quarta-feira, 24 de julho de 2013

Da "CAPITAL da MELANCIA !!!"


E eis que mais uma vez as terras da Velha Egitânia clamam por mim. As várias festas de verão continuam a animar o concelho de Idanha-a-Nova . A 20 e 21 de Julho foi o Festival da Melancia .Venderam-se 40 toneladas  e mil litros de  sumo ...Ao saber ,   recordei então os tempos de criança em que via passar camiões carregados de melancias atravessarem  Idanha-a-Nova  e fiquei feliz por constatar que de novo , aquelas terras tão férteis da campina , voltavam a encher-se desse fruto ; este  ganhara já este ano a categoria de certificado . E eis que dei por mim ,mais uma vez, a pensar nas origens  das melancias , na sua vinda há muitos , muitos anos  para a minha terra , assim como no nome dado ao fruto .As pesquisas que já vinha fazendo para a página que escrevo no mensário regional de seu nome Raiano, permitem-me dar já  algumas respostas .É interessante verificar que de novo sou levada até ao Egipto Antigo .Há 5 mil anos  já os egipcios a conheciam, pois nas Pirâmides de Gizé há inscrições que se lhe referem .Do Egipto se espalharam por toda a bacia do Mediterrâneo e , como tal , poderão ter entrado no nosso território .Ora a Egitânia foi a única região ao norte do Tejo onde os egípcios se estabeleceram e , se nos influenciaram noutras coisas como por exemplo o adufe , podem bem ter também trazido consigo umas sementes de melancia ...Mas também há quem defenda que foram os mouros que a trouxeram ...Sinceramente , não sou daqueles que acham que no território da Lusitânia tudo tem de ficar a dever-se ou aos  romanos ou aos  mouros  ! Por isso parilho a tese  egípcia ,até porque  é consensual  que a melancia veio de Africa .Quanto ao nome que   só nos aparece nos documentos  do século XVI  é "balancia " .Como nos diz Garcia de Orta , na Índia , onde  era  conhecida, a melancia era chamada "Pateca " ou "Melão da  Índia " Terá sido , pela nossa parte ,  o último destes nomes que levou à transformação de balancia em melancia Nisto parece estarem de acordo os város historiadores .Mas quanto à origem do nome ,não se entendem e dizem ser de "Origem Problemática "Terá a língua lusitana a escondermos algo mais ? Talvez ...


       E já agora permitam que vos diga que vem aí a FEIRA  RAIANA !!De 31 de JULHO a 4 de AGOSTO.Consta que vai trazer novidades que levem à fixação de gente nova ...Estou ansiosa ...
        Deixo-vos com  o seu programa .Depois conto como foi ......


                            BEM HAJAM PELA  VOSSA VISITA



12 comentários:

  1. Olá Quina, boa tarde.
    Interessante a sua pesquisa acerca da melancia, suas possíveis origens e histórias deste líndissimo e refrescante fruto.
    Assim parece ter outro sabor na altura da degustação.
    Um sucesso o Festival em sua honra, como o irá ser (já habitual), a Feira Raiana.
    Votos de sucesso e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xico , de facto últimamente tenho feito pesquisa sobre a origem dos nomes que damos a certos frutos ; :por exemplo fruta dizemos marouva , româ -- meguerda ...Não sei se na Beira Alta é assim . Mas ,foi numa dessas pesquisas que me deparei com a melancia e sendo a altura dela resolvi partilhar a minha "descoberta ".Agora vem a Feira raiana e dpois a padroeira da Aviação , a Srª do Loreto . Aí lançarei mais um livrinho dirigido aos jovenzinhos , opis será mais uma lenda ---O Mistério da Srª do Loreto .Depois conto ...
      Bem haja pelos seus votos
      Um abraço

