terça-feira, 16 de setembro de 2014

Há uns meses que nada vos tenho dito ....

 De facto , o correr do tempo é incrível ...Quem diria que já passaram quase 6 meses desde que aqui deixei umas palavras . Perguntarão , talvez , se deixei de ser sonhadora .Dir-vos-ei que não .Então , podem ser levados a pensar que nada mais havia a dizer sobre a minha terra ou o meu concelho .Igualmente vos direi que não . Nem supõem os mil e um recantos que ele tem para descobrirem .Aliás e antes que coloquem uma nova hipótese , esclareço , antecipadamente , que são exactamente os encantos do meu concelho que me levam o tempo , porque tem sido sobre eles que tenho andado debruçada  . Sabem , quando escrevi o 1º livro , sim , esse a que dei o nome "De Igaedo à Senhora do Almotão" , houve quem lhe chamasse "um livro ingénuo "e a mim "uma professora de História que não está dentro dos assuntos "!!!Engoli a ignorância de quem com luvas de pelica e sem me conhecer de qualquer lado , me chamou "ignorante e professorazinha" que escreveu umas larachadas ....De facto , há pessoas que ou não se enxergam  ou temem que a "concorrência "lhes tire algum espaço .Quanto a mim ,  QUE NÃO PRETENDO TIRAR NADA A NINGUÉM ,direi parafraseando São João Crisóstomo : "mataiótas mataióton , tá panta mataióta "!(Escrevi com caracteres latinos o que devia ser  em grego ; esclareço que tive 2 anos de grego !!Espero não ser crucificada ,mas assim todos saberão ler ) .Traduzo :"ó vaidade das vaidades tudo neste mundo é vaidade ".E nem supõem quanto se aplica a este meio em que eu me tenho mantido à tona de água .. Sei de casos que até resolveram abandonar o país para não aturarem "os mais  doutos " .Lá fora agradeceram a sua sabedoria ...É triste , não é verdade ? Então , "euzinha "!!!! depois de andar quase 2 anos a engolir a raiva , vou deixá-la diluir-.se  por aqui!!!  .Apenas acrescento a esses doutos que  quando lerem um livro prestem atenção ao que leêm .Deixei bem claro que as quase 500 quadras daquilo a que chamei , em honra do meu querido  professor   Vitorino Nemésio ,  "NOVO CANCIONEIRO "não são recolha  mas sim TODAS  ELAS  DA  MINHA  AUTORIA . Que não esqueci  o artigo sobre  "A Egitânia " do também meu estimado professor D.Fernando de Almeida ,  publicado  na" Revista da Faculdade de Letras de Lisboa--1964 ".Tive sim a sorte de ver a ara de Igaedus  ; falei nele e  citei-o junto de outra coisa que também irritou alguém  .Trata-se de um desenho meu representando a ara , feito a pastel ,como gostam de referir  !!! Por último , foi referido que não cito um certo livro feito de fotos de inscrições da Egitânia .Sucede que eu li todas essas inscrições quando ainda o livro não existia e tendo a ajuda e ensinamento de quem as conhecia melhor que qualquer um ...
   BEM , PEÇO DESCULPA POR ESTE DESABAFO !!Não era isto que eu tinha em mente escrever quando me sentei ao computador .Era para vos dizer coisas sobre 2 maravilhosas aldeias-- MONSANTO  e  PENHA  GARCIA .São elas as personagens principais do meu 3º livrinho para crianças , numa tentativa de que não se esqueçam as lendas e festividades do nosso concelho .Prometo falar delas
                                         PERDOEM--ME  ESTE  DESABAFO
                                            
                                                      BEM HAJAM

20 comentários:

  1. Elvira , gosto imenso de voltara "vê-la " .Ainda bem que não se esqueceu de mim ao longo destes meses .
    BEM HAJA pelas suas sábias palavras
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga Idanhense.
    Venham mais desabafos como este, pois este albicastrenses só tem a aprender com eles.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo albicastrense ,nem supõe quanto foi difícil tentar engolir nestes quase 2 anos as aleivosias que até mim chegaram , tendo na origem alguém que se julga sapiente , "supra -sumus " ou supra -sumo (!!)depois de tanto ter trabalhado . Foram as palavras de sobre a maneira como eu pesquiso que o Sr Padre Adelino disse ao apresentar o livrinho Terra Encantada , que me levaram a deitar cá para fora o tal"desabafo ".
      BEM HAJA pelas suas palavras
      UM ABRAÇO

