quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aleluia em Idanha-a-Nova (Beira Baixa)-- Pretende-se dar a conhecer o que expliquei ,na postagem anterior , ser Sábado de Aleluia nesta "Terra" de grande tradições...

20 comentários:

  1. Este vídeo é da autoria de Quim Martins e mostra a Aleluia de 2010 . Creio que não ficará aborrecido por eu o ter ido buscar à net ,pois ,afinal é o muito queremos a Idanha-a-Nova e aqui nos traz ,para que mais saibam como é na nossa terra .
    Ao Quim Martins ,da parte de Quina Salgueiro ,vai o meu enorme BEM HAJA

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a Idanhense Sonhadora... Mas que vale a pena sonhar , ai isso vale... Mais a mais com estes tão singelos,porque sublimes, desideratos.
    A cultura é substantiva, a civilização, essa, é adjectiva. A cultura é do domínio do SER e a civilização é do TER. Assim, É-se culto e Tem-se civilização. O importante é comer e não saber comer. Viva quem luta contra o status quo do descartável e se dedica ao profundo do que sempre fica.
    Dê-lhe com força!
    Changoto (baságueda)

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois amigos naturais da Idanha que ja me tinham falado desta festa mas nunca pensei que tivesse essa grandeza!
    Parabens por manterem essa tradicao, e um abraco dalgodrense.

    ResponderExcluir
  4. Quina

    Fiquei arrepiada, tal a dimensão da beleza. Bem-haja pela partilha e por me facultar o conhecimento no instante antes de sair para uns dias de repouso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Changoto , seja bem -vindo e espero que continue a visitar o meu blogue . Tem todo a razão quando diz que é-se culto e tem-se actos de civilidade... Mas , é pela 1ª opção que me bato , para que a cultura do nosso povo se mantenha viva . Claro que não ignoro os actos cívicos nem as maneiras civilizadas ...
    Por tudo isso e , convicta de que continuarei a contar com as suas análises ao que aqui deixar ,deixo-lhe um enorme bem-haja .
    Uma Boa Páscoa
    Quina

    ResponderExcluir
  6. al cardoso ,seja bem-vindo a "território egitaniense "...Espero que continue a visitar o meu blogue e que um dia tenha vontade de também ir ver o meu concelho .
    Desejo-lhe uma boa Páscoa e envio-lhe um grande bem -haja...
    Despeço-me , à moda da minha terra ,
    com um
    Muntas Vesitas

    Quina

    ResponderExcluir
  7. Olá Fátima ,ainda bem que pude mostrar-lhe o que já tinha dito por palavras e que gostou...No próximo sábado lá estarei mais um ano a viver estes momentos sempre únicos para nós idanhenses ...
    Desejo-lhe um bom retemperar de forças e também uma boa Páscoa
    Um grande abraço
    Quina

    ResponderExcluir
  8. Momentos impressionantes que nos arrepiam e que vale a pena conhecer. Reitero aquilo que há tempos aqui escrevi, este blogue convida, a quem o lê, a uma visita à sua terra. Sem demora! As suas gentes, segundo leio, são uma preciosidade lusitana desta pátria que muito amamos.

    Bem-haja, Quina, por nos ter mostrado este excelente video.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nem sabe como lhe agradeço Isa...(bel?) . Espero que um dia possa assistir a estes momentos . Quanto a mim , estarei , no próximo sábado , a vivê-los mais uma vez .
    Uma Páscoa muito feliz
    Beijinhos
    Quina

    ResponderExcluir
  10. Já não é novidade o meu desconhecimento destas tradições mas, julgo saber que, na minha terra, não havia nada semelhante. Aqui, vai-se sempre aprendendo alguma coisa.
    Bem-haja!
    Aproveito para referir um costume que num anterior comentário eu não recordei. Tal era o dos afilhados receberem, dos padrinhos, um pão em feitio de argola, a que chamavam "rosquilha". Era o que se poderia chamar de folar. Os afilhados que o recebiam, enfiavam-no num braço e iam todos "antchos" da vida. Aqueles que o não recebiam, era a maior das tristezas!

