quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estou cansada... pelo meu país e nele , pela minha terra

 Sim , estou cansada de tanto ouvir falar em F.M.I. . em agências iluminadas que tudo sabem e prevêm , em Bancos que também são sapientíssimos ... De ouvir economistas que anunciam mais catástrofes e sabem mezinhas para tudo solucionar, mas nada avançam de concreto ...Estou cansada de ouvir falar de dívidas a todos e a mais alguém , de critérios de convergências que só os países mais pequenos , territorialmente , têm de cumprir... Mas , também estou cansada do masoquismo dos portugueses... ou de muitos deles ...Quando será que abandonamos o triste fado  que nos espartilha e nos atrofia , quando será que calamos os «velhos do Restelo » e percebemos que somos tão ou mais capazes que os outros ? Sim porque quem  lá fora é dos melhores , cá dentro também tem de sê-lo ! Ou será que ao atravessarmos a fronteira ficamos todos estúpidos ,assim como se nos tirassem o cérebro ao entrarmos e nos devolvessem a massa cinzenta à saida ?!!!Não acredito nisso .. Nós somos capazes de fazer mais e melhor por este país , de o pôr a produzir,  para que não aconteça como tantas vezes me acontece quando  «vou às compras » (assim se diz na minha terra !) ficar desesperada porque não encontro produtos nacionais...Quantas vezes já deixei as pessoas em volta a pensar que estou louca quando digo em voz alta :«não há português ,não levo !»E creiam que não levo mesmo !!! Dir-me-ão ,« é a globalização ! »Pois , mas parece que essa também é especial para nós ,porque para os outros, logo aqui ao lado , já não é assim..É só uma questão de confirmarem ...Eu já o fiz ...Então dir-me -ão vozes : «... foram vocês que iniciaram a globalização»! Pois e os vizinhos do lado não meteram o bico , as mãos etc , etc , até chegarem ao Tratado de Tordesilhas ?! E os outros vizinhos por aí fora , não foram todos a correr fazer o mesmo ? Sabem em rio-me sempre quando ouço dizer que nós ,no séc. XVIII , enriquecemos à custa do ouro do Brasil.. De facto , quem enriqueceu foram os ingleses ,nós , quanto muito , fizemos de ponto de passagem para eles e o resto da Europa encherem os bolsos e fazerem a tão falada revolução industrial . Apetece-me aqui citar o Professor Agostinho da Silva que  a propósito dos fundos europeus disse a certa altura ; «Deixem-nos mandar-nos fundos deixem , porque com eles ainda não nos pagam nem os juros do dinheiro que lhes metemos nos bolsos com a expansão !»Na altura fiquei a meditar e até um pouco espantada ,pois nunca tinha pensado nisso ... Depois , muitas vezes pensei que ele tinha razão e cheguei mesmo  analisar a sua afirmação com os meus alunos .
 Sei que já vai longo o meu desabafo , mas lembre-se disto o povo português ,quem fez a expansão com um milhão e meio de habitantes também tira o país desta crise (somos 10 milhões  ,só cá dentro , não é ?!!) ,
«.. pois quem passou além do  Bojador tem de passar além da dor...» disse Fernando Pessoa . E por favor não  esqueçam , sem me considerarem eivada de um patriotismo serôdio :  Somos o Estado -Nação mais antigo da Europa ! Também não repitam até à exaustão : «somos pequenos e pobres !!! » Coitadinhos de nós ! Não se vitimizem . Lembrem-se antes de que a maioria dos Estados desta União é do tamanho do nosso ou ainda mais pequeno ; e  quanto a pobreza ,  será que não estamos a menosprezar os imensos recursos na terra e no mar que estamos a desaproveitar ?! Creio que sim...Olhem àvossa volta ...pensem...
           Quina Salgueiro ,a 23 de Setembro  de 20010

4 comentários:

  1. Quina

    Vejo que está farta de trabalhar. Bravo!

    É importante aquilo que aqui fez, contrariar este sentimento de prostração que nos leva a aceitar como contingências aquilo que são obstáculos que somos capazes de ultrapassar.

    Quando compro alguma coisa, também verifico a origem, que é para garantir que compro produto nacional (ou, se nós não produzimos, a alternativa é ser europeu).

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Fátima
    Eu ainda consigo ser mais radical, não compro mesmo ,vou em busca de outro que possa substituir o que procuro ou venho de mãos a abanar .Só se for caso de algo imprescindível ;aí faria como faz -escolha europeia ou brasileira ... Mas só em ultíssimo caso . Sei que estou a ser talvez fundamentalista e que dirão alguns que o proteccionismo já passou de moda ; respeito as opiniões dos outros ,mas será que mesmo os outros países da União não fazem o mesmo ? Creio que sim .
    Um abraço
    Quina

    ResponderExcluir
  3. Querida Quinita

    Ao ler-te ( e não só) lembro-me bem das conversaas que tínhamos a propósito deste e de tantos outros temas em que as que as nossas posições eram muito similares. Admiro-te a coragem e o empenho que demonstras ao expor na net as tuas inquietações, parecers e atitudes interventivas usando os direitos de cidadania de que ainda podemos usufuir.
    Continua com o mesmo empenho visando a que as consciências mais adormecidas e distraídas reflictam um pouco e sintam que também devem agir para o bem deste país.

    Bem hajas.

    Evelise Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Evelise , eu é que tenho que agradecer por poder ter os teus comentários no meu blogue. É uma honra , podes crer amiga e colega !!!!Sei que poderei continuar a contar com a tua presença e as tuas sábias palavras .
    Beijinhos
    Quinita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...