segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E FOI UM MÊS DE MUITAS EMOÇÕES ....


Entrevista dada à "Portugal Romano "sobre o livro "De Igaedo à Srª do Almotão "

Adufeiras da Casa do Concelho de Idanha -a- Nova em Lisboa -(apresentação do livro )

Há já mais de um mês que nada vos digo ....De facto e apesar da famigerada crise , ele foi um mês  de emoções . Claro , foi o mês do Natal ; os madeiros arderam junto às ermidas e igrejas ,nas encruzilhadas  da minha terra ; houve à sua volta comes e bebes envoltos em cânticos que ,felizmente , até partiram das bocas de gente nova .A noite foi longa ,principalmente  para mim que já não sou jovem...Mas eram 4 horas da manhã  quando em Idanha-a-Nova  me "recolhi ".
Lançamento do livro em Idanha-a-Nova :--Centro Cultural Raiano
O adufe soou por mãos muito hábeis de Senhoras da  minhaTerra, Idanha-a-Nova
Apresentação em Lisboa  na Casa do Concelho de Idanha -a-Nova (a Srª Vereadora da Educação da câmara de Idanaha-a-Nov  , DrªIdalina Costa e o rev. Pároco de Idanha-a-Nova , sr Padre Adelino ,ladeiam-me )

       A crise ficou esquecida por uns tempos ,até porque vencer a força da alma lusitana não é coisa fácil . Quem lutou desde sempre contra outros ventos não se deixa abater por algumas rajadas com que nos queiram  fustigar .   A"cidade da Luz " ou Lusitânia , no sentido dado por Sto Agostinho à palavra cidade , não se verga  , não se ocupa ,não se vence com facilidade .Não esqueçamos que foi preciso traidores para que a "velha , a primodial Lusitânia " se vergasse ,em parte , ao jugo romano . No entanto , nem este o conseguiu totalmente ...Digo mesmo que nunca esquecerei que de nós disseram sermos um povo que não se governa (de acordo com os princípios romanos !!!), NEM SE DEIXA  GOVERNAR  !! --pelos  romanos  e outros quejandos impérios,  reinos ou estados ,claro ...    
  Ora , foi nesta envolvência  que lancei o meu 1º livro "De Igaedo à Srº do Almotão ".Quero aqui agradecer a todos os amigos que junto de mim estiveram quer na minha terra ,Idanha-a-Nova , quer em Lisboa na Casa do meu concelho . Bem hajam pois todos e entre eles os autores dos blogues : "Por terras do rei Wamba " , "Prohensal ", "Arca Velha "e "Salvaterra e Eu "; bem haja também a Revista online "Portugal Romano "Grata de igual modo aqueles que gostariam de ter estado comigo...mas avida nem sempre corre como queremos.
       Deixo-vos algumas imagens desses 2 dias que me deixarem , nervosa ,mas também  feliz


                                                 "De Igaedo à Senhora do Almotão "

    

16 comentários:

  1. AMIGA IDANHENSE.
    Este albicastrense só pode mesmo dar-lhe os parabéns, e lamentar-se de não poder estar presente no lançamento do seu livro.
    Vou esperar pelo próximo.
    Abraço

    ResponderExcluir


  2. Olá amigo albicastrense , desta vez está desculpado (!!!),mas para a próxima ,que talvez não leva muito tempo , fica a promessa registada !!!
    Bem haja pelos seus parabéns
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Quina

    Foi com muito interesse que ouvi a entrevista que concedeu ao "Portugal Romano" que, para mim, se transformou numa forma de a conhecer.

    Temos interesses e formação comuns, daí que fique muito satisfeita, pelo lado científico, devido à prossecução das investigações e pelo lado pessoal porque, para si, a obra traduz a alegria com que a produziu. É assim que, ao mesmo tempo, merece a felicitação de parabéns e o meu bem-haja

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Olá Fátima ,de facto foi com muita satisfação que fiz este trabalho e que veria as escavações avançarem junto à ermida .Acho que anda daria uma ajudinha ....
      Agradeço as suas palavras
      beijos

      Excluir
  4. Parabéns Quina pela sua obra. Deve ser mesmo muito emocionante e especial lançar um livro e penso que todos os seus conterrâneos não vão deixar de o comprar.
    Este seu livro pode ser adquirido em alguma livraria de Lisboa? Fiquei com vontade de o comprar e ler.
    Parabéns mais uma vez e um abraço meu/Paula.

    ResponderExcluir

  5. Paula , aqui em Lisboa está à venda na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova ,na Av. da Liberdade nº 157 r/c esq..; o dia mais certo em que lá há gente é no domingo .No entanto ,eu ainda tenho alguns dos que a Câmara me cedeu e se quiser mandar-me por email a sua morada eu envio-lho .Também podemos encontrar-nos...
    Bem haja pelo seu interesse e suas palavras
    Bj .

    ResponderExcluir
  6. Quina. Não consigo ver no seu perfil o endereço de email, pelo que deixo-lhe o meu: aluap_a@hotmail.com e digo-lhe alguma coisa quando receber notícias suas, combinado?

