quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E DEPOIS DAS TREVAS SURGIU A LUZ

 Não , não vou falar-vos da Idade das Trevas ... Essas , não são brancas e frias , mas negras  , frias , chuvosas e ventosas e continuam a querer rodear-nos , não só sobre a forma de fúria dos elementos , mas  também de «crise »....No entanto , vou esquecer por uns minutos tudo isso e , vou falar-vos de uma tradição da minha terra . Tem ela origem nos tempos remotos de Lusitanos e Celtas e integrava-se no culto à «mãe natureza ». Depois de a 31 de Outubro terem comemorado o inicío do recolhimento dessa mãe que a todos acolhe , os nossos antepassados comemoravam a 21de  Dezembro o solestício de Inverno , ou seja o dia em que o sol mais se aproxima da Terra  . Faziam para isso fogueiras afim de o ajudar a recuperar o seu calor , ( acreditavam ! ) para assim prepararem o renascimento na Primavera . Então a Luz regressaria com todo o seu esplendor e toda a natureza rejubilaria . Mas  falemos dessa tradição ... Sei que ela existe em quase toda a Beira Interior e noutros pontos do países . No entanto , creio , na minha terra assume algumas características únicas ... Estou a falar da tradição dos «Madeiros » . No dia 8 de Dezembro os vários madeiros , sim porque são 9 , ( o do Menino Jesus , o de S: João , o de S: Pedro , o de N. Srª das Dores ,o de S. Jerónimo ,  o do Espírito Santo , o de S. Sobral ou também de S. Joaquim eo de N. Srª da Graça  )  entram na vila aí entre as 10 e as 11 horas da manhã ; vêm ,actualmente , em tractores ou camionetas de carga  ( antigamente vinham em carros de bois ) , engalanados com ramos e flores , ao som de concertinas , pífaros etc ; dão-se vivas aos madeiros e a quem os deu ;  destribui-se vinho pão e febras e o povo vem para a rua saudando -os  e entrando na festa . São colocados ,esses troncos que são árvores que já estão «mortas » e não cortadas simplesmente  , em encruzilhadas perto ou mesmo em frente às capelas e àIgreja matriz  ,envoltos nas flores e ramos , até que serão acesos na tarde do dia 24 . É desta festa que  vos fala o poema que escrevi  há um ano ..
 
     Hoje é 8 de Dezembro ,
     Como gosto deste dia !,
     É dia da padroeira  ,
     Dia de muita alegria.
 
    Vêm , chegam os «Madêros »
     E como estão enfeitados ! ,
    Com ramos e muitas flores ,
     Este é  um dia encantado .

     Há vivas e alegria  ,
     Uns gritam «vi v'o madêro »!!
      E logo outros respondem ,
     Que ainda está  « intêro».

      Mas outros vivas se dão ,
      Àquele que nô-lo «dou» ,
      Assim como acrescentam,
      Viva quem o transportou .

     E p'ra festa ser maior ,
     Há música , vinho e pão ,
     Há febras ,que bom odor ,
     São da nossa matação ..

     Há música e alegria ,
     Tocam os  bombos e o pífaro,
     E tocam as «conçartinas »,
     Cantam vozes à porfia .

     Já as canções de Natal
     Se ouvem aqui ,além ,
     Como elas não há igual ,
     Viv'o Menino en Belém .

      Como gosto deste dia
      Em que chegam os « madêros »
      Há festa , há alegria ,
      Traz-se o musgo e o « pinhêro ».

      Faz-se o presépio e a árvore ,
      Mas aqui tudo é diferente ,
      Reina a paz e o amor
      No Natal da minha gente . 
              Quina Salgueiro  ( escrito em 8/12/ 2009 )

NOTAS  : As palavras entre aspas estão de acordo com a pronúncia típica da Idanha
                             Na noite de Natal , após a Missa do Galo e a Ceia  ,as pessoas percorrem os madeiros vendo qual é o maior . Segundo a tradição o maior deve ser o do Menino Jesus , mas mesmo assim há rivalidade ...
 Usam-se «mocas » ( paus  compridos com uma das pontas arredondadas  ) para bater nos madeiros e espevitá-los .
À volta dos madeiros canta-se , assam-se petiscos para comer e bebe-se vinho ,jerupiga  ,etc
 Houvem-se cânticos toda a noite ...que termina já ao amanhecer , altura em que , 2º a tradição , as crianças iam à chaminé buscar as prendas que o Menino Jesus tinha trazido ..

  Por estranho que pareça ,a padroeira de Idanha-a-Nova é  N. Srª da Coneição e não a Srª do Almotão . Tal facto deve-se aos templários que construiram o castelo da Idanha .

11 comentários:

  1. Cabe aqui que corrija um erro de construção frásica e dois ortográficos . São eles : Na 13ª linha , onde se lê « PAÍSES , deve ler-se PAÍS » ;
    - na na 21ª linha onde está grafado «Destribui-se , deve estar DISTRIBUI-SE » ;
    -na 10ª linha das NOTAS ,onde está escrito « BUSCAS , deve estar BUSCAR ».

    Peço desculpas aos que me lerem ... Estava muito cansada mas , fiz questão de escrever ontem , dia 8 , o texto que aqui deixei ...Pela vossa bondade , bem hajam .
    Quina Salgueiro

    ResponderExcluir
  2. Bela tradição; deve ser mesmo surpreendente...os meus parabéns para a Beira e, a (Beirã)se é assim que se diz, pelo trabalho desenvolvido neste Blog adorável que visito pela 1ª vez, e penso recomendar aos meus amigos. cumprimentos
    António Brás

    ResponderExcluir
  3. Bem haja António pelas suas palavras . Espero continuar a vê-lo por cá ,assim como aos seus amigos que quiserem visitar-me . Assim irei cumprindo um por meus propósitos neste blog : divulgar a minha região de que muito gosto e muito ignorada tem sido . Seja pois bem vindo e diga sempre o que pensa sobre o que escrevo .
    Á moda da minha terra,
    «vegitas » da beirã ,
    Quina

    ResponderExcluir
  4. Quina

    Que bela tradição! E que linda e luminosa deve ficar a Idanha com tanto lumaréu aceso!

