domingo, 3 de outubro de 2010

Poemas de mim para ti Idanha-a-Nova, 10

  Cai a tarde  devagar sobre a Idanha,
e eu tão longe da terra onde nasci ,
 quando será  que volto p'ra campanha ,
quando será que volto para ti?!
A ti só me traz a intermitência ,
 aqui ,ali ,
 no tempo , quem diria ,
que teria de viver minha existência ,
longe de ti ,sem ti ,
minh'alegria.
E é sem mim que docemente a tarde cai ,
 sobre a Idanha que vai adormecendo ,
 aqui , ali ,a terra solta um ai ,
 é minha  mágoa que a vai enternecendo.
                   Quina Salgueiro,escrito em Lisboa às 7 horas da manhã ,1 /10/ 2010


                  NOTÍCIAS DA MINHA TERRA

O GeoparknaturaTejo e a boa comida : Há no concelho de Idanha -a-Nova aquele que foi o 1º Geopark
 português reconhecido pela Unesco . Temos fósseis com 6oomilhões de anos ... Paralelamente têm aparecido ,para bem servirmos os turistas os geo-restaurantes . O primeiro surgiu em Monsanto ( a aldeia mais portuguesa) todo ele dentro duma daquelas rochas , forças únicas do granito que mesmo aqueles que conhecem Monsanto ficam sempre esmagados quando mais uma vez as olham ....Fernando Namora , Miguel Torga , Orlando Ribeiro ,e também Saramago sentiram e falaram sobre essa força do granito aí patente ...
  O  outro geo-restaurante surgiu há pouco tempo em Idanha -a-Nova com uma decoração arrojada feita por uma  jovem arquitecta do nosso concelho .
Quanto ao conceito de cozinha neles adoptado é a «sofisticação da cozinha tradicional »
 Claro que no concelho a oferta é variada e muito boa ....Falar-vos -ei de outros ...
   



,

2 comentários:

  1. Quina

    A dor da ausência, creio, não há português que a não sinta. Também eu me ponho à janela, a ver cair o Sol por detrás de uma serra a que ajusto o perfil para me lembrar a minha Nogueira.

    Felizmente vão surgindo iniciativas, como aquelas que referiu, que permitem que as nossas aldeias não morram.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é verdade Fátima , doi mesmo muito e , parece que quanto mais o tempo passa , mais doi. Um mês sem ir às terras da Egitânia , como eu costumo dizer , parece-me uma eternidade .
    Um abraço colega
    Quina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...