    BJ**

    ResponderExcluir
  7. Quina

    Primeiramente quero felicitá-la pelo magnífico trabalho que nos apresenta com este livro. Considero-o como o corolário dos seus escritos, tanto no seu blog como nos artigos por si publicados no Raiano, “aquele pequenino jornal, no dizer do Sr P. Adelino, que chega todos os meses a casa dos idanhenses espalhados por todo o lado”.
    O desvendar das raízes de nossa Sra. do Almortão, é também o desvendar da origem dos idanhenses porque, como bem diz, o povo de Idanha sem a Sra do Almortão não seria o mesmo, tal a forma como nos identificamos com ela. Até eu, nada dado a devoções, mas que me merecem o maior respeito, reconheço no “fenómeno” Senhora do Almortão uma ligação que nos une.
    A sua entrevista ao Portugal Romano, que em boa hora se interessou pelo evento, é claramente um manifesto ao ser-se Idanhense. Bem-haja por isso!
    Quanto à apresentação do livro na Casa do Concelho de Idanha, por assim dizer uma segunda “habitação” da Padroeira, de tão marcada que está a sua presença naquele local, quase de culto, onde amiúde se reúnem os filhos da nossa terra, foi um grande momento de cultura. A começar pela introdução, feita de forma sentida pelo Sr P. Adelino, homem inspirador, com reconhecidos dotes de oratória, que tantas vezes deixou os romeiros da Sra do Almortão com o coração numa cesta ao ouvir os seus sermões, e a acabar na sua dissertação sobre o livro. Uma “aula”! Uma aula sobre felicidade ministrada a uma atentiva assistência. Foi um momento único. Digo acabar porque, já atrasado para compromissos familiares, tive de me ausentar a meio da intervenção da Dra Idalina Costa, tendo perdido a oportunidade para cinco minutinhos de conversa consigo, coisa difícil de conseguir em dia de tantas solicitações.
    Pelo facto peço desculpa.

    Um abraço e felicitações renovadas.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Amigo "Chanesco " ,mais uma vez tenho que lhe ficar grata :As palavras que aqui me deixa são disso merecedoras . Pena foi que não pudéssemos trocar umas palavras ,mas entusiasmada como fiquei por todo o apoio que aqui mereci e que já tinha tido em Idanha-a-Nova ,levam-me a prosseguir e como tal haverá outras ocasiões .Até lá continuaremos por aqui .Entre mãos estão outras ideias ...Vamos ver se as levo a bom porto . Quanto ao Padre Adelino , põe-me sempre de lágrima no olho....pois conheceu bem os meus pais e sabe que sem as directrizes que eles me deram desde criança , o meu amor pelas nossas terras , suas tradições e História seriam , talvez diferentes ...
      Pois é amigo ainda estou meia "zonza"e já passou uma semana .O livro parece ter boa recepção e como eu costumo dizer a brincar "já estou nos 5 continentes" ,ou antes a Srª do Almotão com toda as sua força já lá está .Espero não vir a desmerecer tudo o que estou a receber .Continuarei a trabalhar em prol daquelas terras que tanto amo . Sei que posso contar com o vosso apoio
      Um grande abraço

      Excluir
  8. Cara amiga Quina:

    Suponho que ja tera recebido novas minhas estou ansioso por ler o seu livro, bem haja desde ja.

    Um abraco lusitano e beirao.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Cardoso, ainda não recebi notícias suas .Assim que tiver a sua morada mandar-lhe-ei o livro
    Bem haja
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Quina!
    Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo lançamento do seu livro. Por razões familiares, não pude estar presente no lançamento mas gostei de a conhecer através da entrevista.
    Gostaria de adquirir um exemplar. Agradecia que me informasse sobre o custo e sobre a forma como o devo adquirir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir


  11. Olá Lourdes ,bem haja pelos seus parabéns . Quanto à aquisição do livro , como a edição foi da Câmara , ´é assim : eu tenho alguns ainda e vivo em Lisboa na zona das Olaias , na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova ,Av. da Liberdade ,nº157 r/c esqdº ,e o dia mais certo em que está sempre aberta é no domingo de tarde e noite ;muitas vezes tb , ao sábado .Depois na minha terra ---Centro Cultural , Forum e outros pontos ligados à Câmara`O preço é 10€ .O meu email é : joaquinasc@hotmail .com , caso queira falar comigo mais em particular
    Grata pelo seu interesse
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Quina. A julgar pelos textos lidos no seu blogue o livro deve ser muito interessante. E é claro que eu vou querer ler. Vou deixar-lhe o meu email, para que me envie o seu NIB para a transferência. Depois mando-lhe a minha morada e a Quina faz o favor de mo enviar.
    elviracarvalho328@gmail.com.
    Um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir


  13. Olá Elvira , bem haja pelos seus parabéns e interesse.
    Entrarei em contacto consigo como me pede.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...