domingo, 18 de novembro de 2012

A GENTE NOVA QUE CHEGA ÀS TERRAS de IDANHA-A-NOVA

                                 AS   ERVAS    DE   ZOÉ
Deixemos as tristezas par atrás e falemos da gente nova que vai procurando as terra da  Egitania  !!Já vos falei do incremento dado aos azeites através da Cooperativa com sede na aldeia do Ladoeiro ...mais ou menos a uns 10 Km de Idanha-a-Nova .Referi ,igualmente , a Cooperativa dos queijos , os seus prémios internacionais  e , por último , os seus bombons .Hoje quero dar-vos a conhecer o trabalho de 2 jovens licenciados que há cerca de 4 anos  vieram até estas terras . Encontraram aqui a tranquilidade , o ambiente que procuravam , saturados que estavam do corre dos grandes centros . E...dedicaram-se ao cultivo de ervas aromáticas biológicas . Surgiram assim ERVAS DE ZOÉ . Com elas começaram a chegar até nós vários chás  que nos lembram os sabores da nossa infância ,   ervas para condimento alimentar , azeite aromatizado e flor de sal também  misturado com múltiplas e saborosas ervinhas de acordo com o fim a que se destinam .
  E, deixem-me que vos diga ,ainda agora quando estive em Idanha-a-Nova trouxe de lá vários pacotinhos de chás e tenho-me deliciado a beber , por exemplo um cházinho de poejos com uma colherinha de mel também da região .Mostro-vos aqui para além do chá de Poejos , o  "Memórias de Infância " que eu acompanhei com outra delícia da minha terra --os borrachões (bolinhos típicos que se desfazem na boca !!) .
     Não supõem a enorme alegria com que vos falo do sucesso deles .As "suas ervinhas" , cuidadas com tanto amor estão já à venda em vários locais , mas há também uma loginha online onde podem encomendar ou pedir informações .
   Aproveito ainda para lembrar o programa de atribuição de terras a jovens que as quiseram trabalhar levado a cabo pela Câmara de Idanha-a-Nova .Sei que o "NÃO EMIGRE  ; MIGRE " está a ser um sucesso ....E , peço-lhe vá até ao chamado "interior " !Afinal não leva mais tempo a chegar lá do que a percorrer o IC 19 !!!! em horas de ponta....
   SEI que Vai GOSTAR  de NÓS e vai deixar-se SEDUZIR

                                      SEJAM BEM VINDOS   e      MUITO FELIZES
     

14 comentários:

  1. Olá Quina1
    Que bom haver jóvens empreendedores com coragem para investir numa zona condenada à desertificação. Precisamos de mutos jóvens assim, na Idanha como na minha zona. Só com a fixação da população se consegue desenvolver uma região.
    Desejo muitos sucessos a estes dois jóvens para que sirvam de motivação para outros.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Olá Lourdes , já há outros que trabalham em hortas biológicas , que abriram por exemplo em Monsanto a Taverna Lusitana , outros a loginha dos produtos regionais ou mesmo um queijo de cabra biológico com oregãos , alecrim ...óptimos .As 1ªs parcelas de terra esgotaram rapidamente e as segundas já tem gente em lista de espera .Estou com imensa esperança ...
      beijinhos

      Excluir
  2. Gosto muito de ervas aromáticas quye uso sempre na culinária excepto a hortelã a que sou alergica. Mas chás não. Nunca consegui gostar de chás. Quando era menina, minha mãe tinha na horta, poejos, salvia, príncipe e alecrim. Quando tinhamos qualquer queixa fazia logo chá. Para mim beber chá ou o oleo de figado de bacalhau que ela sempre nos dava era a mesma coisa. Uma purga. Quando oiço as amigas gabarem um cházinho sempre penso que devo ter nascido com defeito.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Elvira , como vai ? Muitos casos como o seu sucedem com outros produtos.Na infância associámo-los a coisas desagradáveis ou que nos fizeram sofrer e depois não conseguimos encará-los doutro modo.Assim não lhe recomendo o chá ,mas ervinhas para temperar , o azeite perfumado e a flor de sal também são óptimas ...
      Beijinhos