    Aproveito para lhe deixar os votos de Santa e Feliz Páscoa!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
  11. Então tem uma solução ,se for a Salvaterra nesta Páscoa vai ver aparecer Aleluia a Idanha.a.Nova ; é às "! horas que começa ... Só espero que não chova muito ...
    Olhe ,na minha terra chama-se "rosca"e como já não tenho madrinha ,tenho uma prima "mai velha que sincarrega de nosofreceri a rosca e também o bolo doci ó de festa ".
    Uma Páscoa muito feliz para si e todos os seus
    Muntas vesitas
    Quina

    ResponderExcluir
  12. Quina
    Uma Santa Páscoa,é que lhe desejo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  13. Uma Páscoa muito feliz em Idanha.

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderExcluir
  14. Quna

    Quero desejar-lhe uma santa Páscoa e deixar-lhe muitas "vesitas", como se diz aí pela Idanha.

    ResponderExcluir
  15. Senhora Quina:
    Em primeiro lugar quero felicita-la por este excelente espaço, demonstrando um enorme carinho pela "nossa" Idanha!
    De modo algum ficaria aborrecido por expor um video da minha autoria no seu blogue, quando os partilho com o mundo deixam de ser só meus! Congratulo-me por ter gostado e de o ter partilhado neste blogue tão completo, serei um fiel seguidor deste espaço a partir de hoje.
    No ano pasado fiz uma pesquisa na net sobre as tradições mais marcantes da Vila de Idanha e para espanto meu pouca coisa encontrei, então decidi começar pela Aleluia, este ano já publiquei a Procissão dos Paços (http://www.youtube.com/watch?v=VMt9QX1VHrw)
    Espero realizar mais alguns videos e assim tal como a senhora contribuir de alguma forma pela divulgação deste pedaçinho da Raia que tanto adoramos!
    Continue com este "EXCELENTE" trabalho de divulgação, o Mundo em Geral e os Idanhense em particular ficarão-lhe gratos.
    Bem-haja

    ResponderExcluir
  16. Bem -haja pelas suas palavras ,Quim mas o seu trabalho também é EXCELENTE .Como idanhense fico-lhe muito grata não só por esse trabalho ,como pela possibilidade que me dá de o poder partilhar . Vá em frente , pois Idanha-a-Nova precisa de jovens como mostra que ser . Fico contente por saber que seguirá o meu blogue e peço-lhe que retire o "senhora "...Á moda da nossa terra envio-lhe
    muntas vesitas

    ResponderExcluir
  17. Voltei. Para ouvir a Banda tocar a Senhora do Almurtão, hino com que se encerra o dia no Rádio Clube de Monsanto e que oiço, frequentemente, por aí e por aqui.Todos pela nossa Beira raiana!!!
    Também na minha Aldeia de João Pires a nossa Banda toca com o Povo a cantar os Aleluias de uma Páscoa sempre renovada. Já contei no meu blog e este ano só lhe fiz uma breve referência.
    Agradeço ao realizador do vídeo e a quem me deu a possibilidade de o ouvir. Bem hajam!!!

    ResponderExcluir
  18. Não tem que agradecer ,António Serrano e é sempre bem-vindo .
    Muntas vesitas
    Quinas

    ResponderExcluir
  19. Adorei ter passeado por aqui, adorei cada palavra, cada video, cada pensamento, cada sentimento... Sou completamente apaixonada pela nossa Beira e só me resta agradecer à autora esperando que continue a ser para todo o sempre uma idanhense sonhadaora

    O meu Bem Haja e Saudações albicastrenses à autora :)

    ResponderExcluir
  20. Susana,bem-haja pela sua visita e pelas suas palavras . Espero continuar no futuro a v^-la por cá .
    Abraço
    Quina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...