lourdes , bem haja pelas suas palavras .Espero que pelos seus lados os incêndios não façam mais estragos .
    Beijinhos

    ResponderExcluir

  5. Olá Fátima , sim sei que somos colegas mesmo de área disciplinar . Pois é isso mesmo que se passou , passa e creio que , infelizmente , ainda vai continuar. Também cheguei a ter respostas dessas ...
    Quanto à notícia ,acho mesmo que há uma certa má vontade contra a região .Ela fazia parte de uma série que pretendeu caracterizar várias regiões do país .Acredita que a minha foi a única depreciada ? Enfim , ferveu-me o sangue ,pois lá diz o nosso povo "quem não se sente não é filho de boa gente"!
    Bem haja pelo seu apoio e um ano lectivo o melhor possível !!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. E tem feito um excelente trabalho, mas claro você sabe disso.
    "Quem não se sente não é filho de boa gente" e já agora acrescento "Cada um queixa-se de onde lhe dói" e a vocês deve ter doído muito.

    Beijinhos****

    ResponderExcluir


  7. Mesmo muito, amiga ,mesmo muito...Quanto ao que faço é por muito amor à minha terra.
    Bem haja pelo seu apoio
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Quina!

    Pois é! Também eu, sinto vontade de poder responder a muito pseudo-intelectual da nossa praça quando menoriza um povo apelidando-o de analfabeto. O povo, quando muito, pode ser iletrado mas não é, nem analfabeto, no sentido pejorativo nem inculto. Será que cultura é saber o nome das bandas rock e similares, os cantores e jogadores da moda, saber os modelos de automóveis, os “actores” de telenovelas, etc. etc.? E, pasme-se, diz-se que temos a geração mais bem preparada de sempre. Frequentemente temos ocasião de ver nos concursos de televisão, cada vez de nível mais baixo, a presença de licenciados, mestrados, doutorados que, ao serem inquiridos, sabem tudo sobre música (mas só rock ou quejandos) mas se a pergunta é sobre História, Geografia, Ciências ou uma simples conta de Matemática, logo se apressam a dizer que a área deles não é aquela... e prestam-se a fazer essa figura sem se envergonharem.
    Desconhecem os “analfabetos” que foram nas caravelas, os que olham o astro e, sem ouvirem o serviço meteorológico, sabem se vai chover, se é a melhor altura para semear ou para colher. São também esses que, sem o “precioso” auxílio da ASAE, produzem o azeite e fabricam queijinhos e enchidos que nos deleitam. Haverá gente mais culta que esta?
    Diz-se que o ensino é obrigatório até ao 12º ano porém, para muitos, é mesmo um castigo que nós subsidiamos. E, se alguém alvitra que um aluno sem aproveitamento possa ser dirigido para um curso técnico que lhe possa ser útil, e a todos nós, cai o Carmo e a Trindade pois numa sociedade cada vez mais técnica, isso é uma ofensa. Não interessa saber fazer nada e só devemos formar engenheiros ou doutores. Ah, já me esquecia, ainda há uns cursos com grande aceitação, os de jornalismo ou comunicação social, com grande impacto na economia mundial, e não só...
    Abstenho-me de mencionar os “cursos” que dão acesso à carreira política...

    E, por aqui me fico porque as minhas “letras” não me dão para mais...

    Abraço e bem haja,

    João Celorico

    ResponderExcluir



  9. Estou inteiramente de acordo com tudo o que disse. . Agradeço-lhe o apoio.
    Assim vai a vida neste país à beira -mar plantado
    Bem haja
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Quina

    Quem escreveu esse artigo não estará de todo informado do esforço feito pela autarquia, na tentativa de fazer sair o concelho do anonimato e dá-lo a conhecer ao país com todas a riquezas que enumera e mais algumas.
    Há quem diga que estas iniciativa servem para os autarcas se autopromoverem. Eu isso até dou de barato porque, como todos sabemos, a politica e a gestão de prioridades consoante as oportunidades. Aqui será juntar o útil ao agradável.

    Quanto ao autor do artigo é deixá-lo falar que provalmente não saberá o diz. E se sabe poderá também ser alguma manobra política: desdenhar para comprar por baixo.

    Vsitas

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Ora viva amigo Chanesco , é capaz de ter razão na sua análise , mas eu sou daquelas que reajo a quente e tenho que "lavar a alma " senão nem fico bem .
      Aproveito para agradecer uma vez mais aquelas belas fotos ...
      Muntas vsitas

      Excluir
  11. Quem diser isso que esse jornal escreveu, decerto nao conhece essa grande Idanha!
    Eu sim conheco, nao toda mas uma boa parte e recomendo a visita, que quem a fizer nao lhe ira esquecer, por bons motivos, esta visto!
    Bem haja minha amiga, por tao bem descrever e defender a sua terra, coisa que eu tambem tento fazer da minha, embora nao com tanto saber e cultura.

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderExcluir


  12. Amigo Cardoso ,bem haja pelo seu apoio e pelas suas palavras elogiosas .Muito gosto também de ler aquilo que escreve sobre a sua terra e olhe que é de muito boa qualidade !
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Ola Quina é um prazer ver que nos defemde co unhas e dentes...Enfim ignorantes e pobres desses jornalistas. Soube na altuira dessa noticia mas não a consegui encontrar infelizmente ou felizmente. Se calhar este texto que voce escreveu devia ter seguido para esse dito jornal para o direito e resposta do leitor..

    Enfim deixemos os ignorantes ficarem burros.
    Continue com os seus belos textos Quina. Um abraço

    ResponderExcluir


  14. Bem haja pelas suas palavras .Nem supõe quão indignada fiquei e tive que desabafar nem que fosse só no blogue e nos ouvidos de todos aqueles que me rodeiam .Enfim , é a imprensa que temos a par de muitas outras coisas...Continuarei a divulgar e a defender a nossa terra ...
    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...