      Excluir
  3. Boa noite, somos alunas da Escola Superior de Educação de Setúbal e no âmbito da unidade curricular Culturas Populares, estamos a desenvolver um trabalho com três áreas distintas: antropologia, mitologia e música, assim escolhemos Monsanto e as Adufeiras para o realizar.
    Numa das nossas pesquisas sobre a encomendação das almas achamos o seu blog, que nos foi extremamente útil uma vez que existe pouca informação sobre a essência e cultura desta terra.
    Gostaríamos assim de pedir a sua aprovação para utilizarmos alguma da informação - devidamente identificada, e de saber se nos poderia ajudar com informação sobre a histórias das adufeiras.
    Agradecemos contacto.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ~ Boa noite , desculpem mas só hoje vim ao meu blogue ,pois tenho estado ocupada nos últimos preparativos de um livro que engloba a temática que ,creio , vos interessa .Fui até há pouco tempo professora de História na Escola Secundária Alfredo da Silva no Barreiro . Preciso de saber se quando se referem às adufeiras são as mulheres que tocam e tocaram adufe ao longo dos tempos ou as que actualmente o fazem em Monsanto . Posso adiantar-vos já que a tese que defendo sobre o adufe é que ele veio da Suméria e do Egito onde era tocado por mulheres no culto à deusa Ísis .Foi pois trazido para o nosso território no tempo dos Lusitanos e começou a ser tocado no culto praticado à referida deusa na região da Egitânia . Vou lançar o livro em Idanha-a-Nova no dia 22 de Dezembro .Se ainda for a tempo terei muito gosto em esclarecer-vos e enviar mesmo para a Escola um exemplar.
      Quanto à utilização da informação colhida no meu blogue podem fazê-la à vontade
      Se quiserem podem contactar-me pelo email .joaquinasc@hotmail.com
      Bem hajam pelo vosso interesse pela minha região

      Excluir
  4. Quina

    É salutar que esta juvetude se tenha decidido a abraçar esta oportunidade. Para alguns, que não tendo encontrado colocação na sua área de formação, será talvez uma escapatória para se esquivar do desemprego e encontrar aqui um caminho para o futuro.
    Pelo que se diz, esta iniciativa tem estado a resultar. Oxalá assim continue.

    Muntas vesitas

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Olá Veginho , como vai ? Sempre achei que o futuro do país estaria no regresso ao interior e ao campo. Será que estava a fazer a análise certa ? A ver vamos e espero não me ter enganado.
      Ab.

      Excluir
  5. Olá Quina.
    Nestes dias fresquinhos um cházinho com um desses bolinhos vem mesmo a calhar.
    E numa altura que há cada vez mais falta de trabalhos para a população jovem, sem dúvida nenhuma que o exemplo que apresenta é de louvar, bem como é de louvar todos aqueles que regressam e desejam contribuir para o desenvolvimento de uma região.
    Ainda bem que temos os blogues para dar a conhecer os produtos locais, não é verdade?

    Um abraço e bem-haja pela ajuda lá no blog. Vou tentar postar as imagens com outra conta.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Não tem que agradecer ,Paula . Quanto ao regresso da juventude espero que aceitem mesmo o desafio que a câmara lhes lançou : "Não emigres ,migra !"Afinal temos tantas terras boas por aí que é mesmo uma dor de alma ...
      Ab.

      Excluir
  6. Boa noite, Quina

    É de saudar, de facto,- e noticiar - a alma nova que vai regressando a algumas terras do nosso interior. Muito boa sorte para todos e, a si, muito obrigada pelas notícias que vai dando e que são de um entusiasmo contagiante.


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. Fátima , esperemos que mais sigam estes exemplos ,porque o interior e o país bem precisam disso.
      beijos

      Excluir
  7. Olá, Quina!
    Venho aqui para lhe desejar, a si e a todos os seus, um Santo e Feliz Natal!
    Aproveito, igualmente para lhe desejar, de novo, uma boa sorte para o próximo dia 22!


    NATAL ... em tempos de crise!

    Uma estrela, lá no céu, apareceu
    e algures, nos longes desta Terra,
    um Menino, o Messias, nasceu!
    Por encanto, se calou a guerra!

    Nas secas palhinhas deitado,
    então, o Menino perguntou,
    tão curioso, quanto admirado
    -: O Gaspar, ainda não chegou?

    Que não, lhe disseram os Magos,
    de seu nome Belchior e Baltasar.
    -: Ele à “troika” está dando “afagos”
    e não sabendo que mais lhe dar!

    Tomai, aqui tendes o meu incenso
    e a mirra, em dobro, eu Vo-la dou,
    mas ouro do Gaspar, esse, penso
    que já ... “tudo a troika levou”!

    O Menino Deus não podia crer
    tudo isto, que achou sem razão!
    “Pai, eles não sabem o que fazer,
    dai-lhes o Vosso imenso perdão!”

    E, Deus na sua sabedoria infinita,
    capaz de tudo nos perdoar, afinal ,
    enviou-lhe uma mensagem escrita,
    bem simples! Paz na Terra, é Natal!

    E porque hoje nasceu uma criança,
    o mundo esqueceu a crise e o mal!
    No céu, aquela estrela é a Esperança
    e na Terra, é Natal! É Natal! É Natal!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir



  8. João , nem sei como lhe agradecer...O seu poema está delicioso !Passamos do "meditabundo " ao brincalhão ,para regressarmos ao sério e terminarmos com a esperança de que na Terra ainda haja homens de boa vontade .Que o "Menino " tenha misericórdia de nós....
    Retribuo os votos de um bom Natal para si e todos os seus.
    Quanto ao dia 22 ,espero não desiludir ...
    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...