terça-feira, 18 de dezembro de 2012

E OS Madeiros já chegaram .....os tempos são difíceis..mas as tradições resistem...

            VOTOS SINCEROS  DE   FELIZ  NATAL

     O dia 8 de Dezembro trouxe ,de novo , às terras da Velha e Primordial Lusitânia , os madeiros .Foi entre cânticos , vivas e comes e bebes que os madeiros enfeitados com ramos e flores chegaram ao  local  onde serão postos a arder na noite de Natal .Os nossos antepassados lusitanos aqueciam com eles o deus sol que veio "perdendo calor !!!"(assim julgavam )e deveria, a partir dessa noite em que  está mais próximo de nós ,ser assim ajudado a retomar o seu esplendor . Com o cristianismo ,mantivémos os madeiros e passámos a aquecer com eles o Menino Jesus uma vez que estamos na noite do Caramelo . Haverá muitos madeiros espalhados pela vila de Idanha-a-Nova ---junto de igrejas e capelas ou até mesmo onde nos parece , à 1ªvista , nada haver de místico....No entanto ,se estiverem atentos talvez vislumbrem os restos de uma capela  há pouco trazidos à superfície ou uma anta . ..mas , sempre em encruzilhadas !!! O sentido mágico das ENCRUZILHADAS manteve-se no inconsciente colectivo e surge , por isso , instintivamente .Assim é mais um ano ...Não há crise que deite abaixo a força do povo beirão ou não fossemos nós "rijos como o granito , moldados pelos frios dos Hermínios "
ESTE MADEIRO ASSIM LEVADO  É O DA   FREGUESIA DE PROENÇA -a-VELHA   


                          À  NOITE  SERÁ    ASSIM  E OUVIR-SE-Á   CANTAR AO MENINO ENQUANTO SE "APITCHA "O MADEIRO E SE COME E BEBE....

MAS  TAMBÉM  SOARÃO  OS  CÂNTICOS
 ESTA MISSA DO GALO É  NA ALDEIA DE STª MARGARIDA ---OS CÂNTICOS  SÃO IGUAIS POR TODO O CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA  .

14 comentários:

  1. Linda e Rica Tradição!
    Idanhense, sabe que lá para os meus lados chamamos ao “Madeiro” “Cepo”? Lá só é cortado pelos rapazes da terra na tarde do dia 24 de Dezembro, é então transportado por tractores e, por vezes, é composto no local por máquinas, mas dantes iam buscar a lenha aos pinhais com o carro de bois e quando não se arranjava bois, levava-se à mesma o carro e à força de muitos braços o carro vinha carregado na mesma, pois a lenha para o Cepo/Madeiro não podia faltar, já que este era o símbolo mais marcante dos jovens da época e creio que ainda hoje é um dos mais belos momentos da Noite de Natal das nossas aldeias da Beira.
    A si e a todos os seus amigos e leitores deste espaço um Natal Santo e Feliz, com muita saúde, paz, alegria e solidariedade.

    Boas Festas e um abraço meu.
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Quina

    Como disse uma vez num dos meus posts:
    "Aldeia beirã sem Madeiro no adro é como ter um presépio sem Menino Jesus".

    Um abraço
    e votos de um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Amiga Quina, espero que tenha passado passado o Natal em ambiente de alegria e fraternidade. Faço também votos para que 2013 lhe traga muita saúde, paz e a concretização de todos os seus sonhos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

  4. Paula , é como diz o amigo Chanesco "aldeia (ou vila e cidade ,digo eu ) sem madeiro no adro é como um presépio sem Menino Jesus "!-Beijinhos e um Bom ANO NOVO

    ResponderExcluir


  5. Vizinho Chanesco , tem toda a razão !!!Este ano foi percorrer os 8 madeiros de Idanha-a-Nova até às $ horas da manhã em moldes de festejo do que dizem ter sido um sucesso o lançamento do meu livro .Um abraço com votos de um BOM ANO .
    Quina

    ResponderExcluir


  6. Lousdes , graças a Deus correu tudo bem e ainda tive a alegria de lançar o meu livro .Agradeço-lhe os seus votos e desejo.lhe um ANO BOM !!
    Beijinho
    Quina

    ResponderExcluir
  7. Olá, Quina!