      Excluir
  3. Ate o seu mais que legitimo desabafo tem o dom de poesia, perfumes mais que evidentes da terra que adora e que a mim deslumbrou.
    A inveja de mentecaptos inertes, lambedores de restos de si proprios por nao terem corpo intectual nem outras feridas para lamber!
    Em boa hora voltou.
    Um grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xico ,agradeço as suas palavras .Fazem- me bem depois de ter ficado calada quase 2 anos .Quando à maneira como descreve a origem delas , eu não o faria melhor .
      Grata por continuar por aqui
      BEM HAJA
      UM ABRAÇO

      Excluir
  4. Olá, Quina!

    Diz-se que “Quem não se sente...
    Parece haver uma propensão natural para desfazer no que alguém faz e geralmente por aqueles que nada fazem mas que tudo sabem fazer.
    A mim já me aconteceu alguém intitular-se autor de algo que eu tinha feito e foi o cabo dos trabalhos para o convencer do contrário.
    A amiga Quina, decerto, sabe melhor isso do que eu mas penso que embora mereçam resposta, também não se devem levar muito a sério e por vezes, ignorá-los é o melhor. Para não ir mais longe, o símbolo do “Gaslimpo”, hoje em dia está desequilibrado, quis fazer ver isso a alguém mas nem resposta deram. Fizeram uma alteração ao original que podia ser para melhor, mas não foi. Algum iluminado terá concebido aquilo!
    Portanto, quanto a mim, fez muito bem em “descarregar” e agora é seguir em frente e partir para outra porque não há nada mais prejudicial a quem trabalha que aqueles que nada fazem!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
  5. Olá João !!Bem haja plelas suas sábias palavras .Aliás quem já passou pelo que me diz sabe bem como dói ,mas também como se deve actuar.Por isso lhe estou grata mais uma vez .Agora mudando de assunto , passasse alguma coisa com a sua página no que diz respeito aos comentários ? É que não tenho conseguido deixar lá nenhum . Como também percebe mais destas coisas que eu , saberá dizer-me como fazer .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá, Quina!

    Comentários e resposta às suas questões já está "tudinho" no meu blogue!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
  7. Quina,
    Este comentário tardio, serve para dizer-lhe que conheço mal a história, memória e património da sua terra, mas acho que faz aqui no blog um excelente trabalho e eu gostei muito de ler o seu 1.º livro, a que deu o nome "De Igaedo à Senhora do Almotão".
    Os seus conterrâneos também sabem isso, penso eu!
    Quem me dera a mim uma Joaquina Celestino ter escrito o livro da minha terra, talvez hoje se soubesse mais um pouco da sua história.

    Beijo e 1 boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula , bem haja pelas suas palavras . Como vê tb eu ando um pouco afastada do meu blog .A pesquisa ocupa- .me muito tempo e já estou a trabalhar noutro livrinho . Pelo correio segue hoje um exemplar do último ; espere que goste
      Bjinhos

      Excluir
    2. Obrigada. Recebi-o e claro que gostei muito!
      Vou enviar-lhe um exemplar do de Forninhos, por correio tb.
      Beijinhos e tudo de bom!

      Excluir
  8. Parabens pelo blog.... Há 3 horas que estou a "passá-lo a pente fino".. que saudades de Idanha..
    Fiz este comentário logo na 1ª página que li " a noite do caramelo"
    Olá a todos..
    Parabéns pela bela descrição da noite de natal em Idanha-a-Nova que eu vivi na minha adolescência. Gostaria de saber se existe algum Blog, site, facebook ou outro, dos antigos alunos do Colégio Srª do Almurtão ( que funcionava na casa do Marquês nos anos 60). Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva António !!Sei que já estou um pouco atrasada na resposta ás suas questões e no meu agradecimente pelas suas palavras .Tenho a dizer-lhe que eu mesma frequentei o Colégio da Srª do Almurtão mas quando ele funcionava no Largo do Jardim numa casa que era pertença da Drª Avelar e onde havia no r/c o café do "ti Zé Vitório "..Frequentei-o um pouco antes , entre 57 /59 ;Depois fui para Castelo Branco Todavia há uma página no Facebook .Se quiser aparecer , estaremos por aí .
      Grata pelas suas palavras
      Quina Salgueiro ( Joaquina Salgueiro da Silva Celestino )