      Excluir
  2. Pena por deveres profissionais, pouco tempo ter de ferias. La estaria.
    Conheco essa linda terra, na presuncao de cada dia, imagino, se possivel, mais bonita.
    Gosto de praias, confesso, o cosmopolitisnmo nas festas badaladas em revistas, mas de passagem.
    Ferias, um dia, uma semana com minha mae, familia e amigos, no nosso interior.
    Perdoe Amiga Quina, ferias sao o local aonde se recorda, tranquilidade de reflexao, lembrancas e ao mesmo tempo ver criancas hoje pais, contando suas vidas chamando pelos filhos. Anda que hoje a avo tem aquilo que tu gostas, feijao com carne e couves.
    E os putos a dizerem, um dia quero ser isto... Daqui!
    Acaba o mes e a quimera Vai, diluida nesse espaco que podera voltar no Natal.
    Abraco carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Que pena eu estar tão longe. Melancia é uma gulodice para mim.
    E não amiga não estou de férias. O marido é que esteve outra vez pior, e andei mais ausente.
    Quando vai sair o livro para crianças?
    Desejo-lhe o maior sucesso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. Olá Elvira ! Espero que o marido esteja melhor ,
      Quanto ao livrinho é apresentado numa aldeia do meu concelho de nome Alcafozes , no dia 24 ou 25 ,Carece ainda de confirmação porque no dia 24 a Tv antena 1 vai transmitir todo dia de lá ,Com tudo sto ainda acabo na TV !!!Sinceramente não me apetecia .Tudo isto fica a dever-se à Srª do Loreto , padroeira universal da aviação , sobre a qual ja fiz aqui uma postagem.
      Fazendo votos ,mais uma vez , das melhoras do seu marido , envio
      um grande abraço

      Excluir
  4. Ola Quiiiina!!!!


    Dá vontade de devorar a escultura de melancia que aquele senhor está a fazer..


    Imensos beijos!!

    Flávio

    ResponderExcluir
  5. Ola Quiiiina!!!!


    Dá vontade de devorar a escultura de melancia que aquele senhor está a fazer..


    Imensos beijos!!

    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Flávio , desculpe estar só hoje a responder ao seu comentário , mas acabo de regressar de férias e resolvi fazer uma certa abstinência de internet..Concordo consigo , dá vontade de comer a escultura , mas eu tenho a sorte de há pouquinho ter acabado de comer melancia sem pevides , bem fresquinha !!!Trouxe-a de lá ...
      Bjinhos

      Excluir
  6. A varzea deixou de ser do estado e passou a ser dos políticos da Câmara, quem é a Joana Rossa arquitéta da camara,quem ganhou o prémio da maior melancia, filha do variador Soares ainda há mais.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Amigo anónimo , tenho pena que assim o seja ! Como deve ter reparado e, "apesar de ter aprendido que o homem é um animal político " este blogue não pretende ter esse carácter .Respeito as opiniões de todos aqueles que aqui as quiserem deixar que , creio , terá sido o seu caso . Como deve ter notado sou de Idanha-a-Nova e nutro por essas terras um grande amor .Foi por isso que dei forma a este blogue .Sabe , na verdade conheço todos aqueles que nomeia directa ou indirectamente .Admito mesmo que o amigo também me conheça e eu a si ....Ora , diga-me uma coisa , não seria melhor que os idanhenses se unissem em torno do desenvolvimento da sua terra do que passarem a vida a acicatarem-se uns aos outros ? Creio que sim e , por isso me dou com todos , pois a todos conheço e até já meus pais conheciam alguns deles ...Sabe , creio que se sabe todos esses pormenores é porque tem a sorte de aí estar ....Eu , infelizmente não. Costumo dizer que fui desterrada aos 17 anos quando os meus pais fizeram, nesses tempos , o enorme esforço de me mandarem para a faculdade .Em mim ficou sempre uma eterna saudade.....e talvez por isso eu volto sempre e continuo a desejar a união na desfesa do desenvolvimento das terras de Idanha-a-Nova .
      Fique bem e bem haja por ter vindo até aqui .Espero que volte
      Quina

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...