segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Minha Querida Idanha -a-Nova

Há uns dias tinha aqui posto uma música que eu considerei ser uma espécie de hino à "NOVA IDANHA "
Os "MOÇOS  DO  ADRO " assim nos dizem ...(pena que a capa não tenha uma paisagem das nossas ,mas já me disseram que vão fazer um video clip ...Aguardo..)
 Entretanto , quero pedir desculpas à Paula e à Elvira , pois sem querer apaguei a postagem e os seus comentários ---Perdão pois  !!!

12 comentários:

  1. Olá, Quina!
    Que susto eu apanhei ao ver a imagem! Julguei que o "damónho" tinha passado por essas terras e tinha devastado tudo. Depois pensei que fosse alguma Idanha nos "states" e fosse uma canção do Kenny Rogers ou da Dolly Parton. Por fim, depois de ouvir a "musca", fiquei com a ideia que a batida até não parece má e é mais do que só para "abanar o capacete". Porém, defeito meu, para quê o título, e os "intermezzos" em inglês? Será para promover, internacionalmente, o trabalho ou é só para parecer moderno. Digo isto porque, pelo andar da carruagem, ainda hei-de ver as adufeiras a cantar a "Lady of the Almotão"! É uma pena que os nossos "cantores" não cantem só em português e cantem numa língua que não é a sua e que julgam falar melhor que essa. Os brasileiros que até nos fazem andar de cabeça à roda por causa do Acordo, não vão nessa conversa e entram nos mercados internacionais. Dizem que a Língua Portuguesa não é musical, que não tem sonoridade. Balelas! O que acontece é que cantando em inglês, a maioria não entende e o "inglês técnico" serve perfeitamente e dá um ar internacional à coisa. Que bom seria que os nossos jovens percebessem isso e assim defendessem as suas raízes pois a língua ainda é algo do pouco que nos vai distinguindo do resto do mundo!
    Mas isto, sou só eu a pensar!

    PS: Não tenho nada contra a aprendizagem de línguas, antes pelo contrário!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João , acredito até que tenha pensado que eu ---para manter o tom!! --me tinha "passado "! Talvez um pouco , pois eu sei que a música que em plena Quaresma pus no bogue nada tem a ver com a minha linha habitual . No entanto , quando a colocaram no facebook e, conhecendo eu a " malta !!"com idade de serem meus filhos ,achei que ao ouvi-los estava mesmo a ver-me em Idanha-a-Nova : a chegada passando o" Campo da Bola " a casa de campo do Marquês , e a Campina a nossos pés: Depois os locais de convívio , a noitada até de manhã em volta dos madeiros , o sábado de Aleluia , os produtos da terra e claro a sempre presente Senhora do Almotão com seus companheiros e romaria ....Eu , que sou tão defensora da nossa língua , ,perdoei-lhes o título /meio refrão e , como que para me sentir "protegida em casa "aliviando o stress destes últimos tempos ,resolvi dar a conhecer este lado roqueiro da juventude idanhense .Para os desculpar e me desculpar ,dir-lhe-ei que a maioria deles faz parte do grupo Ciranda ,totalmente virado para a música tradicional idanhense.
      Digo-lhe ainda que nem nunca gostei de inglês e estou sempre a repreender a minha filha .Se vir tenho mesmo uma postagem com o título ":A minha Pátria é a língua portuguesa ".Como vê não está só na sua defesa da nossa língua ..mas neste caso deixei-me levar pelo amor a Idanha-a-Nova .Mais um erro da minha parte...e mais um motivo para lhe pedir mil desculpas ...
      Um abraço

      Excluir
  2. Já aqui tinha estado e comentei o vídeo. Não sei o que aconteceu que não vejo o comentário.
    Hoje venho apenas para dizer que jé recebi o livro.
    Muito obrigada.
    Um abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir


  3. Pois é Elvira , amim tb me sucedeu o mesmo ontem.Não sei bem se fui eu quecometi algumerro ...mas de algum modo assumi a culpa .Espero que não me leve a mal , pois ultimamente parece que tudo me acontece .Ainda bem que já recebeu o livro :pelo menos esse chegou a bom porto .
    Beijinhos e mil perdões

    ResponderExcluir
  4. Quina, rebusque no painel do blogger em "comentários" e veja se por lá estão os comentários, se sim, só tem de publicá-los.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula :
      Bem haja pela ajuda ,mas desta vez deve ter sido mesmo a máquina...No entanto ,hoje já tenho um computador novo pois o outro já tinha uns 12 anitos !!!Mesmo assim ainda vou tentar seguir os seus conselhos...
      beijinhos
      Quina

      Excluir
  5. Ora, amiga Quina!