    As suas quadras, escritas de coração, fazem-nos querer ir ver.
    ____

    Nota:
    As gralhas são uma constante, porque ninguém é perfeito, e eu devo ser a campeã delas! O blogger permite-nos, no entanto, corrigir os textos já publicados, seleccionando "editar mensagens". Desse modo evitamos escrever erratas/corrigendas que podem não ser lidas. É assim que eu faço e só tive este atrevimento porque a Quina me disse que era novata nestas coisas dos blogues.

    Se pensa que posso ajudar, basta que me escreva para o endereço do blog que dirijo, e farei tudo o que estiver ao meu alcance. É este o endereço:
    blog.rebordainhos@gmail.com

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Fátima ainda bem que lhe suscitei essa vontade de ir até à Beira .
    Já lhe enviei um email para receber a sua ajuda que agradeço e , claro , aceito .
    Um abraço
    Quina

    ResponderExcluir
  6. Quina
    Ora aqui está, porque eu gosto deste tipo de blogs, aprendo sempre.
    No entanto surgiu-me uma curiosidade,- Sendo Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal,e comemorando o seu dia a 8 de Dezembro, tal como os "madeiros", existe alguma razão histórica para que a mesma não se encontre incluída nos 9?
    Pergunta talvez, naif, mas se souber agradeço.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Eduarda , sê bem - vinda ! Espero que gostes mesmo do meu blog e que venhas visitar-me muitas vezes .
    Quanto ao facto de não haver madeiro dedicado à Srª da Conceição , apesar de ela ser a padroeira da vila , tem uma explicação . Acontece que a igreja matriz , onde está o presépio ,é aquela que é consagrada à padroeira . Nela a imagem da Srª da Conceição ocupa o trono principal no altar -mor . Esta é , na realidade , a igreja da Srª da Conceição
    . Como tal , o «madeiro» chamado do Menino Jesus , é , de acordo com a tradição , também de Sua Mãe . Mas , como a noite é consagrada ao Menino , acabou por se generalizar apenas o nome de «madeiro do Menino Jesus » ignorando-se o da Senhora . No entanto ,esta como padroeira de Idanha -a- Nova tal como de Idanha-a-Velha , teve a sua festa no dia 8 . Já agora ,esta presença constante do culto à Srª da Conceição no meu concelho é anterior à consagração do nosso país em 1640 . Tal culto deve-se ao facto de o território do meu concelho ter sido doado por D.Afonso Henriques aos Templários ; eles , por sua vez , juntamente com S. Bernardo de Claraval ( primo de D: Af. Henriques) difundiram no ocidente o culto de Maria e , particularmente , da Srª da Conceição . A Ordem de Cristo que como sabes, foi criada por D. Dinis para proteger os Templários e os seus bens na Península Ibérica , herdou as terras e continuou a difusão do culto que também levou para os territórios descobertos , mas antes disso para o Alto Alentejo .
    E pronto , vou parar senão vais aturar-me numa ainda mais longa explicação....
    Beijinhos
    e .... volta sempre

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Quina, já encontrei na tua resposta muito material para pesquisar.Gosto de história,julgo ser a tua área, verdade?
    Quando me formei em comunicação, pensei em seguida,fazer mais qualquer coisa, a História,chamava-me, mas... por aqui me fiquei, e por aqui me fico por hoje.
    Um beijo e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  9. Sim ,Eduarda a minha área é a História . Ainda me licenciei em Histórico-Filosóficas ,mas depois tive de optar . Claro que foi a História que me arrebatou e dentro dela , à época , a Arqueologia . Cheguei mesmo a trabalhar nas escavações da Egitânia sob a direcção de D. Fernando de Almeida de quem tive a sorte de ser aluna .
    Se gostas da História vai em frente . Há sempre coisas para descobrirmos e quando julgamos que deste ou daquele assunto já sabemos muito ,descobrimos que ainda há mais . Naquilo que eu puder ajudar , dispõe sem qualquer problema .
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Quina

    Não haja dúvidas que o "arrancar do Madeiro" é das tradições que mais apelava ao chamamento da "moçarada", rapazes e raparigas.
    Na nossa Raia, uma aldeia sem madeiro no adro é com um presépio sem Menino Jesus. Para manter a tradição, à falta de juventude, são os mais velhos que agora vão ao montado à procura de um azinheiro arrancado pela raiz para o "apetcher" na noite do caramelo.

    Vegitas e votos de Boas Festas para si e para os seus

    ResponderExcluir
  11. Olá vezinho , na Idanha ainda se vai arranjando uma malta nova... No do Menino Jesus e no de S. João , ou S. Jãozinho como lhe chamamos , tem mesmo de ser gente nova . Agora as mulheres também já participam e , no desfile dos 9 madeiros pela vila , o elemento feminino mais jovem faz ouvir a sua voz ao lado daquele que pertence à sua área de residência . Tenho a sorte de passarem todos a minha porta ... adoro vê-los... Não imagino um Natal fora da Idanha ; felizmente não sei o que é isso . Assim , aí estarei .
    Também para si e para a sua família um feliz Natal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...