      Excluir
  9. Pois e assim a vida minha amiga, eu que infelizmente nao tenho nenhum do seu saber, mas porque tambem me tenho dedicado a investigar na medida do possivel, um pouco mais a historia da minha terra d'Algodres e ate ter desmentido documentalmente alguem muito considerado, poucos creditos me dao!
    Tambem ja fui desmentido embora sem provas, e ate por gente quem nem a minha terra conhece, mas eu que nao sou conhecedor de latim e grego, costumo dizer algo, que a amiga tambem deve dizer: "os caes ladram e a caravana passa"!
    Um grande abraco de solidariedade beira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cardoso ; bem haja pela sua solidariedade. Vejo pelo Facebook que tudo vai bem consigo e com os seus :Tem toda a razãoquando me lembra este provérbio português.Ele acaba por ser cheio de sabedoria .Vamos ver se volto ao blogue mas tenho entre mãos mais um livro para crianças e outro sobre os falares da minha terra .Que o ano novo lhe traga tudo o que deseja
      Um gande abraço
      Quina

      Excluir
  10. Quina
    Há muito que aqui não venho e confronto-me com este desabado e apetece-me dizer :
    Queridos invejosos de estimação,
    Aprendi há muitos anos que há quem diga mal de nós e que nos queira mal, mas que isso é bom sinal, quer dizer que existimos e que estamos bem. Fui absorvendo essa filosofia com o tempo : o caminho é sempre em frente e não vale a pena permanecer em vales de lágrimas. Tal como a Quina nem sempre fui capaz de o fazer, houve momentos da minha vida em que fiquei parada em caminhos que pareciam becos sem saída e houve alturas em que me entristeci com a maldicência e o desejar nocivo dos invejosos. Mas agora não. Podem falar o que quiserem, podem invejar tudo o que quiserem: a vida que pensam que eu levo, as riquezas que imaginam que eu tenho, tudo o que lhes apetecer que isso já não me afecta. Podem agir de forma a magoarem-me, podem ignorar-me, podem até empinar o nariz, virarem-me as costas, que não vai adiantar nada. E porquê?
    Descobri que tenho comigo a consciência de que magoar é próprio do ser humano, e isso faz com que tudo passe, nada permaneça, a não ser todo o amor com que fazemos a nossa vida e que transborda de mim para todos…
    Xauzinho, invejosos, cultivem antes os sorrisos e talvez aprendam que só a energia positiva faz avançar o mundo!
    Ps: Obrigada Quina pela tarde maravilhosa que tive com as minhas netas a lêr os seus livros, e o que com os mesmos elas aprenderam. Beijos grandes
    Eduarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda , bem haja por 2 razões : , ou antes por 3.Uma por ter surgido com um nome no seu comentário ; outra pela bela lição de vida que de dá e que me ensina a ir em frente ;outra ainda por ler os meus livros às suas netas .Esta última deixou-me muito sensibilizada e leva-me a dizer-lhe que para a próxima Páscoa mais um livrinho será editadoDesta vez a lenda estará ligada com Monfortinho e Salvaterra do Extremo ..Se um dia quiser dar-se mais a conhecer dando-me o prazer envolto em gratidão ,de lhe poder oferecer os meus livros que vierem a prelo , deixo-lhe o meu email :joaquinasc@hotmail.com
      Bem haja e que 2015 seja ppara si e para os seus chei de coisas boas
      Quina

      Excluir
  11. O ano está a terminar, e passei para agradecer a companhia na caminhada difícil que foi este ano de 2014, e desejar que 2015 seja um bom ano, não só para mim e todos os meus amigos, mas também para a humanidade em geral.
    Um abraço amigo e até para o ano, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira , bem haja pelas suas palavras .Agradeço os seusvotos e retribuos .Que tudo lhe corra pelo melhor .
      beijinhos
      Quina

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...