    Não tem que me pedir desculpas. Uma brincadeira, de vez em quando, não faz mal a ninguém! Então, eu mesmo, não levei a Srª do Almotão a ver o Carnaval?
    O que me causou algum “engulho” foi somente a imagem e o inglês que aparece misturado na letra.
    Quanto à letra propriamente dita, não me dirá muito porque o que refere não me é familiar mas, aí, a música que como já eu disse é agradável, ajuda a ouvir.
    Portanto desculpas desnecessárias mas aceites, se fizer questão disso, e extensivas à “malta”. Sim, que eu não sou nenhum “bota de elástico” (penso eu!).

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Claro que não é João ,mas para " salvar a honra do convento ", vou mostrar como é que os moços roqueiros cantam a Srª do Almotão e os parabéns aos noivos ...
      Um abraço
      Quina

      Excluir
  6. Quero aqui esclarecer que a musica não é da banda Rock "Moços do Adro", trata-se de um trabalho individual do guitarrista solo da mesma, um cover com letra própria,relembrando "coisas" que se identificam com muitos Idanhenses! A paródia tambem faz parte da nossa vida e não consigo entender algumas criticas à musica que nada tem de mal, mas gostos não se descutem! Relembro tambem que os "Moços do Adro" só cantam em PORTUGUÉS por opção própria. Mas caramba faz-se qualquer coisa de diferente para animar a malta e...pumba, os nossos jovens já andam com trocadilhos?!!! Há bem pouco tempo, Moços do Adro, Adufeiras de Idanha, Grupo Coral de Idanha e de Segura, e Banda Filarmónica Idanhense participaram em conjunto num concerto com mais de 100 musicos em palco onde os instrumentos de sopro se misturavam com o som do Adufe e estes com as guitarras electricas e nem por isso as Adufeiras perderam a sua identidade, sei que por vezes "coisas" diferentes podem causar alguma confusão!
    Quim Martins baterista dos (Moços do Adro)e...membro da direção das Adufeiras de Idanha-a-Nova!

    ResponderExcluir


  7. Ora viva Quim , muito gosto em tê-lo por aqui !!Eu fiz umas confusõezitas das quais peço desculpas ao autor da letra e da música .Como disse no facebook adorei a música e a letra que me diz muito ; sinto-me mesmo a chegar à nossa terra quando a ouço e faço-o muitas vezes.Digo mesmo ao nosso J.P. que é uma lufada de ar fresco vindo das terras de Idanha-a-Nova que recebo cada vez que a ouço .Defendo a nossa língua mas não sejámos mais papistas que o Papa . Mas ,continuando na base da sabedoria popular"não se pode agradar a gregos e a troianos "....É a vida!!!e em tempos quaresmais penitenciei-me e penitencio-me!! !
    Já agora, o concerto que refere está gravado ? Gostava de o divulgar por aqui . Vou ver nos vídeos...será que tenho sorte ?
    Sabe que mais adorei aquela conclusão :"...baterista dos "Moços do Adro "..membro da direção das Adufeiras de Idanha-a-Nova "!!Disse e disse muito bem...
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Quina, já uma vez lhe disse que sou um entusiasta do seu blogue e de vez em quando dou uma espreitadela, não tenho é o hábito de comentar! Pedir desculpas?!!! Era só o que mais faltava, a Quina é uma Idanhense de Gema e acredite que não se deixou levar só pela batida da musica mas sim por tudo aquilo que ela nos faz lembrar, acredito que até em Castelhano não se cansaria de a houvir, basta-nos houvir a palavra "IDANHA" e lá vem a tal nostalgia! Só quiz fazer um pequeno reparo em relação ao autor da musica,e a algumas criticas que tenho houvido aqui e ali, o mais certo é os Moços do Adro começarem a toca-la ao vivo, olhe pelo menos para a malta mais nova tem sido um sucesso já para não falar daqueles que vivem fora deste cantinho!Agora segue-se o video. Em relação ao concerto "Canções da Beira" em Castelo Branco esteve uma equipa de imagem que filmou todo o concerto quando eu tiver um DVD da gravação terei todo o gosto em lhe enviar uma cópia. Em relação á ultima parte ainda me esqueci de referir que durante alguns anos tive o privilégio de tocar nos CIRANDA, e esta hein! Cumprimentos, e toda a força para continuar a expor aqui "pedacinhos" da nossa Idanha! HÁ...já me esquecia já "devorei" o seu livro, aguardo pelo próximo.

    ResponderExcluir


  9. Sabe Quim ,fez a análise certa ,quanto à maneira como esta canção mexe connosco ,idanhenses . De tal modo isso é verdade que desde que a coloquei no blogue o número de visitantes disparou .Tem graça que se lhes segue a postagem com Os Ciranda .Se precisavam de ver como reagiam as pessoas em geral , o aumento dos visitantes à postagem do "Sweet home my Idanha "só me diz : vão em frente e passem a inclui-la no vosso reportório .Quanto à malta nova deve adorar e nós bem precisamos disso .Quanto ao meu livro , ainda bem que gostou .Em 1ª mão !!. posso dizer-lhe que espero , antes da Romaria da Srª do Almotão ter novidades no campo da escrita mas , desta vez infantil... e sei que tem uma filhota ...Depois conto !
    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...