    Que essas tradições se vão mantendo, embora cada vez seja mais difícil encontrar os jovens que iam para a tropa, e esses troncos porque agora o que há mais é mato (tojo, piorneiras, etc.)e que eu não veja escrito, por alguém, que ali para a Beira Baixa se fazem umas fogueiras. Quem chama ao "madeiro" uma fogueira, está a reduzir essa tradição e o que representa a uma mera fogueira dos Santos Populares sem entender o seu significado. Mas, enfim, é o que vamos tendo...

    Com os meus votos de um Bom Ano para si e todos os que lhe são queridos e que ele lhe traga tudo o que melhor desejar, aqui lhe deixo a minha "previsão"...

    Para bem receber o Ano Novo,
    toda a gente veio à rua, saudar!
    Ainda não percebeu, este povo,
    que o treze é número de azar?

    Porém, e se pensarmos bem,
    já que ele à nossa porta está,
    deixê-mo-lo entrar também.
    Pior que o velho, ele não será!

    Ainda que ninguém se esqueça
    dos problemas e maus assuntos,
    no Novo Ano entremos de cabeça
    ou então, melhor, aos pés juntos!

    Grande desejo é, cá para mim,
    que este pais encontre o Norte!
    Que para todos, oxalá que sim,
    treze seja o número ... da sorte!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir


  8. Como sempre com quadras oportunas ...!!!,João . Os madeiros , esses, continuam a chegar mesmo que quem os traz não sejam os rapazes que vão à tropa ...O que é preciso é que eles cheguem .Foram 8 este ano , com muita gente nova à sua volta , de tal modo que me deixei levar e acabei por chegar a casa às 4 h da manhã , com a família ,claro !! .Deixe os ignorantes falar ...talvez lhe consigámos ensinar alguma coisa .
    Um Ano Novo com tudo o que mais desejar
    Ab.
    Quina

    ResponderExcluir
  9. Navegando, encontrei este espaço. Vou ficar e acompanhar…

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Nita , seja bem vinda .Ainda bem que gostou do espaço e vai votar .Conto consigo .Um BOM ANO

      Bem haja
      Quina

      Excluir
  10. Quina

    Eu não sei o que é que há no modo de cantar da gente da Egitânia que dou comigo sempre comovida...

    Quero desejar-lhe um bom ano: os prenúncios são-lhe favoráveis, pois se traduziram na concretização de um sonho nascido de muito trabalho.

    Tenho muita pena, pois gostaria de a felicitar pessoalmente, mas não poderei estar presente na cerimónia de lançamento do seu livro (há datas a que o nosso coração não nos deixa esquecer). Mas gostaria de o adquirir: estará à venda em livrarias?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fátima ,
      Tenho muita pena de não a ter presente ,mas a vida é mesmo assim . Como a publicação foi da Câmara da minha terra creio que estará à venda na Casa do Concelho , e nalguns pontos de minha terra .No entanto terei muito gosto de lhe enviar um exemplar .Diga-me para onde e fá-lo-ei .
      Um abraço

      Excluir
    2. Quina

      Agradeço-lhe a sua oferta, mas sei bem o trabalho que dá escrever um livro, sendo o produto da venda a única forma que o autor tem de ser minimamente compensado. Como a Quina me deu a morada da casa do concelho, passarei por lá assim que possa.

      Bem-haja

      Excluir


  11. Fátima ,é com o maior gosto que lhe ofereço o livro .No entanto , pois não esqueço o apoio que me deu no início do meu blogue. Mas , se mesmo assim não se sentir bem!!, o melhor dia para passar pela casa do meu concelho é ao domingo.Fico à sua disposição
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...